Pedra Madeira: o que você precisa saber sobre ela?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
10/5/2021
Atualizado em
18/1/2024
Pedra Madeira: o que você precisa saber sobre ela?

Hoje, vamos falar sobre a pedra madeira. Sabe que pedra é essa? Você pode não estar lembrando apenas pelo nome, mas tenho certeza que sabe de que pedra estou falando, pois é uma pedra muito comum e utilizada para revestimentos.

Ela é uma pedra que imita madeira, por isso seu nome, e sua forma mais comum é a de cor amarela. Por ser muito utilizada pela construção civil e ser um dos revestimentos preferidos de arquitetos, trouxe esse artigo para você entender tudo sobre a pedra madeira.

Se você está pensando em utilizá-la na sua construção, leia até o final para saber se realmente é o revestimento certo para atender às suas necessidades. Se você já possui essa pedra e quer saber como fazer a sua manutenção, sugiro que fique comigo, pois explicarei também quais cuidados devem ser tomados com a pedra para que fique conservada por muitos anos.

No final deste artigo, você ainda ganha um bônus para saber um segredo que mantém a pedra madeira bonita por mais tempo além de facilitar sua limpeza. Eu sei que você não quer perder esta oportunidade! 

Para saber o que é a pedra madeira, quais são seus tipos, suas vantagens e desvantagens, preço e como fazer sua limpeza e manutenção, basta continuar lendo este artigo. Aqui, você encontra todas essas informações e muito mais!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é pedra madeira?

Como o próprio nome já diz, a pedra madeira possui um aspecto muito semelhante à madeira e ainda conta com todos os benefícios de ser uma pedra natural. Sua cor e textura dão a característica parecida com a madeira, dando um efeito interessante quando utilizada nos ambientes.

A pedra madeira é uma rocha metamórfica, isto é, é formada através da transformação de outras rochas já existentes na natureza. Seu principal componente é o quartzo, que é o que dá a característica de alta resistência para a pedra.

Assim como outras pedras naturais, a pedra madeira também conta com as propriedades de dureza, resistência e durabilidade. Assim, é possível criar ambientes não só bonitos, mas também funcionais, uma vez que as pedras não exigem manutenções periódicas e duram muitos anos.

E claro, o aspecto rústico e moderno ao mesmo tempo é um efeito diferenciado também produzido pela pedra madeira. Mas, todas as vantagens vamos ver com calma mais pra frente.

Quais são os tipos de pedra madeira?

Quando falamos em tipos da pedra madeira, estamos falando da sua variedade de cores. É possível encontrar pedra madeira nas cores: rosa (coloração clara geralmente em rochas de texturas serradas), branca (tom claro, geralmente usada em áreas internas), vermelha (tom mais forte, destacando os ambientes), verde (dá um toque rústico e natural) e amarela clara (mais tradicional, aspecto claro bem próximo a madeiras decorativas). A mais comum e utilizada nas construções é a amarela, mas as outras também não são difíceis de achar.

A versatilidade de cores da pedra madeira dá liberdade para usá-la em qualquer ambiente. Vale usar a criatividade para definir onde usar a pedra madeira da melhor forma. 

Faça uma boa pesquisa sobre os modelos e cores da pedra madeira para encontrar a que melhor se encaixa ao estilo da sua construção e ao seu projeto arquitetônico. Uma delas há de combinar!

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Agora, vamos entender um pouco sobre as vantagens e desvantagens em utilizar pedra madeira.

Quanto às vantagens, podemos citar:

  • Alta resistência: a pedra madeira, assim como a maior parte das pedras naturais, apresenta alta resistência. Assim, pode ser utilizada sem problemas em áreas externas, expostas às intempéries climáticas e alto tráfego.
  • Estética: essa é uma vantagem inquestionável em se utilizar a pedra madeira. Ela dá um toque de elegância e rusticidade e através da sua textura, cor e composições, proporciona destaque para qualquer ambiente. 
  • Versatilidade: a pedra madeira pode ser usada tanto em áreas internas como externas além da sua variedade de cores, que dá liberdade para usar em diversos tipos de ambientes e de diversas formas.
  • Segurança: muito indicada para usar em áreas de piscina ou lazer por ser uma pedra bastante antiderrapante.
  • Durabilidade: a pedra madeira dura por muitos anos com pouca ou nenhuma manutenção. 
  • Limpeza e manutenção: são extremamente simples. Vamos nos aprofundar nisso mais pra frente.

Quando falamos em desvantagens que a pedra madeira pode causar, podemos falar em preço, que não é dos mais baratos. Porém, isso já é esperado uma vez que se trata de uma pedra natural com excelente durabilidade.

Também, podemos falar em perda de material, pois, em alguns casos, a pedra madeira precisa ser entalhada antes do assentamento na parede, podendo aumentar o orçamento estimado. E, por fim, outra desvantagem refere-se à necessidade de contar com uma equipe especializada para o assentamento das pedras já que não é um procedimento tão simples.

Basicamente, são essas as vantagens e desvantagens principais do uso de pedra madeira nas construções. Basta você avaliá-las para saber se vale a pena o investimento.

Qual o preço da pedra madeira?

Essa é a dúvida de muita gente, pois o valor da pedra pesa bastante no orçamento total da obra e, portanto, você precisa saber se vale a pena incluí-la no seu projeto e se vai caber dentro do orçamento estimado. Vamos tentar te ajudar nesse sentido. 

Os preços da pedra madeira podem variar conforme a cor, tamanho ou fabricantes diferentes. Por isso, é importante fazer uma boa cotação antes de encomendar as peças. Mas, para você ter uma ideia, o preço da pedra madeira começa a partir de 40 reais o metro quadrado, podendo chegar até 200.

Porém, o que influencia bastante no valor final é a mão de obra. Então vale pesquisar uma equipe que tenha experiência para fazer a instalação que não cobre um valor abusivo.

Como fazer a limpeza e manutenção da pedra madeira?

Como já falamos, a limpeza e manutenção da pedra madeira são bem simples. Para limpar, basta utilizar uma vassoura com água e sabão. Caso não consiga remover as sujeiras mais difíceis, recomendamos utilizar máquinas de alta pressão, que são excelentes para isso. Porém, não é bom utilizá-las sempre, pois podem desgastar e danificar o material.

Já em relação à manutenção, você não vai precisar realizar manutenções periódicas. Mas, para isso, você precisa usar o produto que vou te apresentar aqui: BlokSeal, um hidrofugante capaz de criar uma camada invisível que impede a passagem de água, mas que permite as trocas gasosas.

Depois de aplicar BlokSeal na pedra, ela ficará totalmente protegida contra qualquer efeito nocivo que a água possa causar e também impede o acúmulo de sujeiras, facilitando ainda mais a limpeza. Por isso, seu uso é indispensável para conservar sua beleza e funcionalidade por muito mais tempo.

Vale ressaltar que o fato da limpeza e manutenção serem muito simples é uma grande vantagem quando comparamos com outros revestimentos que possuem mais restrições. Veja que esse é um ponto positivo que facilita tanto seu dia a dia na limpeza como o futuro do revestimento, por exigir quase nenhum tipo de reparo ou manutenção.

Conclusão

Agora, você aprendeu tudo sobre a pedra madeira e como pode utilizá-la no seu empreendimento. Através das análises de vantagens e desvantagens, do conhecimento dos seus tipos e de pesquisas de preços no mercado, é possível analisar se é o revestimento certo para o que precisa.

Assim que decidir qual pedra irá utilizar, converse com a equipe da Blok para conhecer o produto certo para garantir mais beleza e durabilidade para a sua pedra, certo? Espero que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre a pedra madeira! Até a próxima!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.