Mármore Travertino: você já sabe tudo sobre essa pedra?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
14/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Mármore Travertino: você já sabe tudo sobre essa pedra?

O mármore travertino, assim como os outros tipos de mármore, traz requinte e sofisticação para qualquer ambiente. Por isso, o travertino é um dos mármores mais comuns e utilizados em construções e acabamentos de imóveis.

O gosto pelo mármore travertino não é só de agora uma vez que podemos encontrar diversas construções desde a Antiguidade com essa pedra, estando presente no Coliseu, nas Pirâmides do Egito e na Basílica de São Pedro, tendo, portanto, uma longa história na arquitetura e decoração de edificações.

A tendência do uso de pedras, como o mármore travertino, perdurou até os dias de hoje e graças à sua beleza natural, é possível encontrá-lo nos mais variados ambientes, imprimindo sofisticação e elegância para eles.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O uso de pedras naturais está em alta no mundo decorativo e o mármore travertino ganhou a preferência dos arquitetos brasileiros. Por isso, é muito comum notar sua presença em diferentes ambientes, como banheiro, cozinha, escada, piso, paredes e muitos outros.

Está pensando em utilizar essa pedra no seu empreendimento? Então, este artigo é para você!

Aqui, vamos explicar sobre o que é o mármore travertino e qual a sua origem, quais são suas vantagens e desvantagens, seus principais tipos, acabamentos mais comuns, onde ele pode ser utilizado, qual seu preço e como devem ser feitas sua manutenção e limpeza. Vamos lá?

O que é o mármore travertino? O que quer dizer travertino?

Basicamente, podemos definir o mármore travertino como sendo uma rocha natural de cor bege composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita, formada através de reações físico-químicas sofridas por outras rochas e também pela ação de água termais.

O mármore travertino possui cor bege clara, com veios longilíneos. Para se formar na natureza, o travertino precisa de solos onde há cursos de água corrente sobre rochas, como cascatas e cachoeiras. No Brasil, a Bahia é um dos maiores estados produtores dessa pedra, pois possui condições climáticas e geológicas favoráveis para sua formação.

O nome travertino tem origem na cidade de Tivoli, na Itália, região pioneira a investir na extração dessa pedra. Porém, também há grandes pedreiras desse tipo de rocha no México, Peru e Turquia.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

As vantagens e desvantagens do mármore travertino são praticamente as mesmas comuns aos mármores. Dentre as vantagens que o mármore travertino apresenta, podemos citar:

  • Boa resistência;
  • Aparência clean, elegante e nobre;
  • Variedade de tipos e cores;
  • Variedade de acabamentos, sendo flexível para o que você deseja.

Quanto às desvantagens, o mármore travertino, assim como os outros mármores, possui valores mais elevados quando comparado com outros tipos de revestimentos.

Além disso, são porosos, estando mais sujeitos às manchas, porém isso pode ser revertido, vou explicar mais pra frente. De qualquer forma, quem quer um revestimento diferenciado, apesar do preço, escolhe o mármore e o travertino é uma ótima opção, pois combina com diferentes estilos de ambientes.

Principais tipos de mármore travertino

Agora, vamos conhecer os tipos de mármores travertino. Há variações por conta da região em que se formaram e também das diferenças de formação que possuem. Então, é possível encontrar mármore travertino de variados tons. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

Romano ou clássico: um dos mais conhecidos e utilizados, possui tonalidade bege com manchas e veios discretos em tons de bege claro e escuro. É bastante utilizado na sua forma bruta, inclusive em áreas externas. Altamente resistente e durável.

Navona: apresenta tonalidades mais claras de bege, com veios mais leves e menos marcados. É um mármore mais homogêneo.

Nacional ou Bege Bahia:  tem sua origem de pedreiras brasileiras, o que torna seu preço bem mais acessível. É muito utilizado no Brasil. Possui veios e manchas mais marcadas, escuras e em maior quantidade.

Turco: é produzido na Turquia e é menos resistente e mais poroso. É uma pedra que se quebra com mais facilidade, podendo haver mais perdas. Possui coloração mais puxada para o bege escuro e marrom.

Noce: também extraído na Turquia, possui tonalidade bege escura, tendendo ao marrom, com veios discretos. Não é muito comum no Brasil.

Silver: tem origem em pedreiras turcas e sua coloração varia entre bege claro frio, bege rosado tendendo ao marrom e cinza.

Tivoli: mármore de cor creme muito utilizado.

Quais os acabamentos mais comuns do mármore travertino?

Além dos tipos de mármore travertino que existem, é possível dar acabamentos diferentes para eles, de acordo com o que o cliente deseja. Por exemplo, para deixar o mármore com brilho, ele deve ser polido enquanto para deixá-lo com aspecto mais rústico, utiliza-se na sua forma bruta.

Os acabamentos mais comuns para o mármore travertino são:

  • Bruto: não recebe tratamento algum, sendo mais áspero, opaco e com os veios bem aparentes. Indicado para dar aspecto rústico.
  • Levigado: quando é apenas lixado (semi-polido), deixando-o liso e opaco, porém com a cor natural da pedra.
  • Polido: o mármore recebe polimento, o que o torna mais liso e com brilho. Pode ser muito escorregadio.

Onde usar o mármore travertino?

O mármore travertino está presente na decoração de diversos tipos de ambiente. Existe uma enorme quantidade de locais que podem se utilizar da beleza da pedra. Os locais mais comuns que vemos os mármores travertino são em banheiro, cozinha, pias, bancadas, sala, pisos, escadas e paredes.

Embora esses sejam os locais onde mais vemos mármore travertino, basta usar a criatividade e ajuda de arquitetos e decoradores para ampliar ainda mais seu uso.

Quanto custa o metro quadrado de mármore travertino?

Já te adianto: o mármore travertino não é uma opção barata! Assim como todos os mármores, por ser uma pedra natural, o travertino apresenta um valor mais elevado quando comparado com outros tipos de revestimentos ou pedras sintéticas.

Porém, você precisa avaliar o que quer para a sua obra e analisar se vale a pena ou não utilizar mármores. Quanto ao acabamento estético, não precisamos nem falar: é nítido o quanto ele agrega na decoração de qualquer ambiente, deixando mais bonito e elegante.

Mas, para você ter uma ideia, o mármore travertino mais em conta é o nacional, devido à extração ser no Brasil, com um preço que gira em torno de 200 a 400 reais o metro quadrado. Pode imaginar o preço dos importados, né? Por isso, faça um bom orçamento em empresas confiáveis antes de contratar.

Como fazer a limpeza e manutenção do mármore travertino?

A limpeza do mármore travertino é muito simples. Basta usar um pano úmido, com água e sabão de coco ou detergente neutro e passar sobre a pedra. É bom utilizar um pano seco para não deixar que o contato do mármore com a água manche a pedra. Não é recomendado utilizar produtos corrosivos e abrasivos uma vez que eles podem diminuir a durabilidade, criar manchas e desgastar o material. Basicamente, a limpeza deve ser feita dessa forma.

Mas, e em caso de manchas? Como devem ser removidas? Caso você tenha manchado o mármore, é importante contatar o fabricante para seguir as orientações para solucionar o problema. Porém, você pode evitar que o mármore seja manchado a partir de medidas de prevenção, com aplicação de produtos específicos.

Assim, para manter o mármore protegido contra infiltrações de água, você precisa aplicar BlokSeal, um hidrofugante de alta performance que, ao ser aplicado, cria uma camada invisível sobre a superfície que evita a passagem de água.

Além de proteger toda a pedra, aumentando seu tempo de vida útil, ele impede o acúmulo de sujeiras, facilitando também a limpeza.

Também, não altera as características físicas do material, isto é, você pode dar o acabamento que quiser para o mármore que ele se manterá conservado por muito mais tempo, depois de aplicar BlokSeal.

Viu como não é difícil fazer a manutenção da sua pedra? E com BlokSeal fica ainda mais fácil. Por isso, consulte a equipe da Blok para conhecer essa solução para o seu mármore!

Conclusão

Gostou de entender mais sobre o mármore travertino? Então, agora é hora de decidir se é o revestimento certo para a sua construção. Caso escolha o travertino, é possível escolher entre as suas diversas variedades de cores e preços.

Portanto, leia novamente este artigo para não errar na escolha! E não se esqueça de usar BlokSeal.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.