Telhado embutido: por que utilizar na sua construção?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
29/11/2021
Atualizado em
1/12/2021
Telhado embutido: por que utilizar na sua construção?

Telhado embutido: por que utilizar na sua construção?

Você já deve ter reparado que o telhado embutido virou tendência nas construções e é o preferido nos projetos arquitetônicos, não é mesmo? Por ser cada vez mais utilizado, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre os telhados embutidos, afinal é a opção predominante nas construções de hoje em dia e, por isso, você precisa ficar atualizado quanto às tendências que permeiam a construção civil.

Complementando os projetos arquitetônicos das construções modernas, os telhados embutidos são aqueles que quando olhamos para a obra, não enxergamos telhado nenhum, aparentando que ele não existe.

Porém, ele está lá, só não está visível. Ele é um opção interessante para projetos modernos que prezam por linhas retas e visual mais clean, típicos das construções contemporâneas. Por isso, estão cada vez mais presentes.

Considerando que você precisa se alinhar com as novas tendências do mercado da construção civil, como os telhados embutidos, fizemos este artigo para que você possa, finalmente, entender tudo sobre esse assunto.

Aqui, você vai encontrar informações sobre: o que são telhados embutidos, quais as diferenças entre eles e os telhados aparentes, quais são os tipos de telhas, vantagens e desvantagens, estruturas dos telhados embutidos e, por fim, cuidados e manutenção. Portanto, continue lendo este artigo para ter acesso a todas essas informações importantes!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é telhado embutido?

Primeiro, vamos falar sobre o que são telhados embutidos para então seguirmos para os tópicos mais específicos.

Os telhados embutidos, também conhecidos como telhado caixote ou telhado não aparente, é um tipo de cobertura de construção que não é visível pela fachada, pois está situada atrás de pequenas paredes no topo da edificação que a encobre.

Essas pequenas paredes são chamadas de platibandas, que podem ser constituídas de alvenaria ou pré moldados de concreto.

Também podem ser constituídos de diversos tipos de telhas, abrindo mais ainda o leque de opções para a utilização dos telhados embutidos. Mas, vamos entender mais sobre isso mais pra frente, fique tranquilo.

Muito utilizados em projetos de construções modernas, os telhados embutidos são os preferidos por conta da sua estética com linhas retas, diretas e simétricas, dando um aspecto clean para toda a obra. Assim, tornaram-se uma forma de telhado inovadora.

Telhado embutido x Telhado aparente

O modelo de telhado mais comum, sem dúvidas, é o telhado aparente, isto é, com as telhas aparecendo ao olharmos para a construção. Além de mais utilizado, é também o mais antigo e tradicional, portanto oferece diversas vantagens já consolidadas no mercado da construção civil.

Por isso, não podemos deixar de abordar neste artigo quais as principais diferenças entre os telhados embutidos e aparentes.

Os telhados aparentes, muito tradicionais, têm voltado a ganhar espaço nas construções. Seja por conta da estética como de suas características vantajosas, vemos que a substituição pelos embutidos está diminuindo, voltando a dar espaço para os aparentes.

Dentre algumas vantagens que os telhados aparentes oferecem frente aos embutidos, temos: maior resistência das telhas, menor custo com manutenção, maior conforto térmico e acústico. Por outro lado, esse tipo de telhado também possui as seguintes desvantagens: maior tempo de execução, custo de execução total mais caro, requer maior madeiramento e o uso de calhas nas bordas é obrigatório.

Quanto às características dos telhados embutidos, você encontra nos próximos tópicos. Por isso, continue lendo para poder comparar os dois tipos de telhados e definir qual deles será mais adequado para a sua obra.

Quais são os tipos de telha para telhados embutidos?

Assim como os telhados aparentes, é possível construir telhados embutidos com diferentes tipos de telhas. É sobre isso que vamos conversar neste tópico.

É interessante lembrar que a estética das telhas pouco importa quando falamos em telhados embutidos, uma vez que elas ficarão escondidas, não sendo visíveis pelas fachadas. Portanto, as mais recomendadas são aquelas de baixo peso e fácil instalação, sendo comuns os seguintes tipos:

  • Fibrocimento: são práticas por conta do seu comprimento e largura, cobrindo maior área sem a necessidade de muitas telhas. Proporcionam economia de tempo e dinheiro, porém é um material mais frágil.
  • Metálicas: telhas de aço, conhecidas também como telhas sanduíche, apresentando propriedades semelhantes às de fibrocimento. Resistentes e com baixo custo.
  • Polipropileno: telhas translúcidas que proporcionam iluminação natural para os ambientes.

Ainda é possível utilizar telhas cerâmicas nos telhados embutidos. Elas são as melhores quando falamos em conforto térmico acústico.  

Agora, basta você avaliar qual delas é a que melhor se encaixa ao seu projeto arquitetônico. Lembre-se de fazer orçamento em vários locais para contar com preços justos.

Quais as vantagens e desvantagens do telhado embutido?

Agora é hora de entender quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar telhados embutidos na sua obra.

Dentre as vantagens, podemos citar:

  • Estética moderna e clean: ideal para os projetos arquitetônicos que prezam por esses elementos.
  • Economia: proporciona redução de elementos estruturais porque exige menos madeiramento.
  • Facilidade de execução e menor tempo de instalação.
  • Menor custo quando comparado com telhados convencionais.
  • Facilidade em embutir calhas, não deixando elas aparentes.

Quanto às desvantagens, temos:

  • Telhado mais baixo, o que pode dificultar a manutenção.
  • O gasto pode ser maior por conta das calhas e platibandas.
  • Telhas com menor conforto térmico.
  • No caso de residências, a arquitetura pode ser confundida com empreendimento comercial. Importante contratar bons arquitetos.

Considerando as vantagens e desvantagens, você pode comparar os telhados embutidos com os aparentes para entender qual deles é o mais ideal para o seu projeto. Assim que analisar, conte com ajuda profissional para não errar na escolha.

Quais são as estruturas dos telhados embutidos?

Os telhados embutidos exigem estruturas que são muito semelhantes às dos telhados aparentes, podendo ser feitas de madeira ou metal e são compostas por tesouras, terças e calhas.

Tesouras: estruturas triangulares que servem de suporte para distribuir o peso total do telhado para as lajes.

Terças: vigas de madeira ou metal que conectam as tesouras. Servem para distribuir os pesos das telhas para as tesouras.

Calhas: são parte da estrutura e responsáveis pelo escoamento da água do telhado para o terreno.

Apesar de apresentarem as mesmas estruturas que os telhados aparentes, são feitas de uma forma simplificada no caso dos telhados embutidos.

Cuidados e manutenção dos telhados embutidos:

Por ficarem escondidos, os cuidados e manutenção dos telhados embutidos podem ser um pouco mais difíceis. Porém, é extremamente necessário realizar vistorias no telhado com certa frequência para detectar possíveis problemas que ainda são possíveis de resolver. Se deixar para tentar consertá-los apenas quando complicarem, o reparo será bem mais difícil e custoso.

Outro ponto importante é realizar a impermeabilização dos telhados embutidos para evitar a ocorrência de infiltrações. Caso haja laje por baixo das telhas, você precisa impermeabilizá-la com Blok ST, uma resina impermeabilizante que protege toda a superfície contra a ação da água. Se não há laje, é essencial hidrofugar as telhas com BlokSeal CC, um produto hidrofugante perfeito para repelir água e evitar o surgimento de manifestações patológicas.

Conclusão

Hoje, você aprendeu tudo sobre os telhados embutidos e como eles podem ser uma opção muito interessante para a sua obra. Além de conferir uma estética moderna e clean, que é tendência na arquitetura das construções, os telhados embutidos também oferecem outros benefícios que são vantajosos para qualquer obra

Por isso, avalie se é o telhado ideal para o que você deseja. E, caso opte por ele, converse com a equipe da Blok para conhecer melhor sobre o Blok ST e BlokSeal CC e como eles podem ser soluções para garantir mais qualidade e segurança para as suas construções.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre os telhados embutidos. Até a próxima.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.