Por que usar laje alveolar na sua obra? Guia completo para a sua obra

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
29/11/2021
Atualizado em
29/11/2021
Por que usar laje alveolar na sua obra? Guia completo para a sua obra

Você sabe que a laje é um dos principais elementos de uma construção, não é? Mas, será que conhece tudo sobre a laje alveolar? Se você já conhece essa opção que está crescendo no mercado da construção civil e quer entender mais sobre ela ou se nunca ouviu falar, este artigo é para você!

Aqui, reunimos diversas informações importantes sobre as lajes alveolares, que é uma importante alternativa aos métodos tradicionais de execução de laje. Ela proporciona diversos benefícios que não são encontrados em lajes tradicionais e é isso que vamos mostrar neste artigo.

Quando falamos em construção civil, temos que considerar que sempre há novas tecnologias chegando para facilitar os processos de trabalho e melhorar a qualidade dos resultados finais das obras. A laje alveolar é uma delas, sendo apropriada para agilizar a execução de uma obra já que essa etapa pode demandar bastante tempo e, ao utilizá-la, é possível reduzir seu tempo de entrega, o que é muito atrativo.

Pensando nas vantagens e características da laje alveolar, produzimos esse conteúdo com informações relevantes sobre o assunto. Aqui, você vai entender o que é uma laje alveolar, porque utilizá-la, quais são suas vantagens e desvantagens, qual seu preço, seu tamanho e, por fim, vai conhecer o melhor desmoldante para laje alveolar. Quer saber tudo isso? É só vir comigo!

desmoldante para concreto
BlokForma Plásticos
Desmoldante para Concreto para Formas Plásticas
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é laje alveolar?

Antes de começarmos a entender as características das lajes alveolares, você precisa ter claro na sua mente o que consiste a laje alveolar, isto é, qual é sua definição. Este tópico serve para isto.

Lajes alveolares são painéis pré-fabricados de concreto protendido, produzidos com um concreto de alto desempenho, garantindo boa resistência. Recebem este nome por possuírem vários alvéolos por todo o seu comprimento, que são aberturas longitudinais responsáveis pela redução do peso da peça.

A altura desses painéis varia de 9 a 30 centímetros dependendo do fabricante e sua largura é fixa de 124,5 centímetros. Assim, são ideais para locais que tenham cargas de utilização altas, como estacionamentos, depósitos, shoppings, hipermercados e escolas.

Por ser uma estrutura pré-fabricada, a laje alveolar conta com diversos benefícios, como rapidez na execução, maior controle de qualidade, maior resistência e eliminação de algumas etapas características do processo construtivo. Mas, fique tranquilo, pois falarei disso mais pra frente com detalhes.

Por que usar laje alveolar?


Agora é hora de você entender o porquê de utilizar laje alveolar na sua obra. Na verdade, utilizar lajes alveolares traz diversos benefícios e vantagens, como rapidez na execução da obra, padronização dos painéis já que são fabricados industrialmente, sustentabilidade, transporte e armazenamento simplificados, eliminação do cimbramento, e possibilidade de alcançar grandes vãos.

Mas, como qualquer material, as lajes alveolares também possuem seus pontos negativos. Por isso, apesar de apresentarem vantagens interessantes para uma obra, suas desvantagens devem ser consideradas e colocadas na balança para avaliar se realmente é uma boa opção para atender sua necessidade.

Em casos específicos, como estacionamentos, por exemplo, as lajes alveolares são extremamente indicadas por conta das suas características próprias. Por isso, vale a pena analisar o projeto para entender se a laje alveolar vai funcionar no seu caso.

Nos próximos tópicos, vamos falar mais especificamente sobre as vantagens e desvantagens da laje alveolar, mas lembre-se de que, mais importante do que conhecê-las, você precisa entender a demanda do seu projeto, ok?

Quais são suas vantagens?

Neste tópico, vamos entender quais são as vantagens que as lajes alveolares podem proporcionar para a sua obra. Já adiantei algumas delas, mas continue lendo para entender detalhes  sobre elas. Podemos citar os seguintes benefícios:

  • Padronização: por ser um produto industrializado, o controle de qualidade é bem maior durante o seu processo de produção, o que reflete no resultado final da obra, oferecendo mais segurança.
  • Transporte e Armazenamento: são mais simples e sua chegada até a obra pode ser planejada, o que reduz a ocupação de espaço no canteiro de obras.
  • Agilidade: por ser um elemento pré fabricado, as lajes alveolares reduzem o tempo de entrega da obra, pois é possível otimizar todo o processo.
  • Elimina o cimbramento: a laje alveolar elimina essa etapa da obra, reduzindo custos e gerando mais economia.
  • Possibilidade de alcançar grandes vãos: a laje alveolar permite esse tipo de construção, podendo alcançar vãos de até 20 metros.
  • Sustentabilidade: as lajes alveolares exigem menos volume de concreto do que  lajes maciças de mesma espessura, gerando menos resíduo.

Viu só como as lajes alveolares podem ser uma opção muito interessante para a sua obra? Entendidas as vantagens, você precisa, agora, conhecer suas desvantagens.

E desvantagens?

Em relação às desvantagens que as lajes alveolares podem oferecer, podemos citar:

  • Armazenamento das lajes: as lajes alveolares precisam ser armazenadas de forma correta e não devem ser armazenadas por mais de 15 dias.
  • Concretagem: apesar de serem peças pré fabricadas, a concretagem in loco não é dispensada nem mesmo uma central de armadura ou telas soldadas já prontas para armadura são dispensadas.
  • Equipamentos: por serem peças grandes, são necessários equipamentos para içá-las e colocá-las no local desejado.
  • Prazos: é importante fazer um bom planejamento da obra para que no dia que as peças chegarem na obra, já sejam utilizadas.
  • Fornecedor: certifique-se de que haja um fornecedor de lajes alveolares perto da sua obra, pois caso não haja, pode se tornar um negócio muito caro fazer o transporte das peças.

Quanto custa a laje alveolar?

Essa é uma pergunta não muito fácil de responder, porque depende. O preço de uma laje alveolar depende da região, de quanto você usará, do fabricante e de outros fatores. Portanto, é difícil dar um valor específico às lajes alveolares.

O que é importante ressaltar sobre isso é em relação ao orçamento que deve ser feito com vários fornecedores para que você consiga um preço justo das peças. Também, você não pode se esquecer de incluir o valor da mão de obra no custo final, ok?

Qual o tamanho da laje alveolar?

Como já falamos no começo deste artigo, a altura dos painéis pode variar de 9 a 30 centímetros, dependendo do fabricante. Por isso, há peças de diversas alturas, o que você precisa considerar na hora de escolher o seu fornecedor para certificar que ele tem a peça com a altura de que você precisa.

Já a largura dos painéis é fixa, tendo 124,5 centímetros.

Qual o melhor desmoldante para laje alveolar?

Se você é fabricante de lajes alveolares, precisa de um bom desmoldante para garantir um melhor acabamento para as peças e para preservar as formas para que sejam reutilizadas diversas vezes.

Pensando nisso, a Blok desenvolveu os melhores desmoldantes para concreto do mercado para formas de metal, madeira, plástico, concreto sobre concreto e pistas de pré-moldados. São eles: BlokForma Madeiras, BlokForma Metais, BlokForma Plásticos e BlokForma Pasta.

Todos eles são desmoldantes de altíssimo desempenho que facilitam a desmoldagem e o reaproveitamento das formas, ideais para serem utilizados em lajes alveolares.

Se você quer saber mais sobre esses produtos ou outras soluções para a sua obra, converse com a equipe da Blok. Tenho certeza que, assim, você deixará suas obras com muito mais qualidade e segurança, agregando mais valor para elas.

Conclusão

As lajes alveolares são muito interessantes e oferecem enormes vantagens para uma obra, não é? Agora que você entendeu tudo sobre elas, é possível avaliar se vale a pena utilizá-las nos seus empreendimentos.

E, lembre-se: caso precise de desmoldantes, não deixe de conversar com a equipe da Blok para conhecer essa e tantas outras soluções que temos para a construção civil. Fique atento nos nossos próximos artigos para aprender mais sobre esse mercado que só cresce! Até mais.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.