Conheça os Benefícios do Álcool em Gel

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/6/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça os Benefícios do Álcool em Gel

Há mais de três décadas os nossos profissionais vestem diariamente suas máscaras para o desenvolvimento de novos produtos. Desta vez o motivo é outro.

Sabe o que acontece quando surgem novos desafios? Surge uma nova solução da Blok.

A cada minuto somos impactados por milhares de informações sobre o novo Coronavírus (COVID-19) e, frente a tantas incertezas que nos cercam, resta-nos tomar uma única decisão: transformar tudo.

Segurança e saúde sempre estiveram no topo da pirâmide dos nossos princípios empresariais.

Afinal, sempre entendemos que os nossos produtos têm o dever de oferecer proteção e bem-estar para milhares de famílias em cada um dos seus lares.

Enxergamos e continuamos diariamente a afirmar o nosso compromisso de que o nosso principal papel sempre foi e será, acima de tudo, a responsabilidade social.

Com a propagação do novo coronavírus (COVID-19), um hábito básico de higiene passou a ser reforçado em todas as partes do mundo: o costume de lavar as mãos. Uma das principais formas de disseminação da doença viral é por meio do toque, logo, a limpeza eficiente virou sinônimo de combate.

Com essa movimentação, os benefícios do álcool em gel também vieram à tona, já que as pessoas estão procurando por formas práticas e seguras de garantir a higienização. Você sabe o quão vantajoso o álcool em gel pode ser?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu a ampliação da fabricação do produto por meio de novas resoluções em busca de suprir o aumento da demanda. Além disso, a fiscalização marca presença mais próxima para que as preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais sigam critérios estabelecidos.

Neste artigo, vamos ajudar você a entende melhor sobre os benefícios do álcool em gel, detalhando o assunto com tudo o que você precisa saber. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.

álcool em gel
Blok Acqua
Espessante Modificador de Reologia Para Fabricação de Álcool em Gel
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Nossa posição empresarial.

Momentos de crise também são ótimas oportunidades de união e de colaboração entre empresas e a sociedade. Por isso coordenamos um movimento de integração com diversos parceiros e lançamos uma frente de apoio no combate ao novo Coronavírus.

Sim, mobilizamos os nossos colaboradores, equipe técnica, equipamentos, tecnologia e infraestrutura para conduzir uma ação que sirva como um esforço coletivo para salvar vidas.

O que estamos fazendo.

Identificamos rapidamente que um dos nossos componentes usado na fabricação de alguns produtos da nossa linha é um espessante de alto desempenho também utilizado na fabricação de álcool em gel.

Desta forma, estamos comercializando ao valor mínimo estes espessantes e fornecendo às indústrias que já têm a certificação para a produção do álcool em gel.

Como funcionam os espessantes?

Também conhecido como “doadores de viscosidade”, um agente espessante é uma substância a qual pode aumentar a viscosidade de um líquido sem alterar substancialmente suas outras propriedades.

É um componente essencial e indispensável na fabricação do álcool em gel.


Blok Acqua.

Blok Acqua é um espessante modificador de reologia, de elevado desempenho para formulações em meio aquoso, como álcool em gel.

Proporciona alta capacidade de espessamento, transparência e baixo consumo na incorporação e formulação do álcool em gel.


A Blok produz álcool em gel?

Não. Embora sejamos uma indústria química de ponta que segue rigorosamente aos padrões técnicos nacionais e internacionais, não temos a certificação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a produção do álcool em gel.
Mesmo com a nossa capacidade técnica disponível, isso nos impossibilita de produzir, comercializar e distribuir álcool em gel.


A quem se destina este produto?

Seguindo as regulamentações governamentais, alguns segmentos foram autorizados a produzir, distribuir e até comercializar a venda do álcool em gel como estímulo da oferta no mercado e medida de enfrentamento ao novo Coronavírus.

É o caso de farmácias de manipulação, empresas de medicamentos, saneantes e cosméticos regularizadas e com autorização de funcionamento, alvará ou licença sanitária emitida pelos órgãos de saúde competentes.

Estas empresas devem ter todas as permissões legais para funcionamento, inclusive para fabricação e armazenamento de substâncias inflamáveis.

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=guia-orienta-sobre-producao-de-alcool-gel&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=5830101&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content


Como posso ter acesso a este produto?

Se você se enquadra no perfil de empresa citada acima, entre em contato conosco por meio de qualquer um dos nossos canais de relacionamento: telefone, site e mídias sociais.
Alocamos uma equipe especializada e bem informada capaz de responder as suas dúvidas.


Qual a forma correta para produzir o álcool em gel?

Não mediremos esforços em compartilhar todo nosso conhecimento técnico.

Por isso unimos nossos profissionais químicos à tecnologia para disponibilizar gratuitamente uma calculadora de alta precisão que indica a composição ideal do álcool em gel.

Em nosso site você encontra facilmente uma página com um profundo conteúdo de como utilizar o Blok Acqua na composição do álcool em gel.

Qual é a utilidade do álcool em gel?

O álcool em gel é um dos principais produtos no combate ao Coronavírus. Isso acontece por causa da sua ação antimicrobiana, que atua na eliminação de bactérias e vírus alocados em superfícies. O composto garante uma limpeza local, removendo toda a camada de gordura que cobre o vírus.

No momento, o uso mais comum do produto é na higienização das mãos. Mas não para por aí. O álcool em gel é uma solução ideal para desinfetar superfícies e objetos que estão em contato direto com as mãos, como chaves e celulares. Basta utilizar um pano úmido com a substância.

Qual a diferença entre o álcool em gel para mãos e o álcool em gel para limpeza de superfícies?

Quem acha quem não há diferença entre esses dois produtos está enganado. As diferenças entre ambos estão na fórmula e na finalidade. O álcool em gel específico para mãos tem concentração de álcool a 70%. Esse volume é ideal para assepsia contra bactérias e vírus. Já a fórmula para limpeza de superfícies não exige tanta concentração de álcool e é agressiva à pele.

Quais são os benefícios do álcool em gel?

Importante para a higiene e saúde, esse produto vai além do combate a doenças infecciosas. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre os principais benefícios do álcool em gel. Continue lendo.

Totalidade da limpeza

Muitos anos antes da COVID-19, o álcool em gel já tinha virado febre. E não foi à toa. A capacidade de combater germes, presente em produtos com 70% ou mais de álcool, é apreciada e utilizada no mundo inteiro. Essa propriedade do produto torna-o um verdadeiro aliado na luta por quem deseja barrar o contágio originado por transmissões virais e bacterianas.

O álcool em gel antisséptico em contato com a pele remove 99,9% dos vírus e bactérias em apenas alguns segundos. Vale lembrar que, assim que o álcool em gel seca nas mãos, a ação antisséptica chega ao fim. Logo, o ideal é aplicar o álcool em gel todas as vezes em que houver risco de contaminação.

Redução do teor inflamável

Todo mundo sabe que a inflamabilidade é uma das características principais do álcool. Se tiver contato com chama ao ar livre, esse composto químico entrará facilmente em combustão. No entanto, o álcool em gel é muito mais seguro para as pessoas, já que é menos inflamável do que a substância não hidrolisada (líquida).

Eliminação de resíduos

O álcool em gel também é um aliado do cuidado com o corpo. A volatilidade da substância assegura a eliminação de impurezas da pele enquanto evapora em instantes. Sendo assim, ele pode ser usado diariamente, uma vez que desinfeta sem deixar resíduos.

Vale a pena ressaltar que o álcool em gel para mãos não resseca a pele. Na verdade, ele tem agentes hidratantes capazes de ativar proteção completa, mesmo se for usado em abundância.

Comodidade

A praticidade é mais um dos benefícios do álcool em gel. Ele pode ser vendido em garrafas ou recipientes portáteis. Isso faz com que o produto possa ser utilizado pela população a qualquer momento, bem como carregado na bolsa com facilidade. Lavar as mãos com água e sabão depende de uma pia e encanação, o que dá mais trabalho.

Quais são as questões legais em torno do álcool em gel?

Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ), o álcool em gel deve ser composto de 70% de álcool etílico (etanol). Segundo o conselho, essa taxa é suficiente para combate aos vírus e micro-organismos.

A Anvisa liberou a preparação do composto pelas farmácias de manipulação. A autorização permite que elas fabriquem não apenas álcool em gel, mas também álcool etílico glicerinado 80%, álcool etílico 70% (p/p) e álcool isopropílico glicerinado 75% (com exceção do álcool em gel, as outras produções devem ser limitadas a 50ml por embalagem, para fins não institucionais).

É de extrema importância que os fabricantes do álcool em gel cumpram suas responsabilidades, principalmente no atual momento. Preocupar-se em oferecer um produto de primeira deve ser primordial para todas as empresas e farmácias.

A Blok é um exemplo de empresa que se preocupa com o máximo nível de cuidado e performance do álcool em gel. A prova disso é o produto Blok Acqua, desenvolvido para fabricantes que se preocupam com a qualidade da fabricação

O Blok Acqua atua como espessante de alto desempenho e foi desenvolvido para conferir ao produto um índice perfeito de espessamento, transparência elevada e estabilidade.

No geral, os benefícios do álcool em gel fazem dele um dos produtos mais eficientes e práticos dos últimos tempos, atuando na luta pela redução da taxa de contágio do novo Coronavírus pelo mundo inteiro. Como você viu, há várias qualidades associadas ao produto, como a capacidade de eliminar os micro-organismos, manter a pele livre de resíduos e ser menos inflamável do que a versão líquida.


Cuidados com as pessoas. Dentro e fora dos nossos portões.

Ética, respeito e responsabilidade sempre fizeram parte dos nossos princípios. E disso jamais abriremos mão.

Além de toda a nossa equipe seguir todos os padrões de higiene e saúde, estamos obedecendo rigorosamente as medidas de prevenção e de isolamento social estabelecidas pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Não comercializaremos este produto a nenhuma pessoa física ou empresa que não esteja regulamentada pelos órgãos vigentes. Esta também é mais uma forma de firmar a nossa bandeira em respeito à sociedade, nossos colaboradores, clientes e parceiros.

Há mais de 30 anos, somente uma coisa nos dá mais satisfação do que produzir impermeabilizantes de alta qualidade: garantir que milhares de pessoas estejam seguras em seus lares. Mais do que nunca, este é um momento em que reafirmamos esta convicção.

E se tem algo de que estamos convencidos é que estarmos separados fisicamente não significa estarmos longe.

Fique bem, conte com a Blok e acredite, dias muito melhores virão.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.