Como realizar a manutenção emergencial de fachada de condomínio?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
13/12/2021
Atualizado em
15/12/2021
Como realizar a manutenção emergencial de fachada de condomínio?

Você sabe como realizar a manutenção emergencial de fachada de condomínio? Essa é uma questão muito comum entre os administradores que desejam manter uma boa aparência no edifício – seja para fins residenciais ou comerciais.

Quando adequadamente projetados e construídos, os elementos de uma fachada podem fornecer uma longa vida útil com um nível razoável de manutenção. Deficiências de projeto, construção e material, no entanto, podem causar deterioração prematura dos elementos da fachada, necessitando de reparos caros.

Qualquer que seja o motivo que cause a necessidade de manutenção emergencial de fachada de condomínio, é importante saber como proceder. Afinal, além da má aparência, os problemas na fachada podem contribuir para o vazamento de água, infiltração de ar e preocupações com a segurança.

Confira neste artigo algumas dicas de como realizar a manutenção emergencial de fachada de condomínio!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

6 dicas para fazer a manutenção emergencial de fachada de condomínio

1. Avalie a causa e extensão da deterioração

O primeiro passo para fazer a manutenção emergencial de fachada de condomínio é conduzir uma investigação apropriada sobre a deterioração e sua extensão. Afinal, essas informações podem ditar uma abordagem de reparo diferente em alguns casos.

Por exemplo, se altos níveis de íons de cloreto estão presentes no concreto, uma abordagem de reparo mais agressiva, como o uso de materiais inibidores de corrosão ou medidas de proteção catódica, pode ser necessária.

Além disso, na maioria dos casos, a extensão da deterioração terá um impacto significativo na decisão de reparar ou substituir um componente (por exemplo, uma laje de varanda).

2. Defina os objetivos do reparo

Uma vez que a causa e a extensão da deterioração sejam determinadas, os objetivos do reparo devem ser definidos. Normalmente, um ou mais dos seguintes itens serão o objetivo dos reparos:

  • Melhorar a estética do edifício: Em alguns casos, a deterioração da fachada pode não afetar a integridade estrutural ou durabilidade da fachada. Nesse caso, o único objetivo seria melhorar a estética do edifício.
  • Restaurar a durabilidade dos componentes do edifício: Na maioria dos casos, o principal objetivo do programa de reparação de fachadas será restaurar a durabilidade dos elementos e reduzir significativamente a taxa de deterioração. Deve-se notar que, na maioria dos casos em que a corrosão de metais embutidos é a causa da deterioração, evitar completamente a deterioração futura não é prático.
  • Restauração da integridade estrutural: Se a extensão da deterioração for tal que a estrutura do edifício tenha sido comprometida, o principal objetivo do programa de reparo será restaurar a integridade estrutural dos componentes afetados ou do sistema de estrutura.
  • Controle de vazamento: Em alguns casos, a deterioração da fachada resultará em intrusão inaceitável de água através dos componentes da envolvente do edifício. Nesses casos, os objetivos do reparo incluirão o controle do vazamento de água.

3. Considere as limitações ambientais e logísticas

O projeto de manutenção emergencial para fachada de condomínio deve considerar os desafios ambientais e logísticos exclusivos associados a esse trabalho. A seguir estão os fatores ambientais e logísticos mais comuns que podem influenciar as especificações do projeto:

  • Vento: Vento forte em edifícios altos pode acelerar a secagem de materiais de remendo de concreto e representar problemas de cura.
  • Limitação de tempo: em edifícios altos, o levantamento de materiais até o local de reparo com um andaime de palco oscilante pode levar até 30 minutos. Isso reduzirá a vida útil de muitos materiais que precisam ser misturados no solo.
  • Fadiga do trabalhador: Trabalhar em fachadas de arranha-céus de um andaime de palco oscilante usando equipamento de segurança é, na melhor das hipóteses, difícil. Essas condições podem causar fadiga do trabalhador e afetar negativamente a qualidade do trabalho. Em alguns casos, reparos que dependem muito de um bom acabamento não são possíveis de forma consistente.
  • Proteção aérea: a execução de reparos em uma fachada de edifício alto exigirá proteção aérea no solo. Dependendo da altura e localização do edifício, a proteção superior pode ter que se estender para as ruas adjacentes, etc.
  • Inconveniente para os proprietários de edifícios: as técnicas de reparo da fachada podem envolver o uso de martelos picadores e equipamento de jato de areia – causando ruídos, vibrações e detritos. Esses fatores devem ser considerados durante o processo de projeto e devem ser comunicados aos proprietários do edifício.

4. Custo x vida útil de serviço

Como a maioria das coisas na vida, reparos mais duradouros podem custar mais. Recursos que aprimoram os reparos de concreto, como revestimentos de proteção, selantes, inibidores de corrosão e proteção catódica podem adicionar custos significativos aos reparos. No entanto, devido aos altos custos de acesso para fachadas de edifícios, a vida útil adicional realizada normalmente compensará o custo inicial.

5. Contrate os profissionais certos para o serviço

Para a realização da manutenção emergencial de fachada de condomínio você precisa contar com profissionais experientes que possam fazer um serviço de alta qualidade – resolvendo os problemas e aumentando a vida útil do edifício com a maior eficiência possível.

6. Seleção de materiais de reparo

A seleção adequada de materiais de reparo é uma etapa crítica para a manutenção emergencial de fachada de condomínio. Para isso, deve-se levar em consideração todas as características da fachada que analisamos anteriormente – além da experiência dos profissionais contratados para o serviço.

Além disso, você certamente quer garantir que está usando produtos de alta qualidade com um fornecedor confiável – como a Blok!

Investimos em respeito, transparência e muita seriedade para oferecer muito mais que produtos de alta qualidade.

E com quase 30 anos de história, comprovamos que somente um bom produto não é suficiente para obter o resultado desejado em obras. É preciso ter os olhos fitos no horizonte e oferecer o melhor Suporte Técnico para os nossos consumidores e parceiros.

É exatamente o que nós oferecemos por meio da nossa linha de produtos Blok: soluções químicas completas, com produtos de alto desempenho e suporte especializado em construção civil.

Você já sabia como realizar a manutenção emergencial de fachada de condomínio? Quer conhecer melhor os produtos de alto desempenho da Blok? Então visite nossa página!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.