Tudo o que você precisa saber sobre a Pedra Ferro! Entenda agora.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
10/5/2021
Atualizado em
31/5/2021
Tudo o que você precisa saber sobre a Pedra Ferro! Entenda agora.

Se você chegou até aqui é porque está buscando pedras para utilizar na sua construção, acertei? Caso esteja construindo ou reformando e está pensando em usar a pedra ferro para revestimento do seu empreendimento, este artigo é para você!

Aqui, vou te apresentar tudo sobre a pedra ferro e como você pode se beneficiar de todas as vantagens que ela pode oferecer para a sua obra. Por ser única e marcante, a pedra ferro vem sendo bastante utilizada pela construção civil, pois além de proporcionar um efeito estético diferenciado, também apresenta diversas vantagens, que vamos entender mais pra frente.

Você já deve ter visto construções com pedra ferro e notou que ela dá um efeito muito interessante, não é mesmo? Ao mesmo tempo que possui coloração escura, dá elegância para qualquer ambiente. Falando em ambiente, é possível utilizar esse tipo de pedra de diversas formas e em vários tipos de ambientes, desde fachadas até áreas internas, como banheiros ou salas. Além de contar com uma pedra única e marcante, utilizar a pedra ferro proporciona diversos outros benefícios.

Por isso, continue lendo este artigo para entender no que consiste a pedra ferro, quais são suas vantagens e desvantagens, quais são seus formatos mais comuns disponíveis no mercado, onde elas podem ser utilizadas em uma construção, seu preço e como devem ser realizadas a limpeza e manutenção da pedra. Então, continue comigo para ter acesso a esse guia completo da pedra ferro que preparei especialmente para você.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é pedra ferro?


Antes de mais nada, temos que entender no que consiste a pedra ferro. Basicamente, podemos definir a pedra ferro como sendo uma rocha vulcânica que sofre oxidação, dando suas características próprias, como cor, textura e formas.

Ela possui uma tonalidade escura, variando entre marrom, ferrugem e até preto, o que a torna única. A tonalidade da pedra é o que justamente faz ela ser uma das mais procuradas por quem deseja um projeto moderno, elegante e, ao mesmo tempo, rústico. 

Também conhecida como Topázio ou Pedra Pericó, a pedra ferro possui origem brasileira, o que diminui bastante seu valor. Porém, seu grande sucesso nas construções se deve, principalmente, ao apelo estético que ela fornece, com suas características únicas.

Por conta disso, podemos ver a pedra ferro em diversos tipos de ambientes e de várias formas, tanto em áreas externas como internas, sempre valorizando as áreas onde são aplicadas.  

Vamos, agora, entender as vantagens e desvantagens que a pedra ferro pode oferecer para a sua obra. A partir daí, será possível você avaliar se vale a pena o investimento, certo?

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Há várias vantagens de se utilizar pedra ferro nas construções. A principal delas é, sem dúvida, quanto à questão estética que a pedra oferece. Por possuir coloração única, é ideal para quem deseja dar personalidade ao projeto arquitetônico. Ao mesmo tempo que dá um toque rústico, oferece modernidade e elegância para a decoração.

Além do fator estético, a pedra ferro possui características próprias das pedras naturais, como alta resistência e dureza, sendo muito resistente tanto a impactos físicos e elementos corrosivos como quanto à ação da natureza, como vento, chuva e calor. Porém, apesar de apresentar alta resistência, a pedra ferro precisa receber tratamento com produto específico para que seja protegida contra os efeitos nocivos que a água possa vir a causar. Vamos falar sobre isso mais pra frente. 

Outra vantagem é em relação ao preço, que é bastante acessível quando comparado com outros tipos de revestimentos. Também não necessita de grandes manutenções. 

Quanto às desvantagens, podemos falar sobre sua tonalidade escura, devendo tomar muito cuidado ao combiná-la com o projeto de decoração da sua construção uma vez que pode sobrecarregar os ambientes. Porém, se souber utilizá-la, é possível criar ambientes incríveis. 

Outra desvantagem que, muitas vezes não é dada a devida importância, é em relação ao possível surgimento de manchas decorrentes da água em contato com a pedra ferro. Por possuir grande quantidade de minério de ferro, o que dá a cor para a pedra, quando em contato direto com a água, ele é levado com ela, podendo sair um caldo avermelhado que mancha os revestimentos ao redor. Isso pode gerar um grande transtorno. Mas fique tranquilo, pois tem solução. Para evitar isso, é imprescindível realizar uma boa impermeabilização na pedra. Você vai entender sobre isso mais pra frente.

Quais são os formatos disponíveis de pedra ferro?

É possível encontrar alguns tipos de formatos de pedra ferro disponíveis no mercado e é sobre isso que vamos falar neste tópico. Assim, sua venda pode se dar através de placas ou peças de pedras soltas. Portanto, a pedra ferro pode ser encontrada em três tipos:

Mosaico: são peças menores, em variados formatos, indicadas para formar desenhos ou labirintos nas paredes. Podem ser vendidas em placas, facilitando a aplicação ou avulsas, tendo que colocar peça por peça.

Filetes: uma das opções mais utilizadas por conferir rusticidade para os ambientes, são pequenas tiras com largura, comprimento e espessura variados, podendo ser mais ou menos irregulares.

Pedras serradas: são peças em formatos retangulares ou quadrados, com leves variações na espessura de uma pedra para outra. 

Por existirem esses três tipos diferentes de formatos de pedra ferro, você precisa avaliar qual deles se encaixa melhor ao seu projeto arquitetônico. Com uma iluminação combinada, é possível dar efeitos fantásticos para os ambientes.

Onde utilizar a pedra ferro?

Como já dissemos, a pedra ferro pode ser utilizada em muitos tipos de ambientes, conferindo elegância e rusticidade para todos eles. Porém, onde mais vemos esse tipo de pedra é em fachadas, paredes de hall de entrada, varandas, espaços gourmet, banheiros e painéis em salas.

Cabe usar a criatividade de arquitetos e decoradores para garantir mais estilo para a decoração dos ambientes. É possível inovar e criar projetos lindíssimos com a pedra. Veja alguns modelos na internet para ter ideia de como usufruir de todos os benefícios que a pedra ferro pode oferecer.  

Qual o preço da pedra ferro?

O preço da pedra ferro não é dos mais altos, ficando em torno de 80 a 150 reais o metro quadrado. Porém, esse valor varia de acordo com o tipo de formato escolhido. Geralmente, os projetos com pedra ferro não exigem grandes quantidades, pois, por ser muito marcante, o pouco que se utiliza da pedra já é suficiente para dar o efeito desejado. Por isso, não sai muito caro. E ainda oferece grandes vantagens. Pense e avalie bem se é a pedra ideal para usar na sua construção.

O que passar em pedra ferro?

A limpeza da pedra ferro é bastante simples. Basta usar uma vassoura com água e sabão para limpar a pedra ou até uma máquina de alta pressão para remover as sujeiras mais difíceis. Ainda tem quem recomenda utilizar produtos específicos para limpar pedras, porém é importante conversar com o fabricante antes para se certificar que não há risco de danificar a pedra.

Como impermeabilizar a pedra ferro?

Como já falamos antes, a pedra ferro não exige grandes manutenções depois de aplicada. Porém, fazer uma boa impermeabilização é imprescindível para evitar o surgimento de manifestações patológicas decorrentes de infiltrações e também para evitar o escoamento de minério de ferro junto com a água, o que pode danificar os outros materiais perto do local. Além disso, impermeabilizar a pedra facilita a limpeza uma vez que impede o acúmulo de sujeiras.

Para contar com os benefícios da impermeabilização da pedra ferro, você precisa conhecer BlokSeal, um produto hidrofugante que, ao ser aplicado, não altera as características do material, criando uma camada invisível que impede a passagem de água, evitando infiltrações e dificultando o acúmulo de sujeiras. É fundamental utilizá-lo para garantir mais beleza e durabilidade para a pedra ferro. 

Conclusão

Gostou de aprender sobre a pedra ferro? É uma opção bem interessante para usar como revestimento uma vez que confere elegância e modernidade para qualquer projeto arquitetônico. Caso decida utilizar essa pedra na sua construção, converse com a equipe da Blok para conhecer melhor sobre o BlokSeal e outras soluções que temos para a sua obra! Até a próxima.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.