Como Fazer Álcool em Gel?

Blok Impermeabilizantes WhatsApp
FALE NO WHATSAPP

Estamos vivendo um período muito incerto e preocupante da história mundial… uma pandemia chegou e está mudando a vida de toda a população!

O novo coronavírus está se disseminando muito rapidamente e contaminando um número muito grande de pessoas, com mortes e situações gravíssimas! Por ser uma situação inédita, não temos informações suficientes, então, todo cuidado é pouco!

Com uma avalanche de informações, estamos sendo bombardeados com recomendações de todos os lados, mas temos que concordar que o uso do álcool em gel é imperativo e consenso entre todos os órgãos de saúde e profissionais competentes no combate à propagação do coronavírus.

Por isso, estamos aqui hoje. Para mostrar que a Blok exerce seu papel de responsabilidade com a sociedade, contribuindo para minimizar os efeitos que o vírus já tem causado nas nossas vidas!

Agora, mais do que nunca, estávamos pensando em como nós, uma indústria química, poderíamos agregar para conter a disseminação do vírus e preservar a saúde do maior número de pessoas, acima de qualquer coisa! E, nesse sentido, viemos aqui hoje, disseminar informação, muito importante em tempos difíceis, como esses…Informação traz segurança para que consigamos seguir em frente com esperança de dias melhores.

Sobre a pandemia, uma coisa é fato: nunca se ouvir falar tanto em álcool em gel como agora! Mas, surgiram inúmeras dúvidas em relação a esse assunto: onde achar, qual comprar, se é possível fazer em casa, se funciona melhor que álcool líquido 70%, enfim, não pára por aí.

Diante disso, nós, em nome da Blok, achamos que é nosso papel esclarecer todas essas questões que vieram à tona, escrevendo um artigo com tudo que for relacionado a álcool em gel! Por isso, nosso objetivo é explicar, com propriedade técnica, e sanar todas as dúvidas que estamos ouvindo por aí!

Mas, não é só isso! A Blok também desenvolveu um produto que é utilizado no processo de fabricação de álcool em gel, facilitando o acesso dessa matéria prima pelos fabricantes, podendo assim, manter a produção do álcool em gel a todo vapor, garantindo a oferta do produto para a população, que estava enfrentando dificuldades para encontrar no mercado.

Este produto que estamos falando é o Blok Acqua, um copolímero de acrilato, modificador de reologia em dispersão aquosa, isto é, serve para espessar, suspender e estabilizar produtos de limpeza. Vamos entender mais sobre ele... é só continuar lendo!

Agora, vamos ao que realmente interessa: como fazer o álcool em gel. Mas antes, temos que entender um pouco mais sobre esse produto e, por fim, explicaremos como o Blok Acqua se encaixa nesta história!

Sabemos que a melhor forma para higienizar as mãos a fim de evitar doenças e manter a higiene é lavá-las com água e sabão, mas nem sempre é possível visto que, muitas vezes, não temos uma pia disponível. É aí que o álcool em gel assume um papel importantíssimo: substituindo a lavagem das mãos, quando não for viável, como é o caso quando estamos na rua ou em locais que não possuem pias disponíveis. Com a pandemia, o álcool em gel surge como solução para que as mãos possam ser higienizadas e, assim, evitando a propagação do vírus. Assim, higienizar as mãos é a principal forma para evitar o contágio da doença, mas será que o álcool em gel substitui a lavagem com água e sabão? Para saber mais, continue lendo!

Como já dissemos, o álcool em gel pode sim substituir a higienização das mãos com água e sabão quando não for possível. Mas, vamos desvendar alguns mitos que vêm sendo disseminados por aí!

Pra que serve o álcool em gel 70%?

Basicamente, o álcool em gel 70% serve para matar os microorganismos, como vírus e bactérias, que possam causar efeitos nocivos para os seres humanos, como é o caso do novo coronavírus.

O álcool em gel deve possuir concentração igual a 70%, que é que realmente funciona no combate da propagação do vírus, mas, fique tranquilo que explicaremos isso mais pra frente. Embora possua a mesma concentração que o álcool líquido 70%, o seu formato em gel possui algumas vantagens. A primeira delas é a sua praticidade, pois basta colocar em alguma embalagem e aplicá-lo quando necessário.

A segunda vantagem é que o álcool em gel possui ação residual maior, isto é, age por mais tempo na superfície depois de aplicado e distribuído. E a terceira, refere-se ao fato de ser menos agressiva para a pele além da aplicação ser mais simples. Por isso, o álcool 70% em seu formato líquido é destinado, principalmente, para assepsia de superfícies.

O álcool em gel, também, é menos explosivo, porém continua sendo altamente inflamável, assim como o líquido. Portanto, deve-se ter muito cuidado ao utilizar, evitando o contato com fogo logo depois de sua aplicação. Estamos vendo notícias de aumento de casos de acidentes por conta do uso do álcool em gel, então não pense que sua formulação em gel atenua o risco de pegar fogo, certo? A necessidade de cuidado continua a mesma!

Qual o preço do álcool em gel?

O que podemos dizer sobre o preço do álcool em gel, neste momento, pela alta demanda e falta no mercado, é que vem subindo. Passamos por alguns dias em que foi difícil encontrar no mercado este produto, uma vez que muita gente estava comprando em grandes quantidades para estocar! Mas, com a flexibilização de produção do álcool em gel pela ANVISA, logo o mercado foi novamente abastecido com esse produto e, assim, já é possível  encontrar diversas marcas e preços no mercado.

Qual álcool que desinfeta?

Fala-se muito em álcool 70%, mas por que uma concentração maior de álcool não é melhor para matar os microorganismos nocivos à saúde? Parece óbvio que quanto maior a concentração de álcool, mais eficaz ele é. Porém, o álcool 70%, embora possua menor concentração, é sim mais eficaz no combate da propagação do coronavírus. Sabe por quê? O álcool com concentração mais alta não apresenta a mesma função microbicida que o 70%, devido à sua alta volatilidade, não sendo capaz de destruir os vírus e bactérias. Por isso, o álcool 70% está sendo recomendado durante a pandemia para uso tanto em seu formato líquido para a assepsia de superfícies como em gel para a higienização das mãos, substituindo agua e sabao quando não for viável.

Como fazer álcool em gel?

Com a divulgação e incentivo por diversos órgãos sobre o uso de álcool em gel, estamos vendo crescer inúmeros vídeos, receitas e diversas formas de fazer álcool em gel. Porém, todo cuidado é pouco quando falamos em fabricar produto químico, principalmente quando se trata de um produto que será utilizado para prevenir o contágio de uma doença tão grave como a Covid-19. Imagine só: se você fabrica ou compra um álcool em gel que não foi manipulado através de  cálculos precisos, você irá utilizar um produto e achará que está protegido, porém não está! Por ser um assunto tão importante, viemos aqui hoje explicar como deve-se fazer álcool em gel do jeito certo e, assim, garantir sua eficácia contra o vírus e contribuir para que a pandemia passe logo!

Portanto, você precisa entender que nem sempre vale a pena seguir receitas caseiras, que estão sendo amplamente divulgadas, pois podem não ser confiáveis, fazendo você utilizar um produto que não irá funcionar, te deixando vulnerável a contrair o vírus. E não é isso que queremos, certo? Então, venha comigo para entender qual o melhor caminho para usar um álcool em gel seguro!

De maneira geral, o processo de fabricação do álcool em gel é relativamente simples. Basta misturar as matérias primas, que são: álcool, água e espessante. Embora pareça muito simples, pode-se errar facilmente no cálculo e você terá um álcool em gel que não estará na proporção recomendada de 70%. Por isso, a Blok, mais uma vez, com compromisso de sempre contribuir, criou esta calculadora que permite que você calcule, com precisão as quantidades de todas as matérias primas que deverão ser utilizadas para que se produza um volume qualquer de total de álcool em gel. Dê uma olhada nela para que entenda de fato do que estou falando!

Na nossa calculadora, você consegue ver que uma das matérias primas é o Blok Acqua e é aí que a Blok entra mais uma vez para somar no combate à propagação do coronavírus: fabricando o espessante ideal para a produção de álcool em gel! Se você tem uma indústria que fabrica ou deseja fabricar álcool em gel para sobreviver à crise econômica desencadeada pela pandemia que estamos vivendo, precisa conhecer Blok Acqua!  Blok Acqua foi desenvolvido especificamente para a fabricação de álcool em gel, conferindo elevado espessamento, estabilidade e transparência para o álcool produzido! Não deixe de conhecer Blok Acqua e utilize nossa calculadora para garantir qualidade e segurança para o álcool em gel que produzirá! Com certeza, isso fará toda a diferença para suas vendas!

Agora que você já possui informação suficiente a respeito do álcool em gel, alertamos sobre os cuidados que devem ser tomados ao manipular este produto seja fabricando seja exercendo papel de consumidor consciente, ao ficar atento dando preferência por um álcool seguro, produzido por indústrias regularizadas perante aos órgãos sanitários. Além disso, ressaltamos ainda que o álcool em gel é altamente inflamável e, por isso, todo cuidado é pouco, certo?

Nota Legal

As informações contidas na calculadora e no artigo, dessa página, são baseados em nosso conhecimento para a sua ajuda, orientação e fornecidos de boa fé. Reafirmamos que o desempenho deste produto depende da formulação, forma de produção e matérias-primas adotadas, que não estão sob nossa responsabilidade. As dosagens terão variação de acordo com a aplicação e forma de produção. Desta forma, não assumimos qualquer responsabilidade relativa ao rendimento e ao desempenho de qualquer natureza em decorrência do uso indevido dos produtos.

álcool em gel
Blok Acqua
Espessante Modificador de Reologia Para Fabricação de Álcool em Gel
saiba mais
Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.