Piso Drenante de Concreto: O Que Você Deve Saber

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
11/1/2021
Atualizado em
20/4/2021
Piso Drenante de Concreto: O Que Você Deve Saber

O piso drenante de concreto, também conhecido como piso permeável, é um tipo de concreto desenvolvido especialmente para permitir a passagem de água diretamente para o seu nível inferior.

Assim, ele é uma alternativa muito interessante de revestimento para aplicação em áreas externas, facilitando o escoamento da água da chuva e o processo de drenagem da superfície, evitando a formação de poças e de alagamentos.

Por isso, o piso drenante de concreto vem se tornando uma escolha cada vez mais popular, ganhando cada vez mais adeptos, interessados no grande leque de vantagens que este material oferece com a sua utilização.

No entanto, o processo de fabricação e instalação do piso drenante deve ser feito seguindo alguns cuidados para garantir a qualidade e eficiência do resultado final, atuando com bom desempenho e aspecto estético.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o piso drenante de concreto. Veja, a seguir, o que é este material, como se dá o seu funcionamento, principais vantagens, onde pode ser instalado e como garantir um bom resultado na sua aplicação.

desmoldante para concreto
BlokForma Plásticos
Desmoldante para Concreto para Formas Plásticas
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é o piso drenante de concreto?

O conceito do piso drenante já vem sendo utilizado há milhares de anos, com registros na sociedade grega e no império romano, por exemplo. Basicamente, o piso drenante é um tipo de pavimentação que permite a passagem de água através da sua estrutura, evitando o acúmulo dela na superfície e proporcionando uma drenagem eficiente para a área revestida.

Apesar de sua longa história, os primeiros pisos drenantes feitos de concreto foram desenvolvidos em meados dos anos 1940, na Holanda, um país que enfrenta dificuldades em fazer a pavimentação por concreto por conta da instabilidade do solo, uma vez que se encontra abaixo do nível do mar.

No entanto, a tecnologia utilizada era a das placas intertravadas – um tipo de pavimentação que utiliza juntas espaçadas ou áreas vazadas em sua estrutura para garantir a passagem da água.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, foi desenvolvido um tipo de concreto que é capaz de permitir o escoamento de água através do próprio material com eficiência, sem a necessidade de fazer cortes ou deixar espaços entre as peças para fazer a drenagem.

Assim, o piso drenante de concreto, como é chamado, é um tipo de revestimento poroso formado por uma combinação de concreto com pedras de diversas granulometrias, projetado para permitir que a água escoe através dele, e chegue até o solo ou a camada inferior do pavimento sem dificuldade. Vamos entender um pouco mais a respeito deste material a seguir.

Como funciona o piso drenante de concreto?

O piso drenante de concreto é executado com o concreto permeável, um tipo especial que é produzido para que o cimento não vede completamente as lacunas entre as pedras, garantindo espaços livres na estrutura do concreto.

Desta forma, é um material que possui inúmeros pequenos orifícios, que permitem a passagem de umidade, facilitando o escoamento da água da chuva e evitando o acúmulo de água na superfície - enquanto tem a aparência e as características gerais do revestimento de concreto tradicional. 

O piso drenante pode ser utilizado em cima de um contrapiso, diretamente na superfície do solo ou sobre um sistema de drenagem, que permite o armazenamento da água e a sua condução aos lençóis freáticos ou ao sistema de escoamento de água do terreno ou da cidade.

Assim, ele possibilita variadas soluções, que podem ser adaptadas a cada caso específico. A ABNT NBR 16416 regula a fabricação do piso permeável, normatizando os requisitos e procedimentos que devem ser seguidos para garantir a qualidade e eficiência do resultado da pavimentação. 

Quais as vantagens do piso drenante de concreto?

São muitos os benefícios que o piso drenante de concreto garante com a sua aplicação. Vamos ver as principais vantagens deste tipo de pavimento:

Garantia de escoamento da água

O piso drenante de concreto é um material de alta permeabilidade, evitando o aparecimento de poças e o acúmulo de água na superfície do piso. Como resultado, ele diminui as chances de alagamento e reduz a sobrecarga da infraestrutura de drenagem da área, além de dificultar o entupimento de ralos.

Saúde e segurança para os usuários

Por ter como principal característica a porosidade, o piso drenante de concreto é um revestimento antiderrapante de alta aderência, o que evita o acontecimento de acidentes durante o tráfego de pessoas e veículos em sua superfície.

Além disso, é um piso atérmico, que mantém uma média de temperatura até 7ºC mais baixa do que a do asfalto, por exemplo. Desta forma, ele é um material seguro, mesmo para a circulação de pés descalços, como no caso de áreas em torno de piscinas, enquanto também ajuda a reduzir as ilhas de calor habituais das cidades.

Economia de recursos

Outra vantagem é a economia que o piso drenante de concreto proporciona, em vários quesitos. Este é um material de baixa manutenção e de fácil limpeza, além de possuir alta durabilidade e não gerar desperdícios na sua instalação.

Mais do que isso, ele também permite o reaproveitamento da água da chuva e reduz os custos de manutenção dos sistemas de drenagem da área, ao impedir que sejam sobrecarregados com o volume de grandes chuvas. Assim, é uma pavimentação com custos vantajosos a curto e longo prazo.

Resistência e durabilidade

O concreto é um material conhecido pela sua resistência e durabilidade. Atualmente, já podem ser encontradas no mercado várias opções de piso drenante de concreto com diferentes padrões de resistência, desenvolvidos para atender as necessidades de cada caso.

Basta escolher o material de acordo com as particularidades da aplicação, como o nível de tráfego da área, o padrão de acessibilidade ou o tipo de drenagem pretendida.

Manutenção do solo e vegetação

O piso drenante de concreto auxilia na manutenção do solo e da vegetação do entorno ao permitir a passagem direta da água e nutrientes da chuva e do ambiente para o chão, garantindo sua absorção pela natureza. Além disso, o material é capaz de filtrar a água, o que faz com que ela chegue purificada ao solo apesar da poluição da atmosfera das cidades e das calçadas.

Sustentabilidade e consciência ambiental

O material utilizado para a produção do piso drenante de concreto pode ser reutilizado ou reciclado de outros propósitos. Com frequência, os pisos drenantes ajudam na reciclagem de resíduos ou utilizam bases naturais como fibras e pedras, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Variedade de opções estéticas e de soluções

O piso drenante de concreto oferece várias opções estéticas, propiciando liberdade criativa para sua utilização na decoração. São várias combinações possíveis entre diferentes tamanhos e cores, com design moderno e aplicações criativas.

A importância do desmoldante para o piso drenante de concreto

O desmoldante é um produto desenvolvido para criar uma fina camada entre o concreto e a fôrma, impedindo a aderência entre eles. Desta forma, ele facilita o desmolde e possibilita o reaproveitamento das fôrmas, além de garantir a retirada do concreto do molde sem que ele sofra trincas, quebras ou outros danos.

Na fabricação do piso drenante de concreto, a utilização do desmoldante é essencial para garantir um bom resultado. Para que seja produzido, este tipo de pavimentação precisa passar por um período de cura dentro da fôrma, até que esteja pronto para ser retirado.

No entanto, o processo de desenformar o piso pode ser uma das etapas mais complicadas da sua produção, pois é um ponto crítico em que podem ocorrer danos tanto à peça quanto ao molde.

Com o uso de um desmoldante confiável e eficiente, a retirada da fôrma é significativamente facilitada. Como resultado, o produto final apresenta maior qualidade e todo o processo de fabricação se torna mais econômico ao diminuir o desperdício e a perda de produção, enquanto também permite a reutilização das fôrmas e diminui as chances de avaria.

A Blok é uma empresa comprometida com o desenvolvimento de produtos que utilizam tecnologia de ponta para facilitar o manejo das suas técnicas de construção e alavancar a qualidade dos seus resultados. Conheça o nosso desmoldante e garanta ainda mais eficiência para a sua produção de piso drenante de concreto!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.