Cal para pintura: Caiação. Você conhece? Guia completo aqui.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
15/11/2021
Atualizado em
18/1/2024
Cal para pintura: Caiação. Você conhece? Guia completo aqui.

Cal para pintura: Caiação. Você conhece? Guia completo aqui.

A pintura com cal, ou caiação, é uma das formas mais antigas e simples para pintar uma parede. Mas, será que é realmente uma boa opção para você usar no seu empreendimento? Se você está pensando em utilizar cal para pintar sua casa e precisa de mais informações sobre esse procedimento, este artigo é para você.

Aqui, você tem acesso a um guia completo de como o processo de caiação pode ser uma opção para fazer o revestimento da sua construção.

Claro que o método tradicional acaba sendo o mais escolhido pelos profissionais, por ser mais seguro e conhecido. Mas, isso não descarta a possibilidade de você utilizar cal para pintura.

O que você precisa entender é que são coisas diferentes e que cada uma serve para uma finalidade. Hoje, nosso foco é a caiação, um procedimento ainda muito utilizado e, muitas vezes, ideal para alguns casos.

Se você está interessado neste assunto, tenho certeza que este artigo vai lhe ser muito útil. Aqui, você ficará sabendo o que é a caiação, quais são suas vantagens, desvantagens, onde você pode utilizá-la e como preparar a mistura e aplicar a cal na parede. Portanto, leia até o final, pois garanto que não vai se arrepender!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é caiação?

Antes de qualquer coisa, vamos entender no que consiste a caiação, esse procedimento antigo que ainda é uma das opções para revestir construções.

A caiação consiste em fazer a pintura utilizando cal, obtida pela decomposição térmica do calcário, um minério encontrado na natureza . Com a chegada de tintas industrializadas, a caiação caiu em desuso, mas ainda é uma opção muito interessante, ainda mais quando o orçamento está apertado. Assim, a cal para pintura é uma alternativa barata e eficiente, sendo uma forma simples e rústica para revestir paredes.

Se você não quer gastar com pintura na sua casa, a cal produzida para este fim é uma alternativa assertiva, pois é barata, rende e é fácil de ser encontrada. Além disso, ela pode adquirir diferentes cores com a adição de pigmentos facilmente encontrados em lojas de material de construção.

A cal também adere muito bem a diversos tipos de superfícies, principalmente às mais porosas e ásperas, não sendo indicada apenas sobre massa acrílica e corrida, em superfícies lisas demais (cerâmicas) ou concreto armado. Portanto, na maioria dos casos, tanto em paredes externas como internas, a cal vai super bem.

Quais são suas vantagens?

Conhecer as vantagens que a cal pode oferecer para a sua obra pode te ajudar bastante a decidir se a caiação é uma opção interessante para o que você precisa. Leia atentamente e, depois, conhecendo as suas desvantagens também, fica fácil decidir se vale a pena ou não utilizá-la.

A caiação, portanto, oferece diversos benefícios onde for utilizada, entre eles:

  • Muito mais econômico que tintas industrializadas;
  • Fácil aplicação;
  • Fácil de ser encontrada;
  • Disfarça os defeitos das paredes;
  • Ótima aderência a diversos tipos de superfície e durabilidade;
  • Não cria película na superfície, permitindo que as trocas gasosas continuem ocorrendo;
  • Pode ser utilizada em grandes e variadas áreas, como muros, fachadas e paredes internas;
  • Boa fixação, podendo ser lavada 10 dias após a aplicação;
  • Isenta de substâncias tóxicas.
  • Excelente acabamento para dar um ar rústico e natural;
  • Evita o aparecimento de fungos e bactérias;
  • Ótima opção para proteger paredes expostas à maresia;
  • Se feita da maneira correta e se a cal for de boa qualidade, apresenta durabilidade semelhante às tintas tradicionais.

Viu só como a cal para pintura apresenta muitas vantagens e pode ser muito útil para a sua obra? Não dá pra discutir que o processo de caiação é interessante, mas antes de bater o martelo nessa escolha, dê uma olhada nas desvantagens, no próximo tópico, que elas apresentam.

E desvantagens?

Além de conhecer todas as vantagens de utilizar cal para pintura, que são muitas, você também precisa entender quais são suas desvantagens e seus pontos negativos. Então, leia esse tópico para entender e comparar as vantagens e desvantagens. Assim, você conseguirá pôr na balança para decidir se é uma boa opção para você!

Quando falamos em desvantagens que a caiação pode oferecer, temos os seguintes aspectos:

  • A cor desbota com mais facilidade: os locais revestidos por cal, não podem ser lavados com tanta frequência e a ação das chuvas intensas pode causar desbotamento ou descascamento do revestimento.
  • Não é impermeável: as tintas tradicionais têm uma função de impermeabilização muito grande, o que ajuda a evitar as infiltrações. Não é o que ocorre com as superfícies que são revestidas pelo processo de caiação, que ficam mais suscetíveis à ação da água.
  • Acabamento: apesar da cal na pintura ser uma boa opção para dar acabamento interessante para as superfícies, não se compara com o resultado final de se utilizar um tinta tradicional. A diferença é visível.

Essas são as principais desvantagens de se utilizar cal para pintura. Não são muitas, mas você precisa avaliá-las com calma para entender melhor sobre esse procedimento.

Onde usar caiação?

A pintura com cal exige pouco material, disponibilidade de recursos financeiros e mão de obra especializada, oferecendo resultados satisfatórios. Porém, a mistura deve ser preparada  e aplicada da maneira correta. Nesse sentido, é fundamental entender onde você pode usar a caiação, pois nem todas as superfícies podem receber esse tipo de revestimento.

Afinal, onde você pode utilizar cal para pintura? Ela pode ser aplicada nos seguintes casos: paredes externas e internas, superfícies rústicas e porosas, muros, fachadas e até em paredes úmidas e frescas. Não é indicado utilizar caiação nos seguintes locais: superfícies muito lisas (como as cerâmicas), sobre massa acrílica ou massa corrida, paredes que já tenham recebido outros tipos de tintas e sobre superfícies de concreto armado.

Respeitando essas limitações, é possível usufruir os tantos benefícios que a caiação pode proporcionar para a sua obra. Basta seguir essas recomendações e as orientações de especialistas.  

Como preparar a mistura para a pintura com cal?

Preparar a mistura da cal para pintura é uma etapa fundamental para garantir um resultado final satisfatório. Além da aplicação ser feita da maneira correta, a mistura deve ser preparada de forma que atenda os requisitos mínimos para a sua eficácia. Lembrando que é imprescindível a consulta de um especialista e seguir suas recomendações, mas podemos resumir as etapas de preparo da mistura em poucos tópicos já que é um procedimento muito simples, que são:

  • Misturar 3 litros de água para cada 1 kg de cal;
  • Aplicar a mistura horizontalmente;
  • Se aplicada no sentido vertical, a mistura deverá ser mais viscosa, formada por 1 kg de cal para 1,5 litros de água.

A mistura deverá ser aplicada duas vezes, com intervalo de 24 horas entre as demãos. A primeira camada serve para selar a superfície enquanto que a segunda é para dar o acabamento final.

Vou te dar uma dica de ouro: depois de seca a superfície, você precisa hidrofugá-la para garantir maior proteção contra a ação da água e suas possíveis consequências, as manifestações patológicas. Para evitar infiltrações, fungos, mofo, enfim, qualquer problema decorrente do contato com a água, você deve aplicar BlokSeal CC sobre o revestimento depois de curado, o hidrofugante perfeito para impedir a passagem de água, protegendo a superfície sem alterar a cor e brilho e impedindo o acúmulo de sujeira, facilitando a limpeza. Para saber mais sobre esse produto fantástico, converse com a equipe da Blok.

Conclusão

Como você pôde ver com as informações que disponibilizei aqui hoje para você, a caiação é um procedimento interessante que pode ser útil para a sua obra. Analisando suas características, é possível decidir se vale a pena utilizá-la ou se é melhor recorrer às tintas tradicionais. Caso opte pela cal para pintura, não se esqueça de aplicar BlokSeal CC para garantir uma superfície conservada e bonita por muito mais tempo, certo? Espero que tenha sanado suas dúvidas sobre esse assunto. Até a próxima!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.