O que é plataforma BIM e como ela ajuda na construção civil

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
18/1/2024
O que é plataforma BIM e como ela ajuda na construção civil

Você já sabe o que é plataforma BIM? Essa tecnologia é cada vez mais popular na construção civil por conta de todos seus benefícios.

Em comparação com o método tradicional, a adoção do BIM cria muitas oportunidades. A tecnologia BIM fornece aos projetos de construção civil um maior controle e precisão a todas partes envolvidas – que podem gerenciar com mais eficiência algumas variáveis como custo, qualidade e tempo.

Esses tipos de benefícios têm uma grande influência na produtividade e na eficiência da produção, além de todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de informações. Como resultado, os dados sobre uma obra ficam disponível para todas as partes interessadas, que são então capazes de apoiar as iniciativas de tomada de decisão por meio de uma melhor gestão, uso e compartilhamento de informações.

Quer entender melhor o que é plataforma BIM e seus maiores benefícios para a construção civil? Confira logo a seguir!

eflorescencia
Blok Eflohard
Eflorescência, a Solução.
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é plataforma BIM?

Quer descobrir o que é plataforma BIM? Então vamos lá!

BIM é uma sigla para Building Information Modeling, que é um processo de criação do modelo virtual com informações técnicas da edificação. Ele permite o gerenciamento colaborativo de diferentes profissionais durante a viabilidade, projeto, planejamento, execução e operação de uma obra.

Ou seja, a plataforma BIM é uma forma de adicionar e gerenciar informações em um projeto desde o seu início, passando pela sua conclusão, gerenciamento até o seu final. O que está por trás do BIM é um modelo tridimensional que consiste em informações de cada um de seus componentes. As informações são tão meticulosas e detalhadas que cobrem todas as maneiras possíveis pelas quais os elementos individuais podem ser especificados.

Antes do surgimento do BIM, as partes envolvidas em um projeto estavam acostumados a usar suas próprias ferramentas e sistemas para compartilhar informações que eram estruturadas e adequadas às suas necessidades e solicitações especializadas. Por esse motivo, a quantidade de informações que podiam ser distribuídas era limitada devido à falta de uma fonte central de informações. O problema agora chegou ao fim, porque hoje os dados do projeto podem ser acessados por meio de diferentes softwares BIM que controlam as informações de um projeto com mais eficiência.

5 benefícios da plataforma BIM para a construção civil

Agora que já compreendemos o que é plataforma BIM, podemos entender melhor quais são as contribuições dessa tecnologia para a construção civil. Veja quais são os maiores benefícios gerados:

1. Economia de custos e recursos

Um benefício significativo da plataforma BIM é que ela fornece estimativas confiáveis de custos de construção muito antes do início da fase de construção. Os arquitetos e engenheiros podem usar essa ferramenta para estimar custos relacionados a:

  • Materiais
  • Envio de material
  • Envio de peças pré-fabricadas ou modulares
  • Mão de obra, incluindo cronogramas de construção baseados em folhas de pagamento

Isso não apenas dá uma ideia melhor de quanto custará o projeto, mas também os ajuda a descobrir maneiras de reduzir custos. Por exemplo, é possível:

  • Escolher materiais mais econômicos
  • Encontrar o momento ideal para comprar materiais com o menor preço de mercado
  • Decidir se é mais barato pré-fabricar ou construir no local
  • Simplificar o fluxo de trabalho de construção para que o cliente pague por menos horas totais
  • Reduzir os erros humanos que levam a atrasos no projeto ou reparos caros

2. Maior eficiência e ciclos de vida mais curtos

Quando falamos sobre o que é plataforma BIM, vimos que é uma ferramenta que permite a colaboração entre todas partes envolvidas em um projeto de construção, certo?

Geralmente, quanto mais rápido você concluir a construção de uma estrutura, menos dinheiro você gastará no projeto geral. Além disso, terminar um projeto no prazo ou antecipadamente acelera seu eventual retorno do investimento, pois os ocupantes podem começar a usar o espaço o mais rápido possível. Com o BIM, é possível projetar edifícios com mais rapidez e iniciar a construção mais cedo.

3. Comunicações aprimoradas

O BIM melhora a comunicação entre arquitetos, engenheiros, clientes, empreiteiros e outras partes relevantes envolvidas no projeto. Isso porque o BIM representa uma fonte única da verdade. Ou seja, todas as informações relevantes – incluindo modelos, estimativas e notas de projeto – são compartilhadas e armazenadas em um único lugar. Todos os envolvidos no projeto podem ver as informações e até dar sugestões. É uma verdadeira colaboração que elimina silos de informações e ajuda a encontrar as melhores soluções com base na análise de dados.

Outro benefício do BIM é seu uso no local. Os empreiteiros têm acesso ao software BIM em movimento, para que possam construir o edifício com base nos planos e fluxos de trabalho mais atualizados. Isso também reduz as chances de falhas – pois é mais fácil visualizar os problemas antes do início da construção, para que os empreiteiros não percam tempo encontrando soluções no local.

Por fim, o BIM usa sistemas de comunicação para tornar a construção mais segura. O BIM permite aos arquitetos e engenheiros prever os riscos potenciais da construção e evitá-los ajustando o projeto.

4. Mais oportunidades para pré-fabricação e construção modular

A plataforma BIM é ideal para fazer modelos de produção detalhados que podem ser posteriormente pré-fabricados fora do local. Além disso, também surgem mais oportunidades de projetar peças modulares de arquitetura que se encaixam perfeitamente e incluem cálculos de tolerância complexos. Isso, por sua vez, pode economizar tempo e dinheiro, pois os empreiteiros gastam menos tempo construindo do zero no local da obra.

5. Resultados de alta qualidade

Embora os benefícios do BIM sejam mais evidentes no processo de design e construção, os clientes também podem notar uma melhoria na qualidade de construção. O uso do BIM torna os cálculos e modelos mais detalhados e precisos, e isso resulta em uma estrutura de maior qualidade.

E, como o processo BIM inclui várias ferramentas de visualização, a estrutura também pode ser mais esteticamente agradável. É possível ver como o edifício ficará em sua forma final e, até mesmo, ver como a luz natural e artificial se comportará na estrutura. Na verdade, existem cinco tipos de visualizações, chamadas dimensões, que podem ser visualizadas e personalizadas na plataforma BIM:

  • 3D: altura, largura, comprimento, profundidade
  • 4D: o tempo que leva para completar cada elemento de design
  • 5D: quanto custará para construir cada elemento
  • 6D: o impacto ambiental da estrutura ao longo do tempo
  • 7D: custos estimados de gerenciamento de instalações ao longo do ciclo de vida da estrutura


Você já sabia o que é plataforma BIM e quais são seus benefícios para a construção civil? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.