Juntas de dilatação: guia completo sobre esse assunto. Saiba tudo agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
21/11/2021
Atualizado em
26/11/2021
Juntas de dilatação: guia completo sobre esse assunto. Saiba tudo agora!

Juntas de dilatação: guia completo sobre esse assunto. Saiba tudo agora!

Você já ouviu falar em juntas de dilatação? Se você é do ramo da construção civil, tenho certeza que sabe que juntas de dilatação devem ser feitas em diversos casos durante a execução de uma obra.

Mas, será que tem noção da importância delas e por que elas devem ser feitas da maneira correta? Pensando no papel que as juntas de dilatação exercem nas construções tanto para proteger a estrutura como o revestimento, fizemos este artigo para que possa entender de uma vez por todas tudo sobre todas as características das juntas de dilatação.

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Então, se você está levantando uma obra ou precisa saber mais sobre as juntas de dilatação, leia este artigo até o final, pois aqui você terá acesso a informações relevantes sobre esse assunto tão importante durante a execução de uma construção.

Neste artigo que preparei, você vai encontrar vários tipos de informação, como: o que são e para que servem as juntas de dilatação, quais as diferenças entre juntas de dilatação e movimentação, como impermeabilizá-las e como devem ser feitas as juntas em pisos de concreto e fachadas.  

Garanto que não vai se arrepender de aprender mais sobre as juntas de dilatação com este conteúdo incrível que preparei para te ajudar na execução de uma obra. Venha comigo!

O que são e para que servem juntas de dilatação?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que são e para que servem as juntas de dilatação numa obra. Para entender o que vou falar nos próximos tópicos, você precisa saber com clareza a definição e a função das juntas de dilatação. Então, vamos lá!

As juntas de dilatação nada mais são que espaçamentos disponíveis para possibilitar a expansão térmica e proporcionar mais flexibilidade à obra. Assim, elas impedem o surgimento de rachaduras ou trincas, por exemplo. Portanto, as juntas criam espaços necessários para que os materiais se expandam sem danificar a superfície.

Provavelmente, você deve conhecer o termo “juntas de dilatação” e que são bastante importantes durante o processo de execução de uma obra. Mas, para que servem, afinal? As juntas de dilatação servem para garantir mais segurança para toda a estrutura à medida que são espaços disponíveis caso haja movimentação ou expansão de material.

As juntas de dilatação servem, portanto, para evitar o surgimento de trincas, fissuras, descolamento do revestimento e outros problemas mais graves que podem comprometer toda a estrutura da obra. Portanto, fazer as juntas de dilatação e impermeabilizá-las da maneira correta evita grandes transtornos no futuro. Vamos explicar tudo sobre como fazer. Continue aqui comigo.

Qual a diferença entre junta de dilatação e junta de movimentação?

Provavelmente, o termo “junta de dilatação” soa mais familiar para você que “junta de movimentação”, não é? . Porém, ambos os termos devem ser esclarecidos para que se entenda a real diferença entre eles, já que, muitas vezes, são confundidos.

Como já falamos, as juntas de dilatação são espaços necessários para garantir que a expansão do material não danifique a estrutura. As juntas de movimentação também possuem essa mesma função, porém referem-se à quando apenas o revestimento se move, não necessariamente exercendo proteção estrutural. As juntas de dilatação, por outro lado, protegem em caso de expansão da estrutura.

Fala-se mais em juntas de dilatação, pois um problema na estrutura acaba sendo muito mais perigoso do que um dano no revestimento. Porém, as duas são muito importantes uma vez que um revestimento danificado pode afetar não só a estética da obra, mas também a estrutura. Portanto, deve ser dada a devida importância para que ambas as juntas sejam executadas e impermeabilizadas do jeito correto.

Como impermeabilizar juntas de dilatação?

As juntas de dilatação são espaçamentos previstos antes da execução da obra que permitem a expansão e retração da superfície provocadas pela variação do clima e pela movimentação natural da estrutura.

Por estarem expostas à ação da água ou umidade, devem ser impermeabilizadas para impedir que elas causem danos para a estrutura através das infiltrações. Como você já sabe, as infiltrações de água causam inúmeros problemas e propiciam o surgimento de manifestações patológicas, que são muito prejudiciais para uma construção.

Para evitar transtornos e garantir uma selagem adequada das juntas de dilatação, você deve utilizar BlokSil MS, um selante que, depois de aplicado, transforma-se em uma borracha flexível de extrema aderência e resistência.

Assim, a aplicação do selante veda as juntas de dilatação, reduzindo a possibilidade de ocorrência de trincas, fissuras e infiltrações que podem afetar toda a estrutura. Para saber mais sobre esse produto, dê uma olhada no nosso site e antes de escolher o produto para impermeabilizar as juntas de dilatação, converse com a equipe da Blok para entender como BlokSil MS é a solução para a sua obra.  

Junta de dilatação para piso de concreto

Quando falamos em pisos de concreto, as juntas de dilatação devem ser prioridade durante a execução desse tipo de revestimento. Isso porque as variações de temperatura e movimentações naturais podem afetar os pisos de concreto, tanto o revestimento como sua estrutura como um todo.

Por isso, para que não seja prejudicado de nenhuma dessas formas, quando instalados, é necessário se atentar para que as juntas de dilatação sejam feitas do modo correto e respeitando todas as recomendações do fabricante.

Além disso, não pode deixar passar a impermeabilização, que deve ser feita da maneira que explicamos no tópico anterior, com BlokSil Ms.

Para pisos de concreto, há 3 tipos de juntas de dilatação: as de retração, as de expansão e as de construção. Vamos entender melhor cada uma delas:

  • Juntas de retração: são criadas para criar marcas leves no concreto. Caso a superfície trinque, ela ocorrerá no local sinalizado anteriormente.
  • Juntas de expansão: ideal para separar o piso de outros elementos da estrutura de uma construção.
  • Juntas de construção: são criadas para demarcar as faixas de concreto.

Basicamente, é isso que podemos falar sobre as juntas de dilatação em pisos de concreto. Uma coisa é certa: elas precisam ser feitas do jeito certo e impermeabilizadas com o produto adequado.

Juntas de dilatação em fachadas

As fachadas são locais que estão totalmente expostos às intempéries climáticas e, portanto, sujeitas à ocorrência das mais diversas manifestações patológicas. Por isso, merecem atenção especial quando falamos em protegê-las contra a ação da água.

As juntas de dilatação exercem papel importantíssimo nas fachadas uma vez que evitam que tanto a estrutura como o revestimento sofram danos caso haja dilatação dos materiais por conta das variações climáticas e movimentações naturais da estrutura. Assim, as juntas de dilatação devem ser feitas da maneira correta assim como devem ser impermeabilizadas com o produto certo para evitar transtornos que podem ser prevenidos.

Portanto, para garantir que a fachada da sua construção não tenha problemas com o passar dos anos e esteja sempre bonita e conservada, você precisa dar uma atenção especial para as juntas de dilatação, pois elas são as grandes responsáveis para uma fachada conservada e que exige pouca manutenção.

Conclusão

As juntas de dilatação exercem papel fundamental durante a execução de uma obra. Portanto, deve-se dar atenção especial durante a execução e impermeabilização delas. Por falar em impermeabilização, é essencial que seja utilizado o produto certo para evitar que ocorram infiltrações e suas consequentes manifestações patológicas.

O efeito a longo prazo de uma boa execução e impermeabilização das juntas de dilatação é significativo uma vez que evita gastos imprevisíveis com manutenções que não estão planejadas.

Assim, é possível garantir que tanto a estrutura como o revestimento durem muitos anos sem precisar de grandes manutenções. Quando for realizar a impermeabilização das juntas de dilatação da sua obra, não se esqueça de conversar com a equipe da Blok para saber mais sobre BlokSil MS. Até a próxima!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.