Tipos de telhados: saiba como escolher o melhor para a sua casa!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
5/4/2021
Atualizado em
20/4/2021
Tipos de telhados: saiba como escolher o melhor para a sua casa!

Escolher telhado é uma das partes mais importantes quando falamos em construir uma edificação. O telhado, além de possuir função estrutural de toda a obra, também é peça fundamental para agregar estilo para o projeto, uma vez que há diversos modelos de telhados existentes no mercado.

Portanto, além de considerar aspectos estruturais, a escolha pelo telhado depende de alguns fatores, devendo ser considerados aspectos sobre clima, orientação solar do terreno e também a disponibilidade para futuras manutenções.

Pode parecer que a escolha da cobertura de uma construção seja bastante simples, porém com diversas opções no mercado nem sempre é tão fácil. Por isso, conhecer os tipos de telhado e estudar qual é o mais indicado para sua obra é primordial!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Como já disse, além dos telhados serem mais um importante elemento estético de uma construção, o tipo de cobertura escolhido interfere diretamente no custo, no conforto térmico e acústico da construção.

E o pior, se não for executado de forma adequada, pode ser um local muito propício para a ocorrência de infiltrações e goteiras, causando danos na parte interna da construção.

Por isso, é imprescindível considerar alguns fatores antes de bater o martelo no tipo de telhado escolhido para a obra, certo?

Também, para evitar danos tanto nas partes internas e externas da edificação como prejudicar toda a estrutura da obra, é necessário que se faça uma boa impermeabilização, mas fique tranquilo, pois vou falar sobre isso ao longo deste artigo!

Então, hoje estou aqui para trazer informações importantes sobre os tipos de telhados e como fazer a escolha certa para a sua obra! Está pronto? Venha comigo!

Qual a função do telhado em uma construção?

A principal função do telhado em uma construção é, sem sombra de dúvidas, proteger toda a construção, certo?

Ou seja, garantir uma boa cobertura para a obra. Mas, mais do que isso, o telhado também possui função de decoração.

Cada vez mais, é possível observar telhados diferentes que compõem toda a decoração da obra!

Pode ser que já tenha reparado que muitas edificações, principalmente as residências, estão sendo construídas utilizando telhados embutidos.

Esteticamente, é uma estratégia muito interessante para garantir um visual mais clean para a obra, dando um ar de modernidade. As tendências na construção civil, assim como em qualquer outro ramo, vão se alterando com o passar dos anos e, hoje, os telhados embutidos estão em alta!

O objetivo neste tópico era apenas definir qual a função do telhado e já que entendemos que além de garantir a cobertura de toda a obra, ele também é peça fundamental para proteger toda a estrutura além de ser um meio para evitar infiltrações e problemas decorrentes da umidade, vamos para o próximo tópico.

Nele, vamos entender como os tipos de telhado podem ser classificados e algumas de suas características.

Quais são os tipos de telhados?

Escolher qual tipo de telhado será utilizado na sua obra é uma etapa inicial bastante importante durante o projeto da construção.

Para que faça a escolha certa, é necessário fazer vários estudos sobre o terreno onde será levantada a obra, a partir de análises sobre a posição geográfica do terreno a fim de entender a incidência solar, direção do vento, clima do local e quais intempéries a edificação poderá ficar exposta.

Após esses estudos e, depois de também considerar os efeitos estéticos, é possível selecionar quais os tipos de telhado que atendem às necessidades da sua construção.

Vou te apresentar neste artigo quais são os diversos tipos de telhado para que você possa optar por aquele que melhor se encaixa para o que deseja para a sua obra, ok?

Os tipos de telhados podem ser classificados de acordo com a quantidade de águas, materiais utilizados e modelos. Vamos, agora, entender cada um deles.


Quantidade de águas:

Você sabe o que queremos dizer quando falamos em quantidade de águas? Caso nunca tenha ouvido falar sobre isso, a quantidade de águas significa quantas águas o telhado possui, isto é, a quantidade de superfícies inclinadas da cobertura que indica o sentido que a água da chuva deve percorrer. Assim, o telhado pode ser classificado quanto à quantidade de águas. Veja os exemplos a seguir.


  1. Telhado de uma água: mais utilizados em construções pequenas ou em modelos de telhados embutidos. 
  2. Telhado de duas águas: bastante utilizado, com escoamento de água para os dois lados. As águas são divididas por uma linha central, chamada de cumeeira.
  3. Telhado de três ou mais águas: são utilizados em construções maiores e que possuem um projeto arquitetônico mais elaborado, dando um efeito estético interessante.

Material:

Os telhados também podem ser classificados de acordo com o material com que são constituídos. Hoje, podemos notar uma variedade muito grande dos materiais utilizados nos telhados, desde os mais tradicionais, como os cerâmicos, até os mais diferentes, como os telhados verdes.


Dentre os materiais mais utilizados para a produção de telhados, podemos citar:

  1. Telha cerâmica: o tipo mais tradicional e indicado para telhados aparentes. Demanda mais peças e encaixes, o que pode tornar o telhado mais suscetível à infiltração de água.
  2. Telha metálica: por ser grande, é indicada para galpões e empreendimentos comerciais. Não possuem bom isolamento térmico.
  3. Telha de concreto: é resistente, apresenta bom desempenho térmico e pode ser feito em diversas formas, o que dá efeito visual interessante. Demanda manutenção e impermeabilização.
  4. Telha de fibrocimento: é uma opção simples e barata, porém aquece mais que as outras. O acabamento estético não é seu forte.
  5. Telhado verde: mais utilizado em topos de edifícios, mas pode ser instalado em coberturas de residências. Dá efeito visual diferente e ecológico, além de apresentar bom isolamento termoacústico.
  6. Laje impermeabilizada: também é possível deixar a laje de concreto aparente, porém ela deve ser impermeabilizada para garantir proteção contra a chuva. Dá um aspecto clean e se impermeabilizada da forma certa, menos manutenção.

É comum também encontrarmos telhados de policarbonato e vidro, que são mais utilizados para coberturas de algumas partes da construção, como em áreas externas ou varandas. 

Modelos:

Os modelos de telhado também podem ser das mais variadas formas. Há uma imensa variedade de opções, porém vamos citar os modelos mais utilizados. Dentre eles, podemos citar telhados dos tipos arqueados, Grambel, Mansarda, plano, Salt, Bonnet e piramidal, sendo este último o mais utilizado no Brasil.

Para saber mais sobre as características, vantagens e desvantagens de cada um deles, faça uma busca pela internet. E, também, fique atento ao nosso site que estamos sempre postando artigos sobre esse tema!

Afinal, como escolher o melhor telhado para a sua casa?

Como já mencionamos, é importante fazer um estudo do terreno, considerar as questões estéticas e também avaliar a disponibilidade de gastos com a manutenção do telhado. Ao avaliar esses pontos, é possível fazer uma escolha que atenda às necessidades do cliente e da obra.

Vale ressaltar que é legal comparar as vantagens e desvantagens de cada tipo de telhado e colocar no papel para visualizar melhor. Sempre conte com ajuda de profissionais, como engenheiros e arquitetos para te auxiliar nessa escolha, certo?

Como impermeabilizar o telhado?

Os telhados são instalados de forma para que haja escoamento da água, porém você tem de concordar que não é suficiente para garantir proteção total contra infiltrações!

É muito comum a presença de infiltrações, goteiras, mofo e bolores no interior da construção proveniente da ação da água das chuvas, não é? Por isso, é necessário impermeabilizar os telhados para que esses problemas não surjam e causem um transtorno gigante para você. Mas, quais produtos devo utilizar?

Bom, no caso de telhados cerâmicos, de concreto ou fibrocimento, você precisa utilizar BlokSeal CC, um hidrofugante capaz de repelir a água e proteger toda a estrutura e os ambientes internos da construção da umidade.

Já no caso de lajes aparentes, é imprescindível a utilização de um impermeabilizante, o Blok ST, um produto eficiente para barrar a entrada de água na estrutura, protegendo-a contra o surgimento de quaisquer manifestações patológicas. 

Conclusão

Hoje, vimos sobre os tipos de telhados utilizados em construções e você pôde perceber que existem inúmeras formas de fazer a cobertura de uma construção.

Também, explicamos sobre a importância da impermeabilização para garantir não só a boa aparência da obra, mas como toda a estrutura.

Se quiser mais informações sobre os produtos e como utilizá-los, entre em contato com a equipe da Blok, pois nós entendemos o seu caso e apresentaremos a melhor solução!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.