Granito rosa: como usar? Saiba tudo sobre essa pedra!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Granito rosa: como usar? Saiba tudo sobre essa pedra!

Você já viu granito rosa? Caso isso seja novidade para você, neste artigo você vai entender tudo sobre essa pedra tão exótica, que agrega muita elegância para os ambientes, configurando em uma decoração bastante diferenciada. O granito rosa nada mais é que um granito que possui tonalidade bem marcante, na cor rosa, podendo variar de acordo com a pigmentação da pedra, podendo ser mais homogênea ou mais marcada.

Aqui, você vai conhecer todos os tipos de granito rosa que existem no mercado, as suas vantagens e desvantagens, diferenças entre granitos e mármores rosa, onde ele pode ser utilizado nas construções e como devem ser feitas a limpeza e manutenção para aumentar a vida útil do material.

Granitos são pedras naturais muito resistentes e extremamente duráveis utilizadas de diversas maneiras. O granito rosa não é diferente, pois ele possui as mesmas vantagens do que os outros granitos, porém apresenta um diferencial interessantíssimo quando falamos em decoração de ambientes, que é a sua tonalidade. O granito rosa se destaca no ambiente e, sabendo incluir essa pedra no projeto de decoração, é possível criar áreas com uma sofisticação sem igual. Por isso, se você gosta do granito rosa, converse com seu arquiteto para entender como pode utilizá-lo na sua construção. Com certeza vai agregar muito valor para toda a obra!

silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é granito rosa?

Podemos definir o granito rosa como sendo um tipo de granito, possuindo praticamente as mesmas características. Basicamente, assim como os granitos no geral, o granito rosa é um tipo de rocha magmática, isto é, formado por conta do resfriamento e solidificação do magma, porém, seu diferencial é a tonalidade da pedra, que é rosa com diversos tipos de variações. Vamos falar sobre isso mais pra frente.

O granito é composto de minerais, entre eles o quartzo, o feldspato, que é responsável pela cor da pedra e a mica, que dá brilho para ela. As cores mais comuns de granito são o acinzentado e avermelhado, sendo os outros, como os rosas e marrons mais raros, porém tão ou mais bonitos quanto.

Os granitos são pedras utilizadas desde a antiguidade e permanecem muito atuais no mundo decorativo. Ao mesmo tempo que é possível encontrar granitos em construções muito antigas, vemos quase que em todas as casas de hoje em dia, ao menos, uma bancada ou piso feitos de granito. E com o granito rosa não é diferente, pois seu uso vem aumentando e sendo incorporado das mais diversas formas para compor a decoração de ambientes.

Quais são os tipos de granitos rosa?

Dentre os tipos de granitos rosa que existem no mercado, podemos citar os mais comuns. Vamos conhecer cada um deles para entender melhor suas características.

Raissa: apresenta um padrão mais rústico, com manchas alongadas escuras por toda a extensão da pedra. Combina com espaços campestres ou casas de praia. Também é utilizado em cozinhas.

Capri: é um pouco mais uniforme, com o granulado um pouco mais fino e sua coloração nem tão clara nem tão escura.

Iracema: possui granulado bem fino e uma coloração mais suave. Ideal para locais que exigem pedras mais discretas.

Porrino: com marcações mais escuras em alguns pontos, possui coloração bastante viva e se destaca muito em qualquer ambiente.

Se você já decidiu pelo granito rosa, agora precisa escolher qual tipo é mais apropriado para o que precisa. Então, avalie cada uma das opções que apresentei aqui para encontrar a combinação perfeita para a decoração da sua construção.


Quais são suas vantagens? E desvantagens?

As vantagens que os granitos rosa proporcionam são muitas. Primeiro, podemos falar em relação ao efeito estético que eles dão para qualquer ambiente, dando elegância e sofisticação para qualquer projeto de decoração. Segundo, é uma pedra muito versátil, podendo ser utilizada como piso, parede, pias, bancadas, mesas, escadas, enfim, vale usar a criatividade para incluir o granito rosa nos projetos arquitetônicos.

Outras vantagens que podemos citar sobre o granito rosa é em relação a resistência e durabilidade. O granito rosa é um dos granitos mais duros e resistentes, suportando abrasão, calor, água e arranhões. Além disso, não são necessárias grandes manutenções para preservá-lo sempre bonito. Sua limpeza também é muito simples.

O preço dos granitos é um outro fator que é bastante atraente, pois é bem mais acessível que outros tipos de revestimentos, como os mármores. Considerando todas as vantagens que os granitos proporcionam para os ambientes, seu custo-benefício é interessantíssimo!

Já quanto às desvantagens, podemos falar que o granito é um material frio, ideal para locais quentes, porém em regiões mais frias, pode esfriar ainda mais o ambiente. Também, por ser uma pedra mais pesada, é necessário contar com uma base mais firme.

E, por fim, os granitos rosas não são pedras muito homogêneas, o que pode ser um ponto negativo para a combinação de elementos na decoração de ambientes.

Diferenças entre granitos e mármores rosa

Os granitos e mármores possuem algumas diferenças, apesar de serem pedras naturais. Enquanto que a diferença quanto à aparência é nítida, pois os mármores são bem mais homogêneos que os granitos, que possuem pigmentação granulada, há outras diferenças mais sutis entre as pedras.

Uma delas é em relação à resistência e porosidade, pois o granito é bem mais resistente e menos poroso que os mármores, sendo mais fácil sua manutenção. Quanto ao preço, há uma diferença significativa entre as pedras já que os mármores apresentam valores muito superiores.

Basicamente, essas são as principais diferenças entre granitos e mármores rosa. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. Por isso, cabe a você analisar para decidir qual deles é a melhor opção para a sua construção!

Onde usar granito rosa?

Os granitos rosa podem ser utilizados de diversas formas para compor a decoração dos ambientes. Porém, é preciso saber combiná-los com o projeto já que é uma peça diferenciada que se destaca bastante.

É mais comum vermos o granito rosa como balcão de cozinha, conferindo um efeito elegante para toda a área. Também vemos mesas ou até mesmo peças decorativas de granito rosa, dando um toque ainda mais especial para os cômodos

Nos banheiros, os granitos rosa são os preferidos para dar mais feminilidade e sofisticação, podendo ser aplicado nas paredes, pisos ou nas pias.  

Vale usar a criatividade para decidir onde aplicar o granito rosa, mas as possibilidades são infinitas! Se você gosta dessa pedra, veja ideias na internet para contar com a beleza dos granitos rosa na sua casa!

Como deve ser feita a limpeza e manutenção do granito rosa?

A limpeza e manutenção dos granitos rosa são bem simples e essa é uma de suas grandes vantagens. Porém, para garantir mais conservação ainda, você precisa aplicar BlokSeal nas suas pedras.

BlokSeal é um hidrofugante excelente que, depois de ser aplicado, cria uma camada invisível que impede a passagem de água. Isso faz com que o granito fique protegido contra a ação da água, evitando manchas além de impedir o acúmulo de sujeiras. Assim, o granito ficará mais protegido, mantendo a sua beleza natural por muito mais tempo. Uma vantagem e tanto, não é?

A limpeza também é bastante fácil. Passar um pano úmido é o suficiente para remover as sujeiras mais superficiais. Não é recomendado passar produtos químicos abrasivos sobre a pedra. Caso você queira lavar os granitos, não há nenhum problema, contanto que tenha utilizado BlokSeal, pois com ele, não surgirão manchas ou qualquer degradação do tipo por conta do contato direto com a água.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o granito rosa, poderá decidir se é a melhor escolha para compor a decoração do seu empreendimento. Como você pôde ver neste artigo, o granito rosa proporciona diversos benefícios para os ambientes, porém algumas variáveis devem ser consideradas.

Então, pesquise sobre cada um dos seus tipos para decidir qual o melhor para atender às suas necessidades, certo? E, quando escolher a pedra, entre em contato com a equipe da Blok para conhecer BlokSeal!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.