Gesso projetado: use na sua obra também!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
15/11/2021
Atualizado em
17/11/2021
Gesso projetado: use na sua obra também!

Gesso projetado: use na sua obra também!

O gesso já é um material consolidado no mercado da construção civil para dar mais rapidez e qualidade para uma obra, podendo ser utilizado de diversas maneiras. O gesso projetado vem ganhando espaço durante a execução de obras para facilitar e agilizar ainda mais todo o trabalho que precisa ser desenvolvido até finalizar a construção.

Engenheiros e mestres de obras sempre estão em busca de alternativas que facilitem o serviço, reduzam custos e garantam qualidade para toda a obra. O gesso projetado é uma solução nesse sentido, pois proporciona mais rapidez e excelente acabamento para todo o empreendimento.

hidrofugante para gesso
BlokGesso
Hidrofugante para Gesso
CONHEçA AGORA
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Se você está buscando uma forma para facilitar ainda mais o trabalho no canteiro de obras, continue lendo este artigo, pois tenho certeza que ele vai te ajudar a entender como o gesso projetado pode ser a solução que você precisa.

Como você já deve saber, o gesso é um material excelente e trabalhar com ele traz diversas vantagens, como redução de custo, agilidade e ótimo resultado. Com o gesso projetado não é diferente, pois utilizá-lo em sua obra além de carregar as próprias características do próprio gesso, o gesso projetado também apresenta vários outros benefícios que veremos neste artigo.

Portanto, leia este artigo para entender as seguintes questões: o que é gesso projetado, quais são suas vantagens e desvantagens, qual a diferença entre o gesso projetado e o tradicional, onde você pode comprar e como fazer a aplicação do gesso projetado.

Com todas essas informações que disponibilizarei para você neste artigo, é possível você chegar a conclusão se vale a pena ou não utilizar esse material na sua obra.

O que é gesso projetado?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é o gesso projetado. Depois de saber sua definição, é possível entrarmos em assuntos mais específicos sobre esse tema. Portanto, essa parte é bastante importante. Vamos lá!

O gesso projetado, como o próprio nome já diz, é a projeção da massa de gesso no local a receber o acabamento, geralmente em alvenarias, por meio de um equipamento específico que faz a projeção. Apesar de exigir esse equipamento e mão de obra especializada, o gesso projetado ainda é uma opção com baixo custo.

É importante esclarecer que a projeção do gesso é apenas a primeira etapa do processo, seguida pelos procedimentos manuais de regularização da superfície, uniformização do revestimento e alisamento final. Apesar disso, a velocidade de execução da obra aumenta significativamente.

Usar gesso projetado, portanto, elimina as fases de chapisco, emboço e reboco do método tradicional, o que aumenta a rapidez e facilidade para realizar o serviço, influenciando no tempo total da obra.

Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar gesso projetado na sua obra?

Entender as vantagens e desvantagens que o gesso projetado traz para uma obra te ajudará a conhecer mais sobre esse material e como ele pode ser útil durante a execução dos serviços. Então, leia com atenção e descubra se é o método que você precisa para a sua obra!

Quanto às vantagens, podemos falar em:

  • Rapidez na execução: quando o assunto é construção civil, sempre que existir um meio de aumentar a rapidez de execução da obra é vantagem. Isso porque as construções podem ser entregues antes do prazo estipulado, o que aumenta o giro de dinheiro e possibilita novas construções. Usar gesso projetado elimina as etapas de chapisco, emboço e reboco, o que diminui muito o tempo sem perder qualidade.
  • Acabamento excelente: o acabamento liso que o gesso dá para o local onde é aplicado é diferenciado. Depois de projetado, o gesso deve passar por etapas de regularização da superfície com desempenadeira e finalização, alcançando resultados bastante satisfatórios para as superfícies, ficando muito lisas e uniformes.
  • Endurecimento: o gesso é um material conhecido pela sua rápida cura, isto é, depois de aplicado, não demora muito para que seque e a superfície fique pronta para receber o revestimento. Isso também agiliza todo o processo.
  • Redução de desperdício: a sustentabilidade é um tema que vem ganhando importância na construção civil. Isso porque é um dos ramos que mais impacta o meio ambiente. Nesse sentido, a busca por métodos que reduzam a quantidade de desperdício de material é crescente. O gesso projetado é uma forma de diminuir o desperdício de material, uma vez que substitui várias etapas do acabamento da construção tradicional. As perdas causadas pelo gesso projetado são apenas referentes à massa que fica no equipamento de projeção e durante o sarrafeamento, que é bem pouco.

Em relação às desvantagens, podemos citar:

  • Equipamentos específicos: para projetar o gesso nas superfícies, é necessário equipamento específico. Além do gasto com a própria máquina, todo equipamento exige manutenções preventivas e corretivas.
  • Limitação dos locais de aplicação: como você sabe, o gesso não é indicado para áreas externas ou locais que possam entrar em contato com água. Portanto, o gesso projetado só deve ser utilizado em áreas internas. Certifique-se se o local que você aplicará o gesso projetado não entrará em contato com a água para evitar problemas futuros.
  • Mão de obra especializada: para projetar o gesso, é necessário mão de obra especializada, isto é, não se arrisque a fazer o serviço se você não tem experiência na área. Contrate uma equipe profissional para não ter erros com o resultado final.

Agora, você pode pôr na balança as vantagens e desvantagens que o gesso projetado oferece e analisar se é interessante para a sua obra.

Qual a diferença entre gesso projetado e o tradicional?

Basicamente, a diferença entre o gesso projetado e o tradicional (gesso liso) é em relação à forma de aplicação. Enquanto que o primeiro é projetado na superfície através de um equipamento específico, o gesso liso é aplicado de forma tradicional e manual, sendo espalhado depois. Eles também diferem quanto à composição, pois enquanto que o gesso projetado é uma massa específica para essa finalidade, o gesso liso é uma mistura de gesso, água e retardador.

Onde comprar gesso projetado?

Você pode encontrar sacos de gesso projetado já prontos no mercado, porém é importante fazer cotações com fabricantes que possuem experiência e trabalhem da maneira certa para você ter a certeza que não terá problemas com o produto.

Além disso, você precisa contratar uma equipe profissional para realizar esse serviço, pois ele exige experiência e habilidade.

Com essas duas questões garantidas, provavelmente, você terá um acabamento excelente e um resultado acima do esperado.

Como aplicar gesso projetado?

A aplicação do gesso projetado não é tão simples e exige alguns procedimentos que devem ser seguidos fielmente. Vou resumir para você as etapas que devem ser seguidas:

  • Superfície limpa: a alvenaria precisa estar regularizada, limpa e regularizada. Qualquer mancha, rebarba ou objeto que estiver sobre ela devem ser removidos.
  • Mistura: a relação água/produto deve ser seguida de acordo com as recomendações do fabricante. Opte por produtos de qualidade.
  • Definição de áreas: as áreas a receberem o gesso devem ser definidas bem como a espessura de cada revestimento.
  • Projetar gesso: o gesso deve ser projetado de baixo para cima, na horizontal e uma linha por vez até cobrir toda a superfície.
  • Sarrafeamento: Para regularizar o revestimento e eliminar o excesso de material, deve ser feito de baixo para cima e na posição vertical.  
  • Acabamento: deve ser dado o acabamento para que a superfície fique totalmente lisa. É feito com o uso de desempenadeiras.

Seguindo esses passos, dificilmente você terá um resultado ruim.

Conclusão

Deu para entender tudo sobre o gesso projetado, não é? Agora você tem informação suficiente para avaliar se é uma boa opção para a sua obra. Leia novamente este artigo caso tenha ficado com alguma dúvida. E, conheça BlokGesso, um hidrofugante para gesso que o protege contra ação da água. Uma novidade e tanto! Converse com a equipe da Blok para saber mais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.