Gesso tabicado: guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
18/5/2021
Atualizado em
18/1/2024
Gesso tabicado: guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Você já ouviu falar em gesso tabicado? Esse tipo de gesso está sendo muito utilizado em residências, empreendimentos comerciais e quaisquer outros tipos de construções. Por isso, trouxemos este artigo com informações importantes sobre o tema. Se você está pensando em utilizar esse tipo de revestimento na sua obra, continue lendo para entender tudo sobre esse tipo de gesso que confere sofisticação, tornando qualquer ambiente agradável e aconchegante.

O gesso tabicado possui todas as vantagens que o próprio gesso oferece, que são muitas. Preço justo, acabamento diferenciado, boas propriedades termo-acústicas, facilidade de modelagem, aplicações simples e rápidas são somente alguns benefícios que utilizar gesso em uma obra proporciona. E claro, com o gesso tabicado não é diferente. Ele possui outras vantagens que vamos ver em um tópico específico ao longo deste artigo.

Se quiser saber tudo sobre o gesso tabicado e como poderá utilizá-lo na sua obra, este artigo é para você. Aqui, vamos falar sobre o que é o gesso tabicado, quais são suas principais vantagens, seu valor, para que servem as tabicas, onde você pode utilizá-lo e ainda você ganha um bônus: vai descobrir como impermeabilizar o gesso. Pode ser que você ainda não conheça a solução que a Blok preparou para deixar o gesso hidrofugado. Está pronto? Então, vamos agora entender tudo sobre o gesso tabicado!

gesso cola
BlokGesso Cola
Aditivo para Fabricar Gesso Cola
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

O que é forro de gesso tabicado?

Antes de mais nada, vamos começar pela pergunta mais básica que pode ser feita sobre gesso tabicado: o que é? Bom, o gesso tabicado nada mais é que um tipo de forro de gesso com a diferença que ele é constituído por uma parte que se chama tabica, por isso seu nome.

A tabica se parece com uma canaleta que faz com que o forro de gesso fique rebaixado, dando um efeito estético diferenciado para a decoração de qualquer ambiente. A tabica tem a mesma função das molduras em gesso colocadas nas laterais de encontro entre o teto e a parede, que eram utilizadas há alguns anos e agora estão caindo em desuso. 

Como já falamos em outros artigos, há outros tipos de forros de gesso, mas o tabicado é uma opção que vem ganhando espaço nos projetos de decoração porque ele dá a sensação de parecer que está deslocado da parede, o que deixa o visual mais leve e moderno. 

Por conta do seu efeito estético e praticidade de aplicação, o gesso tabicado é uma das opções preferidas de arquitetos e decoradores e é por isso que vemos cada vez mais esse tipo de revestimento em casas, imóveis comerciais e quaisquer outros tipos de construções. 

Se você está pensando em utilizar esse revestimento na sua obra, já adianto que é uma opção bastante vantajosa, proporcionando um acabamento incrível. Vamos conhecer mais sobre o gesso tabicado para você confirmar o que estou te falando!

Para que servem as tabicas?

As tabicas, além de darem um acabamento elegante por conta do efeito de deslocamento do forro da parede, também apresentam outras funções. Elas servem como juntas de dilatação, prevenindo possíveis rachaduras que podem ocorrer devido à movimentação natural da construção. Assim, essa junta de dilatação é necessária para que o gesso não encoste na alvenaria, sendo uma proteção entre o gesso e a estrutura de alvenaria.

É possível encontrar tabicas de duas formas: uma sendo no próprio gesso pré moldado e a outra como perfis de alumínio, parecendo canaletas. Se souber utilizá-las, podem formar diferentes efeitos visuais para o teto.

Quais as principais vantagens do gesso tabicado?

O gesso tabicado, além do acabamento que é proporcionado ao utilizá-lo, oferece diversas outras vantagens. Vamos entender um pouco mais sobre elas agora:

  • Facilidade de aplicação: o gesso é um material muito interessante por conta da facilidade de aplicação de suas peças. Pensando no efeito estético e no trabalho que dá para a sua instalação, sem sombra de dúvidas, podemos dizer que o gesso tabicado é uma excelente opção tanto por conta do seu acabamento quanto pela sua praticidade.
  • Bom preço: o gesso tabicado é composto praticamente somente de gesso, que é um material conhecido por apresentar um preço muito acessível. Considerando as vantagens que ele oferece, o gesso tabicado apresenta um excelente custo benefício.
  • Durabilidade e resistência: os forros de gesso tabicado são bastante resistentes e duram muito tempo, sendo mais um ponto a seu favor.
  • Pouca manutenção: o gesso exige pouquíssima manutenção, ainda mais se instalado de forma correta por profissionais que possuem experiência.

Essas são as principais vantagens de utilizar gesso tabicado como forro nas construções. Isso sem falar no acabamento estético, que é seu grande diferencial. Avalie se esse revestimento é adequado para a sua obra e se vale a pena investir nesse tipo de forro. Uma coisa eu te garanto: o custo benefício é interessante.

Onde utilizar gesso tabicado?

Com o gesso tabicado, é possível formar inúmeros tipos de molduras e deixar qualquer ambiente mais bonito e aconchegante, além de dar uma sensação de ampliação de espaço. Podem ser instalados nas bordas, como desenho central, com ou sem iluminação ou como sancas. Vale usar a criatividade dos arquitetos e decoradores para analisar onde melhor se encaixa o gesso tabicado no projeto da sua construção. Fazendo uma busca pela internet, você consegue tirar diversas ideias de projetos com gesso tabicado.

Mais importante que isso é escolher bons profissionais para a aplicação do forro. Isso faz toda a diferença no resultado final. Um profissional que tem experiência em trabalhar com gesso contribui muito para garantir uma instalação satisfatória. Portanto, pesquise por uma equipe profissional e peça indicações!

Quanto custa o forro de gesso tabicado?

Quando falamos em qualquer tipo de peça de gesso, vemos que o preço é seu grande aliado, pois é um material que apresenta um preço muito acessível. Mais do que isso, considerando todas as vantagens e versatilidade que o gesso proporciona para a construção civil, podemos dizer que é um material com ótimo custo benefício. Além do apelo estético, essa é uma das grandes razões que fazem as pessoas escolherem o gesso para compor a decoração dos ambientes das suas construções e é por isso que vemos cada vez mais em diversos tipos de imóveis.

Bônus: Como impermeabilizar o gesso?

Mudando um pouco de assunto...Você sabia que é possível ter um gesso resistente à umidade? Todo mundo acha que o gesso não pode com água, não é mesmo? Pensando nisso, a Blok desenvolveu BlokGesso, um hidrofugante que repele a água do gesso, garantindo mais economia e longa durabilidade do material.

Assim, suas peças de gesso ficarão hidrofugadas quando expostas à água ou umidade, o que amplia o seu uso em banheiros, por exemplo. É uma solução inovadora que vem tornando o trabalho de quem trabalha com gesso muito mais valorizado. Dê uma olhada no nosso site para conhecer mais sobre essa solução que está sendo um sucesso para o mercado gesseiro e também outras soluções para a sua obra!

Conclusão

O gesso é um material extremamente versátil e cada vez mais utilizado nas construções. Isso porque traz muitos benefícios. Você viu no artigo de hoje que o gesso tabicado é um tipo de forro muito eficiente e que leva modernidade e sofisticação para qualquer ambiente, além de ser funcional. As vantagens que seu uso oferece são muitas e, por isso, você precisa avaliar se vale a pena investir nesse revestimento que está sendo um sucesso.

Com um custo benefício vantajoso, o forro de gesso tabicado é uma excelente opção, como você pôde ver com as informações que trouxe hoje neste artigo. E não se esqueça de conversar com a equipe da Blok para saber como BlokGesso pode te ajudar a hidrofugar peças de gesso, tornando-as resistentes à umidade. Conte com a Blok para qualquer desafio! Até a próxima.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.