Qual o melhor impermeabilizante para parede externa?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
31/5/2021
Atualizado em
18/1/2024
Qual o melhor impermeabilizante para parede externa?

Se você chegou até este artigo, provavelmente quer saber sobre impermeabilização em paredes externas, acertei? Este compilado de perguntas e respostas é para você que está com problemas de infiltração em paredes externas e quer resolver ou para quem está na etapa de execução da obra e deseja saber os procedimentos corretos para evitar o surgimento dos efeitos nocivos da umidade.

Caso você não se encaixe em nenhum desses casos, mas que quer saber mais sobre esse assunto tão importante para garantir uma construção de qualidade, também é muito bem vindo. Por isso, pelos nossos anos de experiência no ramo da construção civil, sabemos quais são as principais dúvidas e perguntas sobre a impermeabilização de paredes externas. Então, selecionamos e respondemos as mais comuns sobre esse tema para te ajudar nessa missão de combater a umidade. Leia todas elas, pois, com certeza, uma delas pode ser a sua dúvida também. Está pronto? Vamos lá!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Por que impermeabilizar paredes externas?

Essa é uma pergunta básica e que, provavelmente, você já deve saber a resposta. Mas não deixa de ser muito importante, por isso está aqui. Impermeabilizar paredes é fundamental, primeiramente, para evitar a ocorrência de infiltrações e suas consequências, as manifestações patológicas que vão desde o aparecimento de bolhas, bolores e eflorescências. Esses problemas afetam não só a estética das paredes, como podem comprometer toda a estrutura da construção e gerar transtornos que exigem trabalho e dinheiro para resolver.

Além disso, impermeabilizar paredes externas, as quais estão mais suscetíveis e expostas às ações das intempéries climáticas, aumenta a conservação e durabilidade do material, diminuindo as manutenções periódicas.

Como acabar com infiltração na parede externa?

Sua parede da área externa está com infiltração? Antes de mais nada, você precisa identificar qual solução a sua parede precisa, isto é, para saber como resolver a infiltração que está ocorrendo na sua parede, você precisa identificar o problema e o tipo de revestimento. Falo isto porque cada parede com infiltração requer uma solução. Por exemplo, se for uma parede com pintura, você deve utilizar BlokSeal, um hidrofugante que cria uma camada que impede a passagem de água e o acúmulo de sujeiras.

Por isso, antes de comprar o produto, é importante consultar profissionais que tenham conhecimento sobre o assunto. Se você conversar com a equipe da Blok quando tiver esse tipo de problema, você, com certeza, utilizará o produto certo para resolvê-lo.

O que passar na parede externa para evitar umidade?

É muito comum pensar em evitar infiltrações somente depois que elas surgem. Claro que muitas vezes é possível resolvê-las de forma tranquila. Porém, o mais importante é fazer a impermeabilização do reboco com BlokMassa ST para evitar o aparecimento de manifestações patológicas na superfície quando em contato com água e só depois fazer a pintura. A pintura, por si só, ajuda a manter a parede protegida, porém não é suficiente para garantir proteção contra a umidade e suas consequências. Então, o ideal é realizar a impermeabilização do reboco e, depois de pintada, utilizar o hidrofugante BlokSeal por cima dela. Aí sim você terá uma superfície resistente.

Qual o melhor produto para impermeabilizar paredes externas?

Para impermeabilizar paredes externas, além de impermeabilizar o reboco antes de dar o acabamento final, o melhor impermeabilizante é BlokSeal, um hidrofugante capaz de proteger a superfície contra infiltrações e suas possíveis consequências, ao criar uma camada invisível que impede a passagem de água e o acúmulo de sujeiras. Ele é indicado para paredes que recebem diversos tipos de acabamentos, como pintura, texturas, tijolo aparente, textura projetada ou até mesmo se for de concreto aparente. Em todos esses casos, o melhor produto para impermeabilizar paredes externas é BlokSeal. Para saber mais, entre em contato com a Blok.

Como escolher o impermeabilizante certo?

Para escolher o impermeabilizante certo para proteger paredes externas, recomendo consultar um profissional para te ajudar. A escolha é muito importante, pois usar um produto que não é indicado para a finalidade que deseja não só vai fazer você gastar dinheiro à toa, como não vai funcionar do jeito esperado, correndo risco de surgirem manifestações patológicas decorrentes de infiltrações. Para não errar, converse com a equipe da Blok para receber a orientação certa para usar o produto indicado para impermeabilizar sua parede externa e não ter que enfrentar problemas futuros.

Como aplicar impermeabilizante nas paredes externas?

Para aplicar impermeabilizante nas paredes externas é muito simples. BlokSeal, por exemplo, é o hidrofugante ideal para aplicar sobre as paredes externas para evitar infiltrações. Primeiro você precisa fazer uma boa limpeza: quanto mais limpa a superfície estiver, maior a aderência do produto. Depois de limpar, é importantíssimo esperar secar completamente, pois para o resultado ideal a superfície precisa estar limpa e seca.

Feitas essas etapas, basta aplicar uma demão do produto sobre a superfície com pincel, pulverizador ou rolo, sendo uma camada fina suficiente para garantir uma boa impermeabilização do substrato. Muito fácil, né? Mesmo assim, é indispensável contratar uma equipe profissional para realizar o serviço. 

Pode passar impermeabilizante por cima da tinta?

Essa é uma pergunta bastante comum e vou responder como apenas uma palavra: SIM! Você pode passar BlokSeal sobre a pintura da parede. Porém, isso não dispensa a impermeabilização do reboco, certo? Depois de ter dado o acabamento na parede, você deve aplicar BlokSeal, que é um hidrofugante capaz de criar uma camada invisível sobre a superfície, evitando a infiltração de água e o acúmulo de sujeiras, o que facilita também a limpeza das paredes. BlokSeal também não altera as características do material, não promovendo nenhum tipo de brilho na superfície.

Como fazer para pintar uma parede com infiltração?

Se você vai repintar uma parede que já está com infiltração, precisa remover os bolores com água e cloro e logo em seguida fazer uma raspagem de toda a superfície afetada, o que removerá a tinta. Feito isso, você pode começar o processo de repintura da parede. Após a secagem da tinta, você deve passar BlokSeal, um hidrofugante indicado para evitar o surgimento da infiltração e, consequentemente, das manifestações patológicas, como bolores, eflorescências e manchas. Assim, a parede ficará protegida contra a umidade, garantindo mais durabilidade e conservação. 

Como impermeabilizar a parede encostada na terra?

A parede encostada na terra é chamada de muro de arrimo. Os muros de arrimo precisam de uma boa impermeabilização para evitar a passagem de água que causa infiltrações. Neste caso, o produto mais indicado é Blok ST, um impermeabilizante flexível para pressões hidrostáticas positivas que impede o surgimento de manifestações patológicas decorrentes de infiltrações. Também apresenta excelente aderência aos substratos cimentícios, flexibilidade e impermeabilidade. Se não for feita a impermeabilização dos muros de arrimo com o produto e do jeito certo, terá que enfrentar transtornos desagradáveis.

Bônus: como impermeabilizar pisos em área externa?

Mudando um pouco de assunto, se você está interessado em impermeabilizar pisos na área externa, fizemos um artigo falando exclusivamente sobre isso. Os pisos, assim como as paredes em áreas externas, estão muito sujeitos à ação da água e, portanto, devem ser protegidos. Para adiantar, em pisos porosos, como pedras naturais ou pisos cimentícios, você também deve utilizar BlokSeal para evitar infiltrações e consequências indesejadas, mantendo-os conservados e com alta durabilidade.

Conclusão 

Trouxemos este artigo em um formato diferente sobre as perguntas mais comuns referentes à impermeabilização de paredes externas, as quais estão muito expostas à ação da água. Essas são as dúvidas mais comuns que vemos no nosso dia a dia, mas se o seu caso não estiver aqui e você precisa saber mais alguma informação sobre esse assunto, não deixe de conversar com a equipe da Blok para entender qual produto você deve utilizar para acabar com as infiltrações nas suas paredes externas. Garanto que temos a solução certa para o seu problema. Conte conosco para garantir mais qualidade para as suas obras!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.