Gabiões: você sabe o que é? Entenda tudo sobre o assunto agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
21/11/2021
Atualizado em
24/11/2021
Gabiões: você sabe o que é? Entenda tudo sobre o assunto agora!

Gabiões: você sabe o que é? Entenda tudo sobre o assunto agora!

Sabe aqueles muros feitos de pedra? Você já deve ter visto vários deles quando estava pegando estrada ou até mesmo em margens de rios. É sobre eles que vamos falar neste artigo! Você sabia que esses muros recebem um nome especial?

São chamados de muros de gabião ou simplesmente gabiões, uma estrutura muito importante para contenção de barragens e drenagem de água. Basicamente, é um muro de pedras muito comum e que, com certeza, você já deve ter visto por aí.

Mas, será que você sabe a real importância dessa estrutura? E ainda, será que tem conhecimento de todas as características dos gabiões?

Os muros de gabião são estruturas importantes e que quase ninguém fala sobre isso, mas acredito que este artigo vai te ajudar se você estiver procurando informações sobre esse assunto.

Aqui, você terá acesso a informações valiosas, como entender o que é uma estrutura em gabiões, para que serve, quais são seus tipos, vantagens e desvantagens, quanto custa o metro do gabião e onde você poderá utilizá-lo. É muita informação que pode fazer a diferença nos seus trabalhos. Então, continue comigo para conferir todo esse conteúdo!

silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é uma estrutura em gabiões?

A estrutura em gabiões, no Brasil, é bastante antiga e é utilizada desde a década de 60. Mas, ainda vemos esse tipo de estrutura em diversos locais, principalmente, em beiras de estradas e nas margens de rios. É uma estrutura muito interessante e funcional, exercendo o mesmo papel de um muro de arrimo, porém constituído de pedras.

Gabião tem origem na palavra italiana “gabionne”, que significa cesto para transporte de terras e adubo. Podemos fazer uma analogia com o muro de gabião, onde a terra e adubos são as pedras e o cesto uma gaiola metálica.

Isto é, os muros são constituídos de gaiolas metálicas feitas de aço galvanizado, onde as pedras são posicionadas entre os arames, de maneira manual ou através de equipamentos. Essa é uma estrutura que deve ser resistente às intempéries climáticas, por estar totalmente exposta a elas, evitando que ocorram oxidações.

Para que serve o muro de gabião?

Entender para que serve o muro de gabião é muito simples. Basta você associá-lo com os muros de arrimo, que são bem mais conhecidos e com certeza você sabe quais são as suas funções. Portanto, os gabiões servem para um único e mesmo motivo dos muros de arrimo: contenção.

Por isso, é utilizado em beiras de estrada, córregos e rios, pois seu elevado peso e por se apoiar sobre ele mesmo, faz com que não ocorram desabamentos que bloqueiem toda a estrada ou o local onde for colocado.

Portanto, sua função principal é para contenção, isto é, para proteger e evitar que ocorram desabamentos que podem causar acidentes e danos graves. Também podem servir como decoração por conta do efeito estético interessante que proporcionam.

Quais são os tipos de gabião?

Os muros de gabião podem ser divididos em três tipos. Vamos entender melhor cada um deles agora.

O primeiro tipo é o gabião tipo caixa, o mais utilizado como muro de arrimo. Possui formato de paralelepípedo, sendo constituído por uma tela de aço que forma as paredes, fundos e tampa, o qual é preenchido com as pedras posteriormente. Ideal para estruturas de contenção, barragens e canalizações.

O gabião tipo colchão também tem formato de paralelepípedo, mas com as dimensões grandes de comprimento e largura, porém menores na altura. É mais utilizado em margens de rios e córregos, barragens de terra e canais, servindo para estabilizar e proteger.

Já o gabião do tipo saco consiste em um tela de aço preenchida com pedras, porém em formato cilíndrico com suas extremidades amarradas. São usados quando se quer uma solução rápida, como em obras emergenciais ou em grandes profundidades.

Quais são as vantagens do muro de gabião? E desvantagens?

Comparado com outros tipos de muros de arrimo, o gabião é uma ótima opção para quem busca uma solução que apresenta excelente relação custo benefício. Mas, não é só isso. Utilizar muros de gabião oferece outras vantagens que vamos entender melhor agora. Dentre seus benefícios, podemos citar:

  • Flexibilidade: essa é uma de suas grandes vantagens, pois o muro de gabião pode ser instalado conforme o formato do solo e também suporta as movimentações do solo com uma certa facilidade.
  • Permeabilidade: permite a drenagem do fluxo de água por conta dos seus espaços vazios, mas contém outros detritos maiores que estejam sendo levados junto com a água, fazendo com que aumente a segurança da estrutura.
  • Fácil execução: pode não parecer, mas construir muros de gabião não é complexo. Apesar de exigir mão de obra especializada e ser um trabalho manual, sua execução é simples e rudimentar. De modo simplificado, o trabalho consiste em empilhar pedras, claro que de maneira organizada. Mas, só o fato de dispensar o uso de argamassa ou concreto já descomplica bastante o serviço.
  • Baixo custo: por exigir pouco material e ainda por ser um material com baixo custo, acaba sendo uma opção bastante em conta.
  • Durabilidade: as pedras, por si só, já são extremamente duráveis. As telas, por outro lado, podem sofrer corrosão e, portanto, devem receber uma proteção extra. Fazendo isso, os muros apresentam alta durabilidade.
  • Ecológico: são muito utilizados em locais onde há vegetação, córregos, rios e lagos, possibilitando uma convivência harmônica com a natureza uma vez que os muros permitem o crescimento de vegetação por entre suas pedras. Além de eficaz, causa impactos ambientais mínimos e proporciona um visual agradável.

Essas são as vantagens que os gabiões proporcionam, mas e quanto às desvantagens? A principal delas refere-se à largura da sua base, que deve ter dimensões relativamente grandes para dar estabilidade ao muro, o que pode comprometer faixas de terreno.

Uma outra desvantagem que podemos citar no caso dos muros de gabião é em relação ao processo de execução, pois apesar do trabalho não exigir muito conhecimento e técnica, acaba demandando mais tempo e mão de obra para que o serviço seja finalizado.

Considerando todas as vantagens que apresentamos aqui, as desvantagens tornam-se irrelevantes. Portanto, é sempre interessante avaliar tanto as vantagens como as desvantagens antes de decidir se vale a pena utilizar os muros de gabião, certo?

Quanto custa o metro de gabião?

O valor de um muro gabião pode variar de acordo com suas medidas, materiais utilizados, região, disponibilidade de mão de obra e enchimento escolhido. Portanto, é difícil padronizar um valor específico. Também é importante realizar pesquisas e orçamentos com empresas especializadas.

Mas, para você ter uma ideia, a média de preço, no Brasil, gira em torno de 300 reais por metro quadrado. Considerando todas as suas vantagens, apresenta um ótimo custo benefício.

Onde utilizar o muro de gabião?

Ao longo deste artigo, você pôde perceber onde os muros de gabião podem ser utilizados. Mas, para que fique ainda mais claro, vou elencar aqui neste tópico todas as suas principais aplicações. Assim, ficará mais visível e fácil para você achar quando precisar. Suas principais empregabilidades são:

  • Contenção para obras;
  • Muros de arrimos para as mais variadas utilizações;
  • Proteção para margens de um rio;
  • Canalização de um rio;
  • Revestimento em bacias;
  • Como elemento paisagístico;
  • Obras subaquáticas ou de drenagem;
  • Suporte para pontes.

Além dos diversos tipos de gabiões, existem diversos usos também, o que o torna muito versátil.

Bônus: como conservar melhor o muro de gabião?

Quer aprender a deixar seu muro de gabião ainda mais conservado? Basta aplicar BlokSeal CC sobre toda a sua superfície. Assim, toda ela ficará protegida contra a ação da água além impedir o acúmulo de sujeiras, facilitando ainda mais sua limpeza.

Fazendo isso, você terá um muro de gabião protegido, conservado e bonito por muito mais tempo. Se quiser saber mais sobre esse produto ou como adquiri-lo, é só entrar em contato com a equipe da Blok.

Espero que este artigo tenha te ajudado entender mais sobre esse assunto. Até a próxima!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.