20 programas de engenharia que todo escritório deve ter

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
18/1/2024
20 programas de engenharia que todo escritório deve ter

Os programas de engenharia, já disponíveis no mercado há muitos anos, transformaram profundamente a execução dos desenhos, cálculos e simulações das obras de engenharia. Tendo sido desenvolvidos para facilitar o processo de projeto e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da área da construção, eles são ferramentas essenciais para qualquer escritório de arquitetura e engenharia.

Estes recursos não apenas aumentam a qualidade das edificações projetadas e diminuem o tempo de trabalho dos profissionais envolvidos - eles também são capazes de gerar economia de recursos na obra, evitando desperdícios e reduzindo erros de planejamento. Assim, à medida que as empresas vão se profissionalizando, é essencial otimizar os processos de projeto e execução com a ajuda de softwares para que o escritório tenha um bom desempenho e se mantenha competitiva no mercado.

Hoje em dia, já existem várias opções de softwares disponíveis para as necessidades de cada etapa da obra. Para ajudar você a escolher as melhores ferramentas para os seus projetos, elaboramos este artigo sobre os principais programas de engenharia que todo escritório deve ter. Veja a seguir as 19 melhores alternativas de softwares no mercado e garanta a qualidade dos seus trabalhos!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Programas para gestão

De nada vai adiantar utilizar as ferramentas mais avançadas do mercado para a elaboração de projetos, se a gestão da empresa não for levada tão a sério quanto o restante dela. Para isso também existem programas muito completos que podem ajudar você a gerir sua empresa de forma eficiente e com boa parte dos trabalhos burocráticos, automatizados.

Sensio ERP

É o ERP na nuvem mais avançado de gestão de empresas que você pode ter. Além de automação de tarefas simples e complexas do dia a dia, o Sensio ERP também possui inteligência artificial funcionando ao seu favor na hora de fechar novas vendas. Sensio ERP é uma ferramenta poderosa e uma vantagem competitiva que você poderá ter em relação ao seus concorrentes.

Programas de engenharia para desenho 2D

Os programas de engenharia para desenho 2D foram os primeiros a serem disponibilizados no mercado e, por isso, são os mais conhecidos. Estas ferramentas facilitam a elaboração de representações gráficas de plantas, cortes, detalhamentos e demais desenhos relevantes ao projeto, assim como organização de diversas informações relevantes para impressão. Por isso, são peças importantes em qualquer escritório de engenharia. Os principais programas de desenho 2D são:

AutoCAD

É um dos programas de engenharia mais utilizados no mundo. Criado pela Autodesk em 1982, o AutoCAD ainda é uma das unanimidades entre os engenheiros e arquitetos para a elaboração de desenhos técnicos, sendo muito utilizado para a representação de projetos e detalhamentos. É atualizado constantemente e já conta com vários recursos para facilitar o seu uso, mas é uma plataforma paga.

LibreCAD

O LibreCAD é um programa de CAD gratuito desenvolvido e disponibilizado pela Comunidade LibreCAD. O programa pode ser utilizado completamente em português e não cobra licenças ou taxas para o seu aproveitamento. Além disso, ele opera em Windows, Mac OS e Linux, sendo uma das alternativas mais populares para o AutoCAD.

Softwares para modelagem 3D

Os softwares para modelagem 3D são programas de engenharia desenvolvidos para “dar vida” aos projetos, utilizando as informações representadas na graficação 2D para elaborar modelos realistas das edificações. Desta forma, é mais fácil visualizar o resultado das escolhas de projeto, compreendendo o espaço tridimensional de forma mais ampla. Estes softwares são muito empregados nos processos de tomada de decisão, auxiliando no entendimento da construção e na apresentação do projeto a outros profissionais e leigos, sendo essenciais para a visualização da construção. Os programas de modelagem 3D mais utilizados na engenharia são:

Sketchup

Com versões gratuitas e pagas, o Sketchup é um software que pertence à empresa Google. Ele possui uma biblioteca de modelos 3D que podem ser utilizados para detalhar projetos e é conhecido pela sua interface simples e intuitiva.

3DS Max

Este software da Autodesk é muito utilizado por profissionais de várias áreas, tendo sido desenvolvido para modelar e renderizar ambientes extremamente realistas. Possui versão gratuita para estudantes, mas é um software pago para uso comercial.

AutoCAD 3D

O AutoCAD 3D é outro dos programas de engenharia da Autodesk, com foco em criar volume para os desenhos feitos em 2D. Ele também é utilizado para projeto de outros produtos, mas tem funcionalidades úteis para desenhos voltados à engenharia e arquitetura.

SolidWorks

O SolidWorks possui grande variedade de recursos que são utilizados em projetos mecânicos combinado a meios hidráulicos, elétricos entre outros, sendo um programa bastante completo. Desenvolvido pela Dessault Systèmes, é muito utilizado na indústria e no desenvolvimento das mais variadas peças e produtos.

Ferramentas para projeto de disciplinas específicas

Existem, também, diversos programas de engenharia desenvolvidos para auxiliar no desenvolvimento do projeto de disciplinas específicas, como estruturas de concreto armado, instalações elétricas e hidráulicas, e cálculos estruturais. Eles auxiliam a aumentar o grau de detalhamento dos sistemas da construção, possibilitando descrições mais específicas dos materiais e técnicas a serem utilizados. Os melhores programas de disciplinas específicas são:

Ftool

O Ftool é um programa de engenharia brasileiro, idealizado e desenvolvido em 1991 pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É um software de domínio público focado no cálculo e previsão do comportamento estrutural de treliças, vigas e outras muitas estruturas.

SAP2000

O SAP2000 é ideal para o projeto de estruturas complexas, permitindo a modelagem 3D, análise e dimensionamento de grandes obras e infraestruturas.

Ansys

O Ansys é um programa completamente focado na realização de análises estruturais, sendo utilizado também para estudos térmicos, fluido dinâmicos, eletromagnéticos, de fadiga, de fratura e de transformação de fase.

Eberick

Criado pela empresa brasileira Alto QI em 1996, o Eberick é um software pago que possui vários recursos de dimensionamento e detalhamento de lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas, tendo sido desenvolvido para auxiliar em projetos de infraestrutura de edifícios em concreto armado.

TQS

O TQS é um programa de engenharia pago, desenvolvido para estruturas em concreto armado, protendido e em alvenaria estrutural. Permite o projeto e ensaio da concepção estrutural, análise de esforços e flechas, dimensionamento armaduras, detalhamentos técnicos até a emissão das plantas finais.

QiElétrico

Este programa brasileiro foca em projetos de instalações elétricas prediais de baixa tensão, com comandos para definição automática de vários recursos – o que o torna sua utilização muito prática e fácil.

TigreCAD

Este é um aplicativo gratuito de apoio ao AutoCAD e Revit, auxiliando nos desenhos técnicos de instalações hidráulicas, sanitárias e pluviais.

QiHidrossanitário

Também desenvolvido pela AltoQI, é adequado às normas brasileiras e com recursos completos para projeto, cálculo e detalhamento de instalações prediais.

Arquimedes

O Arquimedes é um programa pago e desenvolvido para realizar orçamentos de obra, facilitando o planejamento de atividades, acompanhamento de serviços e controle financeiro.

MATLAB

Considerado um software completo, o MATLAB (Matrix Laboratory) foi criado na década de 70, desenvolvido para realizar cálculos numéricos de projetos automobilísticos, científicos e de engenharia civil. Ele engloba análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos, permitindo a resolução de muitos cálculos em pouco tempo.

Sistemas BIM e a compatibilização de projetos

Os sistemas BIM são os programas de engenharia que mais vêm ganhando espaço no momento, pois permitem a integração das informações das diversas disciplinas envolvidas em um projeto, auxiliando a reunir dados e fazer o planejamento de todo o ciclo de vida da edificação. Com este tipo de tecnologia, é possível fazer um planejamento completo dos materiais necessários para a conclusão da obra, estimando com precisão os custos envolvidos para a execução do projeto e prevendo o tempo necessário para cada etapa até sua finalização. Os sistemas BIM mais conhecidos são:

Revit

O Revit é mais um dos programas de engenharia produzidos pela Autodesk, desta vez utilizando a tecnologia BIM para o planejamento e o gerenciamento de projetos nas áreas de construção e infraestrutura, garantindo total integração entre projetos e seus elementos. É um dos mais utilizados pela facilidade do trabalho colaborativo entre vários profissionais, permitindo a análise e simulação de modelos estruturais.

ArchiCAD

Em termos de funcionalidade e ferramentas, o ArchiCAD é bastante semelhante ao Revit. Assim, possui bons recursos de projeto conceitual, renderização, visualização, interoperabilidade e modelagem, assim como a capacidade de executar projetos de baixa, média e alta complexidade.

Vectorworks Architect

Considerado um dos 3 melhores softwares direcionados a arquitetura e com algumas ferramentas que seus concorrentes não possuem, o Vectorworks Architect é um BIM completo e flexível.

Conte com quem entende de obra para a sua construção! A Blok é uma empresa especializada no desenvolvimento de produtos de alto desempenho para a indústria civil. Visite nosso site e conheça os melhores materiais para a sua obra!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.