Como usar sílica ativa na sua construção?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
18/1/2024
Como usar sílica ativa na sua construção?

A sílica ativa é muito valorizada na construção civil por ser capaz de melhorar as propriedades do concreto quando misturada à argamassa cimentícia. Atualmente, é uma das substâncias mais importantes para elevar o desempenho do concreto, auxiliando a dar mais resistência, fluidez e durabilidade para o material.

Por conta disso, vem sendo utilizada nas argamassas cimentícias para as mais diversas aplicações, especialmente na dosagem de concretos de alto desempenho - tais como locais que requerem altas resistências estruturais ou à abrasão e em estruturas expostas a condições comprometedoras. No entanto, seu uso não se restringe a estas necessidades e, de forma geral, é considerada um produto de alta qualidade para várias situações.

Desta forma, a sílica ativa é um recurso relevante para qualquer profissional da área da construção. Pensando nisto, elaboramos este artigo para explicar a fundo o que é a sílica ativa, por que usá-la e como ela pode ser empregada na construção. Confira a seguir:

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é a sílica ativa?

A sílica ativa, também conhecida como sílica fume (fumo de sílica) ou microsílica, é um composto mineral obtido como o resultado de um processo químico que ocorre na indústria da metalurgia. Esta substância é um resíduo da fabricação do ferro de silício ou silício metálico, um produto utilizado em larga escala nas siderúrgicas e metalúrgicas para a produção de ligas de alumínio, por exemplo.

Por ser um subproduto residual de um processo químico da indústria de metalurgia, a sílica ativa possui em sua constituição físico-química graus de equilíbrio e estabilidade bastante razoáveis. Por si só, a sílica ativa não possui atividade aglomerante. Porém, quando colocada em presença de água, esta substância reage com o hidróxido de cálcio produzido pela reação entre o cimento e a água presente na argamassa, formando materiais com propriedades aglomerantes. Como resultado, ela potencializa a resistência do concreto e fecha os seus poros.

O aspecto da sílica ativa é o de um pó finíssimo, sendo que é composto de partículas extremamente reduzidas, aproximadamente 100 vezes menores do que os grãos de cimento. O alto teor do dióxido de sílica presente na substância, juntamente com a elevada finura do material, faz com que ele seja capaz de preencher os “vazios” entre os agregados do concreto e a sua pasta. São justamente estas as características que garantem a excelente capacidade da sílica ativa de reagir com os produtos resultantes do seu endurecimento.

Por que usar sílica ativa na sua construção?

A sílica ativa é capaz de reagir com os elementos da argamassa e promover propriedades diferenciadas no concreto. Vamos ver a seguir as principais vantagens que esta substância promove com o seu uso:

Qualidade de acabamento

As propriedades da sílica na argamassa de concreto facilitam a realização de um acabamento de qualidade. Por isso, ela é bastante recomendada em projetos arquitetônicos, obras de arte e quaisquer outras estruturas que necessitem de maior sofisticação no resultado. A sílica ativa diminui o aparecimento de trincas, fissuras e reduz a porosidade do concreto, o que garante um padrão estético muito mais refinado do que o tradicional.

Redução de permeabilidade do concreto

Com a diminuição dos vazios na argamassa e o aparecimento de fissuras no concreto, o produto final se torna muito menos permeável do que o concreto tradicional. Ao evitar a infiltração de água e agentes nocivos, o interior do concreto se mantém muito mais bem protegido contra as condições externas, evitando a manifestação de patologias e o surgimento de problemas.

Aumento na durabilidade do concreto

A melhor adesão dos substratos da mistura torna o concreto muito mais durável. Ao impedir a passagem de agentes exteriores para dentro do elemento concretado, ele ganha um aumento significativo na proteção contra a corrosão do aço, cloretos e carbonatação. Desta forma, sua vida útil também é alongada.

Maior resistência e desempenho

A sílica ativa tem a capacidade de dar maior resistência mecânica ao concreto, além de elasticidade e aderência. É possível alcançar resistências superiores a 1000 Mpa utilizando este material e, além de elevar a resistência do concreto, ela também atua para proteger o aço da corrosão.

Economia de custos

Com a adição de sílica ativa na argamassa, é possível atingir a mesma resistência com reduções significativas no consumo de aglomerante – no caso, o cimento. Utilizando entre 5% e 8% desta substância na massa, se torna viável produzir um concreto de altíssima resistência com economia de pelo menos 6% no traço do concreto, o que se traduz em menos despesas com os recursos para a mistura da argamassa.

Além disso, o aumento da resistência do concreto permite que sejam utilizados elementos estruturais com dimensões menores do que as usuais para resistir às mesmas cargas e esforços. Assim, a sílica ativa oferece a possibilidade de executar estruturas mais leves e elegantes, o que proporciona também vantagens no design das edificações e na redução de gastos com materiais.

Melhora na trabalhabilidade

A trabalhabilidade é a capacidade do concreto de ser manuseado e transportado, facilitando o trabalho dos profissionais na sua aplicação. É, portanto, um fator fundamental especialmente quando se trata do bombeamento do material para grandes alturas ou para o seu emprego em locais de difícil execução.

Combate ao RAA

O RAA, ou reação álcali-agregado, é um dos maiores desafios enfrentados no uso do concreto. Esta reação ocorre no concreto já endurecido em idades tardias, e pode causar patologias como a fissuração e a perda de resistência do elemento concretado. Em estudos realizados na ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), foi atestado que a sílica ativa é capaz de inibir a RAA em peças de concreto com eficiência e praticidade, garantindo que as peças tenham variações dimensionais bem abaixo das máximas recomendadas pela ABNT.

Menor emissão de CO2 e maior sustentabilidade

A utilização de sílica ativa colabora para que a produção do concreto não emita as mesmas quantidades de CO2 que o processo tradicional, diminuindo o impacto ambiental do processo. Além disso, por ser um resíduo da indústria de metalurgia, a sílica ativa ajuda o projeto a tornar-se mais ecologicamente correto porque, de outro modo, é um produto que teria como destino o descarte no meio ambiente caso não fosse reaproveitado como um dos componentes da mistura do concreto.

Principais aplicações da sílica ativa

A sílica ativa pode ser utilizada nas mais diversas aplicações de argamassa de concreto. Para o reparo de estruturas, ela garante mais aderência e proteção ao concreto reformado, tornando o elemento ainda mais resistente a solicitações mecânicas e processos químicos. Também é indicada para elementos de concreto armado e protendido, elevando a resistência do concreto e tornando a estrutura mais durável, aumentando sua proteção contra intempéries e evitando a sua retração durante a pega.

Da mesma forma, a sílica ativa é uma boa adição para rejuntes, diminuindo a permeabilidade da argamassa e combatendo o aparecimento de eflorescências e outras patologias causadas pela presença de umidade. Esta substância pode até mesmo ser utilizada para artefatos de cimento, nos quais ela aumenta a durabilidade dos itens e garante melhor acabamento às peças, elevando seu padrão estético. Assim, seus benefícios podem ser utilizados para qualquer demanda, proporcionando um concreto de maior qualidade e desempenho em qualquer situação.

A Blok está sempre em dia para prover os melhores materiais para a sua obra. Visite nosso site e conheça as nossas linhas de produtos desenvolvidas especialmente para trazer mais eficiência e praticidade à sua construção. Esperamos você!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.