Aprenda o que é slump do concreto e como fazer o teste

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
8/4/2021
Atualizado em
20/4/2021
Aprenda o que é slump do concreto e como fazer o teste

Você sabe o que é slump do concreto? Se já ouviu falar mas não sabe o que significa e qual a importância de realizar o teste slump do concreto nas obras, esse artigo é para você! Todos nós sabemos que o concreto é um dos materiais mais utilizados em qualquer obra e, assim como qualquer insumo utilizado durante a execução de uma construção, deve passar por uma análise para certificar a qualidade do material.

É possível, também, em obras maiores, contar com a ajuda de empresas especializadas para fazer alguns testes para verificar se o material que será utilizado na obra é bom o suficiente para garantir boa qualidade e durabilidade para a edificação, isto é, se o resultado final esperado será atingido.

Mas, nem sempre é possível e necessário contratar empresas especializadas para realizar testes durante a execução da obra e é aí que entra a importância do teste slump do concreto, que é realizado na obra pelos próprios profissionais que estão lá trabalhando. Por ser um teste bastante simples, na grande maioria das vezes, é realizado na própria obra pelos obreiros, sem ajuda de empresas. Assim, na maioria das obras, o teste slump do concreto é realizado para então aprovar o material (usinado ou virado em obra) antes de utilizá-lo.

Ao realizar o teste,  a obra passa a contar com mais uma garantia de durabilidade e qualidade. É isso que você quer, não é mesmo? Então, para saber mais sobre esse teste tão importante e tão utilizado nas obras para garantir a qualidade do concreto, continue lendo este artigo que preparei para que você entenda tudo sobre este assunto!


superplastificante para concretos, argamassas e grautes
BlokGraute Pro+
Superplastificante para Concretos, Argamassas e Grautes
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é slump do concreto?

Antes de mais nada, precisamos entender a definição do slump do concreto, ou seja, no que consiste esse teste tão importante. Bom, o Slump Test, também chamado de teste de abatimento do concreto, é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes da sua aplicação, fazendo parte do controle de qualidade do insumo que será utilizado na obra.

Deve ser feito tanto no concreto usinado como no rodado em obra. O slump test tem o objetivo de medir a fluidez do concreto para verificar se ele possui a característica necessária para a aplicação em um determinado local. Vou explicar melhor.

Imagine que você vai utilizar o concreto para fazer concreto projetado. Você concorda que ele não pode ser muito viscoso, pois corre o risco de ele ter dificuldades para sair da bomba?

Ele tem que ser fluido o suficiente para garantir um bom resultado. Já se for utilizar o concreto para o preenchimento de um caixote de coluna, o concreto tem que ser mais fluido para que o preenchimento seja mais rápido e fácil. Conseguiu visualizar a importância de medir a fluidez do concreto e como ela varia dependendo do local onde será aplicado?

Agora acredito que você já entendeu a importância de fazer o Slump test do concreto, não é? Então, para entender melhor como o teste deve ser feito, vou te explicar alguns pontos importantes sobre as propriedades do concreto, ok? Vamos lá!

Propriedades do concreto

Ao contrário do que muitos pensam, o Slump Test não mede a resistência do concreto. Para medir a resistência do concreto, é realizado o teste FCK, depois de 28 dias de aplicado, após finalizado o processo de cura. É muito comum dizer que o Slump Test mede a trabalhabilidade do concreto, mas o que esse termo quer dizer? É isso que vamos esclarecer neste tópico. Por isso, continue aqui comigo!

Tabalhabilidade é um termo bastante vago e quando falamos que o teste avalia a trabalhabilidade do concreto fica um pouco abrangente. Mas, como expliquei no tópico anterior, quando fiz uma analogia sobre a fluidez do material, acredito que ficou mais fácil, não é? Bom, a consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do material, porém não são a mesma coisa. Então, quando falamos em fluidez do concreto é mais coerente para entender sobre o que o Slump Test avalia de fato.

E, para avaliar se o concreto está bom ou não para uso vai depender para qual finalidade ele será destinado. Assim, percebe que falar que o Slump Test avalia a trabalhabilidade do concreto é muito vago?

Então, para melhor entendimento, considere que o Slump Test avalia a fluidez do concreto e para aprová-lo, você precisa levar em conta as necessidades do local onde ele será aplicado, certo?

Por que fazer o teste de slump?

Você já deve ter entendido do porquê fazer o teste de Slump. Mas, é importante ressaltar que fazer o Slump Test não só faz parte do protocolo dentro da execução de uma obra, como também é uma forma eficaz de garantir durabilidade e qualidade para toda a estrutura. Imagine o problemão que você pode ter se usar um concreto que não possui as características adequadas para aplicação em uma determinada área? As consequências podem ser graves e podem afetar toda a estrutura da obra. Por isso, não compensa não fazer o teste.

O Slump Test é tão simples, rápido e fácil de fazer, que não tem porque não fazê-lo antes de usar o concreto. Assim, é mais uma garantia de qualidade para a obra. Além do Slump, quando falamos em qualidade do concreto, é indispensável fazer o teste FCK para medir a resistência do concreto, logo após a sua cura.

Como fazer o teste de slump do concreto?

Agora, vamos para a prática! Quer saber os passos de como fazer o Slump Test? Então, venha comigo, que vou te explicar.

O passo a passo do teste de slump é dividido nessas etapas:

  1. Obtenha quantidade suficiente de amostra do concreto para a realização do teste;
  2. Selecione um local plano para que o teste possa ser realizado;
  3. Coloque sobre a superfície (de preferência um local estanque - não sobre o solo, por exemplo) um molde tronco-cônico com as seguintes dimensões: diâmetro inferior de 20 cm, diâmetro superior de 10 cm e altura de 30 cm, com a maior base voltada para baixo;
  4. Encha o molde com concreto até uma altura de 10 cm. Compacte com vinte e cinco golpes em uma barra com 16 mm de diâmetro. Repita o procedimento para as duas camadas seguintes;
  5. Aguarde de 5 a 10 segundos e retire o molde lentamente;
  6. Coloque o molde com a base menor voltada para o piso;
  7. Agora, compare a diferença de altura entre o molde e o tronco de cone de concreto fresco, que é o slump, medido em centímetros.
  8. Se o valor do teste corresponder a um valor dentro do limite de tolerância, pode-se aceitar o concreto. Os parâmetros de valor do resultado do teste variam conforme o local de aplicação do concreto.

Viu como é simples? Basta seguir esses passos para verificar se o concreto pode ou não ser utilizado na sua obra com segurança!

Normas Técnicas que falam sobre o Slump Test

O procedimento de como realizar o teste de Slump é definido por algumas normas técnicas, são elas:

  • NBR NM 67:1998: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone
  • NBR 10342:2012: Concreto — Perda de abatimento — Método de ensaio, definindo como mensurar tal perda.

Conclusão

Ainda é importante ressaltar que o Slump Test deve ser realizado tanto no recebimento de concretos usinados frescos produzidos pela central como também no concreto que é rodado em obra para controle da qualidade do material. O resultado do teste de abatimento do concreto deve variar segundo o local de sua aplicação. Portanto, não há um único valor certo para o resultado do teste, pois vai depender da sua finalidade.

Hoje, você aprendeu tudo sobre o Slump Test e viu como é rápido e fácil de fazê-lo na sua obra! Ao realizar esse teste, você garante mais qualidade e durabilidade para os seus empreendimentos! Então, não pule essa etapa, ok? E, se precisar, conte com a Blok para qualquer desafio!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.