Formas para Concreto: Como escolher o melhor tipo para a sua obra? Descubra agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
15/11/2021
Atualizado em
15/11/2021
Formas para Concreto: Como escolher o melhor tipo para a sua obra? Descubra agora!

Formas para concreto: como escolher o melhor tipo para a sua obra? Descubra agora!

Para levantar paredes de concreto, colunas, pilares de sustentação ou lajes, é indispensável o uso de formas para concreto. Com o uso delas, é possível criar estruturas resistentes que garantam toda a sustentação de uma construção. Portanto, entender melhor as características das formas para concreto faz parte da aprimoração das etapas de execução de uma obra.

Pensando nisso, acreditamos que trazer informações sobre esse assunto pode ser muito útil para você, que trabalha na construção civil. Este artigo serve para te auxiliar a melhorar os processos de execução de qualquer obra, que utilizam as formas de concreto em diversas etapas, proporcionando uma estrutura resistente e durável para a construção.

Aqui, você vai ter acesso a informações, como: o que são e para que servem as formas de concreto, por que usar formas de concreto, qual a melhor forma para concreto, quais são os tipos de formas para concreto e, por fim, vai conhecer quais são os melhores desmoldantes para formas para concreto.

Vai desperdiçar essa oportunidade de entender todos esses aspectos sobre as formas para concreto? Eu tenho certeza que não. Então, venha comigo! Quanto mais informações você tiver, maiores as chances de você garantir mais qualidade para os seus trabalhos!

desmoldante para concreto
BlokForma Metais
Desmoldante para Concreto para Formas Metálicas
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que são e para que servem formas para concreto?

As formas para concreto são moldes utilizados para moldar a estrutura com o material ainda fresco, possibilitando a construção de paredes, colunas ou pilares de sustentação. Somente com o uso de formas é possível executar diversas etapas de uma obra.

Podemos citar algumas funções importantes desempenhadas pelas formas. São elas: colabora no posicionamento da armadura; possibilita a colocação de espaçadores nas armaduras de forma que garanta o cobrimento necessário do concreto; serve de suporte para o posicionamento de elementos das instalações e outros itens embutidos; possbilita moldar o concreto ainda fresco; mantém o concreto fresco e o sustenta até que desenvolva sua resistência de modo a se auto sustentar; faz com que o acabamento da superfície do concreto fique conforme planejado no projeto e garante a estanqueidade para que não haja perda de água do concreto, facilitando a cura.

Assim, apesar das formas para concreto serem utilizadas em etapas durante o processo de execução de uma estrutura, elas interferem fortemente em todas as outras etapas além do acabamento e resultado final da obra.

Por que usar formas para concreto?

Utilizar formas de concreto durante a execução de uma obra é fundamental para garantir que o processo de construção de paredes, colunas, pilares e lajes seja feito de maneira correta. Além dessas aplicações, as formas para concreto também são úteis de diversas outras maneiras durante a execução de uma obra.

Vou te dar alguns motivos relevantes para entender por que usar formas para concreto. O primeiro deles refere-se à necessidade de utilizar as formas para moldar o concreto ainda fresco para que ele desenvolva sua resistência de modo a se auto sustentar. Além disso, utilizar formas para concreto interfere diretamente em todas as outras etapas de execução da obra, influenciando também no acabamento e resultado final de toda a estrutura.

E por fim, sem falarmos na questão técnica, o uso de formas para concreto possui relação com outro fator: economia. Economia, porque as formas representam uma pequena parcela do valor total da obra, girando em torno de 4% a 6% do seu custo total. Além disso, as quantidades de formas necessárias são definidas no projeto, variando muito pouco no decorrer da execução. Assim, para reduzir o custo de uma estrutura, as formas para concreto são ideais.

Ainda podemos falar em uma questão ambiental que o uso de formas proporciona à medida que reduz a geração de resíduos.

Qual a melhor forma para concreto?

Toda forma para concreto deve atender a alguns requisitos mínimos, que são definidos por normas técnicas. As NBRs que definem os padrões a serem atendidos pelas formas para concreto são NBR 14931/2004 e NBR 15696/2009. Por isso, não deixe de consultá-las antes de utilizar as formas. Na verdade, é altamente recomendado ler as normas técnicas antes de iniciar qualquer procedimento em uma obra.

Mas, podemos resumir alguns requisitos que as formas para concreto devem atender. São eles: rigidez, estanqueidade, durabilidade, estabilidade e baixa absorção de água. Portanto, as formas para concreto devem apresentar essas propriedades, o que faz delas adequadas para uso na obra.

Responder qual forma para concreto é melhor não é tão simples. Isso porque cada forma é indicada para uma situação. Assim, para ficar mais claro, podemos dividir desse modo:

  • Formas de madeira: obras de pequeno e médio porte;
  • Formas de aço: obras com concreto moldado in loco ou pré moldados;
  • Formas ABS: fábricas de peças de revestimento de concreto.

Então, a escolha de qual forma utilizar na sua obra depende de onde sua situação se encaixa nessa classificação. Vou te explicar quais são os tipos de formas para concreto para que possa ficar ainda mais claro.

Quais são os tipos de formas para concreto?

É possível encontrar formas para concreto constituídas de diversos tipos de materiais, como de madeira, metálicas e plásticas. A escolha do tipo de forma que você vai precisar varia conforme o tipo da sua necessidade. Portanto, vou te explicar um pouco mais sobre cada uma delas para que possa chegar a conclusão de qual melhor se adequa ao seu projeto. Continue aqui comigo para entender.

Formas de madeira: são as mais utilizadas em obras de médio e pequeno porte, mas podem ser usadas na concretagem de qualquer estrutura, desde uma simples viga a pontes complexas. Sua grande vantagem é a possibilidade de se adaptar a linhas curvas já que a madeira permite o ajuste a diferentes formatos. Podem ser reutilizadas menos que as demais formas e geram mais resíduos.

Formas metálicas: são excelentes por conta do seu alto índice de reutilização. São ideais para obras que realizam muitas concretagens de grande porte, como edifícios. É possível encontrar formas de alumínio e aço no mercado, sendo as primeiras leves que permitem concretagens mais rápidas enquanto que as segundas são mais resistentes, garantindo concretagens espessas e de alta pressão.

Formas de plástico: mais leves e fáceis de montar, são utilizadas para concretagem de paredes, pilares e lajes nervuradas. São resistentes às intempéries climáticas e podem ser reutilizadas muitas vezes.

Com essas informações, acredito que tenha ficado ainda mais claro as características e função de cada um dos tipos de formas para concreto, não é? Mas, lembre-se de consultar profissionais especializados para ter certeza que fará a escolha certa, ok?

Qual o melhor desmoldante para formas para concreto?

Para garantir um excelente resultado da concretagem, você precisa se atentar à escolha do desmoldante que utilizará na sua forma. Isso porque um desmoldante ruim pode comprometer o resultado, acabamento e qualidade da estrutura.

Portanto, realizar as etapas da maneira correta e escolher o desmoldante certo é o caminho ideal para um resultado de sucesso. Fique ligado, pois, neste tópico, vou te apresentar os melhores desmoldantes que existem no mercado.

Para começar, se você está buscando um desmoldante para formas de madeira, o produto que você deve utilizar é BlokForma Madeiras, um agente concentrado à base de emulsões sintéticas que evita a aderência do concreto à forma, facilitando a desforma e possibilitando o maior reaproveitamento das formas de madeira.

Já se precisa de um desmoldante para formas metálicas, você precisa conhecer BlokForma Metais, um agente à base de óleos vegetais e emulgadores que impede a aderência do concreto à forma, facilitando a desmoldagem e melhorando o acabamento das peças.

BlokForma Plásticos é o desmoldante ideal se precisa desformar o concreto de formas plásticas. Ao utilizá-lo, além de facilitar a desforma, ele possibilita a maior conservação das formas, deixando-as aptas para serem reutilizadas.

Se você quer conhecer essas soluções que a Blok desenvolveu para agregar mais qualidade para as suas obras e para as formas para concreto, converse com a nossa equipe. Além desses, tenho certeza que muitos de nossos produtos são as soluções de que você precisa. Espero que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre as formas de concreto. Até a próxima.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.