Como resolver infiltração na laje com cerâmica?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
Como resolver infiltração na laje com cerâmica?

A infiltração na laje com cerâmica é um problema que pode afetar diversas construções – especialmente obras com extensas áreas de terraço. E sabemos que os danos causados pela água podem ser severos com o passar do tempo, não é?

Geralmente, a infiltração na laje é causada por falhas de impermeabilização durante o processo construtivo e requer um reparo. Mas será que é possível resolver esse problema sem quebrar o piso? Quais são as melhores maneiras de contornar as infiltrações?

Neste artigo veremos como resolver infiltração na laje com cerâmica. Confira!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Principais perigos da infiltração na laje com cerâmica

Você sabe quais são perigos ocultos que uma infiltração na laje pode causar? Veja os principais deles:

1. Problemas de mofo e bolor

Mofo e bolor são provavelmente os problemas mais sérios que podem se desenvolver devido a uma infiltração. Esses fungos costumam aparecer, crescer e se desenvolver em lugares úmidos. Por isso, mesmo algumas gotas de água por dia podem levar à criação de pontos úmidos que podem dar origem ao mofo.

O mofo e bolor podem se espalhar para áreas muito diferentes da sua casa, incluindo paredes, pisos, molduras de madeira, móveis, carpetes e até roupas. Além disso, esses fungos podem ser tóxicos e de difícil remoção – causando uma grande dor de cabeça.

2. Efeitos na saúde

O mofo e o bolor não são apenas prejudiciais aos componentes estruturais da sua casa, mas também podem representar sérios riscos à saúde, especialmente para quem tem problemas respiratórios e asma. Esporos de fungos são conhecidos por causar reações alérgicas, irritações na pele, inflamação e dor no nariz e garganta, tosse, espirros, coceira, entre outros efeitos adversos.

3. Danos no sótão e no teto

Se você tiver um sótão, os vazamentos vindos da laje podem danificar essa área e as coisas que você armazenou lá. E, se você não tiver um, o dano será no teto da sua casa. Esse dano pode se espalhar e afetar a integridade de suas paredes e até mesmo danificar suas luzes e ventiladores montados no teto.

4. Danos Estruturais

Além do sótão e do teto, a infiltração na laje com cerâmica pode causar danos estruturais significativos às vigas, estrutura das paredes, vigas do teto, deterioração da madeira, danos à estrutura, etc. Tudo isso pode resultar em custos elevados e reparos extensos, por isso é importante resolver a situação enquanto os danos ainda são pequenos e recuperáveis.

5. Risco de incêndio

Um dos perigos mais inesperados da infiltração na laje é o risco de incêndio. Quando a umidade atinge as áreas com fiação elétrica, você corre o risco de curto-circuitos que podem resultar em incêndios elétricos e, portanto, danos graves.

Por esse motivo, quando a umidade da infiltração estiver atingindo locais próximos à fiação elétrica, é sempre recomendável desligar a eletricidade e solicitar um profissional para tratar do assunto.

6. Danos financeiros

Por fim, uma infiltração na laje também pode gerar um impacto significativo em seu orçamento. Os perigos potenciais descritos anteriormente, como integridade estrutural comprometida, danos ao teto, sótãos, paredes, bem como a aparência de mofo e bolor, são todos problemas que podem ser complexos e caros de resolver.

Como resolver problemas de infiltração na laje com cerâmica?

Muitas pessoas optam na construção de laje com cerâmica porque pensam que essa é uma forma de evitar infiltrações. Porém, isso não é uma verdade absoluta. A cerâmica é porosa e, por conta disso, a água vai acabar infiltrando do mesmo jeito.

Ou seja, a simples presença da cerâmica na laje não resolve problemas de infiltração.

Mas como resolver uma infiltração na laje? Será que é necessário quebrar o piso? Ou retirar todo o piso de cerâmica?

A resposta para solucionar uma infiltração na laje está na impermeabilização. Ao utilizar os produtos certos, é possível eliminar completamente os riscos de infiltração – sem a necessidade de quebrar pisos ou fazer mudanças significativas.

Vantagens de impermeabilizar a laje

Ao optar por impermeabilizar a laje, são vários os benefícios obtidos:

  • Evita deformidades na estrutura. Ao impermeabilizar a laje, você evita danos estruturais que poderiam ser causadas pela umidade da infiltração ao longo do tempo.
  • Economia com manutenção. ‍A ausência de impermeabilização causa inúmeros transtornos e prejuízos financeiros. Muitas pessoas acreditam que não aplicando essa técnica estão economizando, porém é um engano. O custo gerado para corrigir o serviço não executado é bem mais alto.
  • Preservação da estética. Conforme destacamos anteriormente, a umidade que infiltra na laje provoca manchas, bolor e descascamento da pintura, prejudicando o visual do ambiente. A impermeabilização é essencial para impedir a infiltração, preservando a estética e a valorização do imóvel.
  • Durabilidade da construção. ‍Ao aplicar produtos impermeabilizantes na laje, uma camada fina e imperceptível se forma, protegendo contra a penetração de água. Dessa forma, a impermeabilização garante mais resistência e durabilidade para a obra.
  • Proteção da saúde. ‍As construções que não apresentam impermeabilização, ou que receberam um serviço de má qualidade, tendem a ficar mais suscetíveis à umidade. Essa, por sua vez, favorece a proliferação de fungos e bactérias que podem desencadear problemas respiratórios e alérgicos, como asma, conjuntivite e rinite.

Garanta a impermeabilização da laje com os produtos da Blok!

Os produtos da Blok são a camada que faltava para solucionar seus problemas de infiltração na laje!

Possuímos duas linhas de produtos que podem ajudá-lo a eliminar, de uma vez por todas, infiltrações na laje com cerâmica:

Impermeabilizante asfáltico BlokTume

BlokTume é uma linha especial de produtos Blok com tintas asfálticas impermeabilizantes ultra resistentes compostas de alta concentração de asfalto diluído, o que garante uma excelente cobertura na hora de aplicar sobre as superfícies.

De elevada aderência, resistência química, alto poder de cobertura, impermeável e de secagem rápida, garantem versatilidade para qualquer desafio da sua obra.

Para impermeabilizar sua laje, sua solução ideal é o BlokTume Flex AC!

Impermeabilizante acrílico

Mais do que manter a excelência da sua construção, estamos sempre ao seu lado. Prontos para encarar qualquer desafio. E com a linha de produtos Blok você tem a garantia da máxima qualidade em cada fase da sua construção.

Por isso oferecemos uma linha completa de aditivos e resinas impermeabilizantes acrílicas para argamassas e concretos.

Apresentados nas versões flexível e semi-flexível, nossos produtos atendem todas as necessidades em revestimento impermeabilizante de áreas com pressões hidrostáticas positivas ou negativas.

Em aplicações de impermeabilizantes estruturados, sua solução ideal é o Blok ST!

Já em aplicações de impermeabilizantes sem estruturantes, você precisa conhecer o Blok RF!

Você já sabia como resolver infiltração na laje com cerâmica? Quer descobrir melhor como os produtos da Blok podem ajudá-lo? Então entre em contato com a nossa equipe!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.