Mastique: o que é, como aplicar e quais os melhores do mercado

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
23/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
Mastique: o que é, como aplicar e quais os melhores do mercado

Quem já trabalha com artefatos de concreto e atende a demandas variadas e especializadas do setor de construção civil, mais cedo ou mais tarde, irá se deparar com o mastique. Você já ouviu falar sobre esse produto?

O mastique, originalmente, é retirado da casca de árvores mediterrâneas e, como resina, é usado para a fabricação de verniz e de goma de mascar. Já no segmento de construção civil, o mastique é um produto bastante utilizado para vedação, já que adere a quase todos os tipos de superfícies: madeira, alumínio, mármore, aço e cimento são algumas delas.

Esse tipo de produto é comumente utilizado para vedação de concreto para conectar janelas e selar fundações. Mas seus atributos permitem outras aplicações, como veremos neste material.

Então, continue a leitura. No artigo de hoje, descubra mais sobre o que é mastique, como aplicá-lo e quais mastiques estão entre os melhores do mercado. Acompanhe a seguir e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Afinal, o que é o mastique?

Trata-se de um composto de consistência pesada que pode permanecer adesivo e flexível com o tempo. Normalmente, se refere a um composto impermeável e hermético que é aplicado a elementos como paredes externas e superfícies do telhado ou que é usado para fornecer uma vedação de ar robusta e durável para sistemas de distribuição de dutos de ar.

Dessa maneira, o mastique é um agente de ligação poderoso usado em muitos ambientes comerciais e industriais, mas que também é popular para a colocação de ladrilhos e a vedação de janelas, paredes e tetos em projetos da construção civil.

É tradicionalmente derivado da resina da árvore de aroeira, embora também seja comumente fabricado sinteticamente. Dependendo da aplicação, geralmente está disponível na forma de líquido fino, cola espessa ou pasta. O mastique pode unir rápida e permanentemente muitos materiais diferentes, embora, em boa parte dos casos, funcione melhor em superfícies duras e não porosas.

Portanto, o mastique é comumente usado em projetos de construção como um adesivo e selante. É uma escolha popular onde uma superfície precise ser aderida a outra em uma ligação durável ou onde a área precisa ser protegida.

Os tipos de materiais mais comuns aos quais mastique pode aderir incluem madeira, alumínio, aço, mármore, concreto, vidro, entre outros.

Quando usar mastique em seus projetos?

Na indústria da construção civil, o concreto, há tempos, é uma das preferências e permanece sempre entre as principais tendências do setor. Empreiteiros constroem casas com fundações de concreto. Ele é utilizado para outros equipamentos, como pisos com modernos acabamentos. O mastique é usado para fortificar calçadas, pontes, estacionamentos, meio-fio e em tantas outras estruturas de concreto.

No entanto, enquanto o concreto torna nossas vidas mais práticas e seguras e os projetos mais duráveis, confiáveis e eficientes, o material pode demandar que se lide com o desafio da vedação. É aí que o mastique pode contribuir significativamente para o sucesso desses projetos.

Com isso, entre os exemplos e indicações de uso do mastique, é possível destacar os seguintes:

  • Junta de dilatação vertical e horizontal;
  • Vedação de esquadrias;
  • Calhas, rufos e pingadeiras;
  • Colagem de tetos, paredes e pisos;
  • Vedação de juntas para janelas e portas;
  • Vedação da área ao redor das banheiras e demais aparelhos sanitários.
  • Entre outros.

Assim, entre as propriedades que tornam o mastique tão versátil e eficiente, estão as de resistência à água, à temperatura e aos raios ultravioletas. Ele também é capaz de resistir à corrosão, apresenta elasticidade e aderência.

A partir desses atributos, o mastique torna-se um aliado em projetos para tratamento de fissuras e trincas, além de recuperação de fachadas e outros elementos em concreto e argamassa. Esse produto também é utilizado para fins corretivos de dutos de aquecimento e em equipamentos condicionadores de ar.

Dicas de como aplicar o mastique em seus projetos

Se nos projetos de sua empresa você detectar que é recomendada a aplicação de mastique, saiba que esse trabalho, quando feito com produtos de qualidade, tende a ser bastante simples.

A recomendação é sempre executar um teste para checar a adesão e compatibilidade com o material.

Primeiramente, será preciso limpar e secar a superfície que receberá o produto - retirando especialmente óleo, umidade e outras partículas aparentes (como poeira). Verifique também se o equipamento apresenta sinais de eflorescência - e, em caso positivo, antes de aplicar o mastique, trate a superfície com um produto específico para esse problema, como o Blok Eflohard.

Vencida essa etapa, você poderá utilizar o aplicador de sua preferência, seguindo com atenção as instruções do fabricante do produto, inclusive no que diz respeito ao tempo de secagem e de cura do produto. Também será fundamental respeitar as normativas cabíveis - como a ABNT NBR 7.200.

Cabe ressaltar que, de modo geral, devido à sua viscosidade, o mastique é mais bem aplicado em áreas mais espessas do que mais finas, como grandes lacunas e rachaduras.

A suavidade do mastique acomoda as expansões e contrações das lajes de concreto, proporcionando uma vedação permanente e firme. Assim, quando corretamente aplicado, sua vedação evita que água e sujeira entrem nas estruturas de seus clientes.

Quais os melhores mastiques do mercado

Originalmente, o mastique era feito de gotículas de resina da árvore aroeira. Esta árvore, conhecida cientificamente como pistacia lentiscus, cresce mais prolificamente na região do sul do Mediterrâneo, particularmente na Grécia e na Turquia.

Em boa parte dos casos, a resina sai da árvore da mesma forma que a seiva sai de muitos pinheiros. Colhê-la é mais fácil se toda a árvore for cortada, mas matar a planta limita drasticamente o suprimento e não é uma solução sustentável. Por isso, desenvolveu-se sistemas de filtração para capturar a resina conforme ela é produzida, o que salva as árvores - mas pode tornar o produto final muito caro, tanto em termos de mão de obra envolvida quanto em limitações naturais no fornecimento.

Diante disso, diversos fabricantes modernos criaram seu próprio mastique em laboratórios. Na maioria dos casos, esse produto sintético apresenta as mesmas propriedades adesivas intensas e é quimicamente quase idêntico, mas é muito mais acessível para o cliente.

Com isso, para encontrar os melhores mastiques, é importante avaliar questões como suas propriedades centrais distintivas- como perfeita adesão à superfície, resistência a variadas temperaturas, capacidade de movimento, facilidade de aplicação e tempo de manuseio.

Os mastiques de poliuretano e silicone podem atender a todos esses requisitos, quando fabricados seguindo-se altos padrões de qualidade e conformidade normativa.

Isso é feito pela linha de mastiques da Blok. Esses são produtos totalmente seguros, feitos a partir da mais alta tecnologia, especialmente criados para profissionais que trabalham com colocação e aplicação de rufos, calhas, esquadrias, vidros, entre outras demandas.

Os mastiques da Blok são fáceis de aplicar e irão proporcionar uma excelente aderência, impermeabilidade e resistência ao tempo. Assim, seu trabalho irá manter seu cliente satisfeito não apenas no momento imediato após a aplicação, como também no longo prazo, diante da durabilidade e alta qualidade do serviço.

E então, ficou mais claro para você o que é mastique, como aplicar e quais os melhores do mercado? Para saber mais sobre as soluções desenvolvidas pela Blok, acesse nosso catálogo de mastiques com a ficha técnica e demais detalhes sobre cada produto.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.