Como colocar gesso no teto?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
16/4/2020
Atualizado em
18/1/2024
Como colocar gesso no teto?

Como colocar gesso no teto?

Muito práticos e elegantes, os tetos de gesso entraram com força no mundo decorativo e vêm ganhando espaço como substituição dos tetos convencionais de alvenaria.

O gesso é um material que oferece diversos benefícios e seu uso para revestir tetos é um grande aliado para a construção civil.

Por ser muito versátil, o gesso pode ser utilizado para revestir tetos tanto como gesso liso, forro em placas ou forro de drywall. Por isso, achamos relevante escrever esse artigo para você aprender como colocar gesso no teto e, assim, contar com todas as vantagens que ele traz para os mais variados ambientes!

Os tetos de gesso estão muito em alta e são os preferidos para compor a decoração de salas, quartos, consultórios e tantos outros tipos de ambientes.

É possível vê-los em todas as partes, mas você sabe por que os tetos de gesso são os preferidos? Quando falamos em gesso, contamos com inúmeras vantagens, como baixo custo, aplicação fácil e rápida, bom isolamento térmico e acústico, além da sua versatilidade que é capaz de criar efeitos estéticos diversos.

Então, quer saber mais sobre como colocar gesso no teto? Continue lendo para conferir as informações que compilamos aqui, especialmente para você!

gesso cola
BlokGesso Cola
Aditivo para Fabricar Gesso Cola
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Vantagens e desvantagens do teto de gesso

Antes de optar por revestir o teto com gesso, você precisa entender mais sobre esse material e é disso que vamos falar neste tópico: as vantagens e desvantagens ao utilizar o gesso no teto!

Além de conferir aspecto visual elegante, os forros de gesso escondem imperfeições, disfarçam vigas e permitem iluminação diferenciada bem como permitem a passagem de tubulação de ar, água, eletricidade e ar condicionado, entre outros benefícios.

Então, para saber se vale a pena investir, é primordial colocar na balança seus prós e contras, certo? Vamos, lá?

As vantagens que os forros de gesso oferecem são:

  • A instalação é muito simples e rápida;
  • O uso dos forros de gesso dão simetria e linearidade para os ambientes, valorizando a decoração;
  • Possibilita a criação de sancas e outros efeitos decorativos;
  • O projeto de iluminação é beneficiado por conta das várias formas de combinação de luzes;
  • A manutenção dos forros é bastante simples e, se for necessário, é possível recortar uma parte e emendar novamente sem prejudicar toda a estética do teto;
  • Por possuir espessura fina, os forros não ocupam espaço e promovem ganho de área útil do ambiente;
  • Podem ser aplicados sob telhas, lajes ou quaisquer materiais.

Já quanto às desvantagens, podemos citar:

  • Baixa resistência à água, uma vez que o gesso não suporta contato constante com água ou umidade. Para minimizar essa limitação do gesso, a Blok criou o BlokGesso, produto capaz de tornar superfícies de gesso hidrofugadas quando em contato com água ou umidade, ampliando seu uso em áreas úmidas, como banheiros. Para saber mais sobre esse produto, clique aqui.
  • Baixa resistência, uma vez que os forros de gesso são mais frágeis e não suportam muito peso. Por isso, se for instalar ventiladores de teto, por exemplo, é bom certificar qual o limite máximo de peso suportado, ok?
  • Os forros de gesso podem ficar amarelados ou mofados com o passar dos anos. Porém, isso ocorre por conta do contato do gesso com a água/umidade e, para isso, temos a solução. O BlokGesso age nesse sentido também! Está vendo que não tem como não usar esse produto?

Agora que você sabe os prós e contras de utilizar o gesso no teto, tem as informações necessárias para avaliar se deve optar por esse revestimento, certo? Mas, agora, vamos te apresentar quais os tipos de teto de gesso que existem e que podem ser utilizados!

Tipos de teto de gesso: gesso liso, forro em placas e drywall

Quando falamos de teto de gesso, provavelmente, você deve estar pensando em forros de drywall, que são os mais comuns para valorizar a decoração de ambientes, mas existem também os forros em placas, que, embora pareçam ser a mesma coisa, possuem características distintas.

Além dos forros de gesso, podemos também considerar o uso do gesso liso como revestimento para tetos, utilizado como acabamento da alvenaria. Vamos entender mais sobre eles?

O gesso liso é utilizado como revestimento de paredes e tetos de alvenaria, dando um acabamento excelente e com custo bem mais baixo que a massa corrida.

É uma ótima opção para revestimento dos tetos, de fácil e rápida aplicação. Porém, o acabamento é convencional, sendo, geralmente, finalizado com pintura simples! A massa corrida, também tradicional, vem sendo substituída pelo gesso liso, uma vez que este oferece vantagens e ainda proporciona um acabamento até melhor.

Fizemos um artigo explicando tudo sobre o uso de gesso liso nas paredes e tetos e recomendamos muito a leitura! Vale a pena conferir!

Falando nos revestimentos de gesso mais comuns, temos os forros em placas e os de drywall.

Os forros de gesso em placas são os mais conhecidos e são feitos com placas de gesso encaixadas. No entanto, sua aplicação é mais demorada e gera mais resíduos, fazendo mais sujeira durante todo o processo.

Uma das suas grandes vantagens é o seu valor, que é bem mais em conta do que as placas de drywall e também são forros mais pesados mas, ainda assim, não suportam muito peso.

Esse tipo de forro dá um acabamento bem liso, mas não é indicado para ambientes que apresentam oscilações de temperatura e estrutura além de poderem sofrer com manchas amarelas e de mofos com o passar dos anos.

E, por fim, há os famosos drywall, que são os mais utilizados ao dar efeitos decorativos para os ambientes. O drywall é o tipo de forro mais caro, porém seu custo benefício pode valer a pena devido às facilidades que ele oferece! O forro de drywall consiste em placas de gesso revestidas por papel acartonado e uma das suas grandes vantagens é a rápida instalação uma vez que a colocação do forro é simples e não gera muito resíduo.

Além disso, o drywall não sofrer os efeitos da dilatação, apresentando melhor controle de temperatura e um bom isolamento acústico.

Portanto, diante dessas características do forro de drywall além do efeito estético, conseguimos entender porque é o forro mais visto por aí. É importante considerar os benefícios que ele oferece em relação aos outros ao escolher o revestimento!

Vamos entender agora como é feita a aplicação dos tipos de revestimentos com gesso nos tetos?

Aplicação de gesso no teto:

Para realizar a aplicação do gesso no teto, é necessário, em primeiro lugar, escolher qual será o revestimento! Feito isso, recomendamos que selecione bem uma equipe de profissionais capacitados para que a instalação possa ser feita da maneira correta! Aqui, vamos explicar, resumidamente, como ela é feita, mas dê uma pesquisada para saber mais detalhes! Existem diversos vídeos bem explicativos sobre isso!

Quando falamos em revestimento com gesso liso, a aplicação é muito simples, bastando aplicar a massa de gesso sobre o reboco, dando um acabamento comum para a alvenaria. Para saber como se dá esse processo, acesse nosso artigo que aborda com mais detalhes esse tema!

Já a instalação do forro de gesso em placas se dá pelo encaixe de placas suspensas por arames e coladas nas emendas com gesso cola. O gesso cola é ideal para fazer a colagem das placas de gesso e te indicamos o BlokGesso Cola, nosso produto que proporciona o melhor resultado!

O drywall, que é o mais comum, oferece uma instalação muito simples e limpa, gerando pouquíssimos resíduos, pois é realizada através de uma estrutura com perfis de aço galvanizado que sustenta as placas de gesso com fixação por parafusos. Para o acabamento, pode ser usado gesso cola também.
________________________________________________________________________

Hoje, explicamos sobre a utilização do gesso para revestimento de teto e tivemos como objetivo apresentar os tipos, vantagens e aplicação de cada um deles! Para ficar por dentro de outros assuntos, acesse nosso blog e fique sempre atualizado com novas informações! A Blok está pronta para qualquer desafio.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.