Como Manter o Engajamento de Clientes em Tempos de Crise?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/6/2020
Atualizado em
18/1/2024
Como Manter o Engajamento de Clientes em Tempos de Crise?

A crise causada pela pandemia mundial pegou todos de surpresa, alterando a rotina das atividades econômicas ao exigir o isolamento social e o trabalho à distância. Tais medidas foram extremamente necessárias para evitar um cenário ainda mais devastador.

Nesse momento de incertezas, em que todos os segmentos foram afetados com a queda nas vendas, é essencial utilizar estratégias para manter o contato com os clientes, garantindo que o negócio se mantenha competitivo.

Você sabe como manter o engajamento de clientes durante o período de quarentena? Existem ótimos meios para conseguir chegar a esse objetivo com eficiência. Confira, neste post, dicas relevantes sobre como ter um contato próximo em tempos de crise!

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A importância de manter o engajamento dos clientes

Além da típica competitividade do mercado, as medidas impostas para conter o avanço da pandemia exigiram uma mudança no planejamento das empresas, para encarar a situação e manter a marca visível durante o período de crise.

Com a ausência dos clientes na loja física devido ao isolamento social, é imprescindível ter estratégias para manter o engajamento, evitando o agravamento dos efeitos da crise, como a queda drástica no consumo e redução do faturamento.

Nesse contexto, todo esforço é muito bem-vindo para proporcionar uma experiência marcante para o consumidor, garantindo sua preferência para passar por esse momento delicado com solidez e continuar seguindo uma trajetória de sucesso.

As dicas para manter clientes engajados

As facilidades da era digital oferecem ferramentas eficientes para manter os clientes engajados, entretanto, é uma tarefa que necessita de planejamento específico, criativo e personalizado para ter resultados satisfatórios.

Veja dicas incríveis para chegar a esse objetivo!

Aproveite as facilidades que a tecnologia oferece

A tecnologia oferece recursos para facilitar a vida empresarial, principalmente para estreitar os laços com os clientes e facilitar processos internos. Portanto, aproveite tudo que possa auxiliar a ter mais eficiência no dia a dia e atingir suas metas.

Busque uma comunicação mais próxima

A crise demonstrou a necessidade das empresas em se comunicar com os clientes de forma próxima e agradável. Por isso, aposte em ferramentas para ter mais interatividade com o consumidor dos seus produtos.

Para tanto, você pode disponibilizar canais como: WhatsApp Busines; videoconferências; Hangouts; Zoom; Skype.

Busque engajamento nas redes sociais

Por serem meios de comunicação em que as pessoas estão antenadas, as redes sociais são as melhores formas para manter contato com os clientes. Crie e compartilhe conteúdos relevantes, faça lives e use estratégias para, subjetivamente, manter a marca bem posicionada.

Seja transparente

Se você deseja transmitir uma imagem de responsabilidade, confiança e fazer com que o cliente se sinta lisonjeado, é fundamental ser transparente. É um fator que contribui muito para o engajamento e satisfação, aspetos importantes em períodos de crise.

Ofereça parcerias vantajosas

O momento é ideal para planejar campanhas agressivas e formar parcerias que sejam vantajosas tanto para a empresa quanto para os clientes. Desenvolva promoções segmentadas, programas de fidelidade e de vantagens para chamar a atenção e estar sempre na preferência de compra.

Ter um negócio sólido, que tenha uma presença forte no mercado e resista aos períodos de crise é o objetivo de todo empreendedor. Mas alcançar esse patamar requer inovação, persistência e determinação.

Fator indispensável é investir em proporcionar uma experiência de compra fantástica para os clientes, levando ao engajamento e fidelidade. Assim, é possível sair da crise de forma sólida.

Agora que já viu dicas importantíssimas para manter o engajamento de clientes durante a crise ocasionada pela pandemia, que tal por tudo em prática? Você vai perceber que é possível melhorar os resultados e se manter competitivo, mesmo em circunstâncias desfavoráveis.

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