Como impermeabilizar piscina de concreto?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
27/5/2021
Atualizado em
28/5/2021
Como impermeabilizar piscina de concreto?

Para construir piscinas, a forma mais comum e utilizada na construção civil é a clássica alvenaria. Porém, é possível construir uma piscina a partir de concreto armado. Hoje, vamos trazer neste artigo informações importantes sobre as piscinas de concreto e, principalmente, como deve ser feita a sua impermeabilização.

O processo de impermeabilização é uma das principais etapas quando falamos em construção de piscinas de concreto. Isso porque as piscinas são áreas molhadas, isto é, possuem contato direto com água, exercendo pressão positiva sobre todos os seus lados.

Uma falta ou falha de impermeabilização de piscinas de concreto pode gerar diversos transtornos e prejuízos além do custo muito maior para reparar quando comparado com o custo preventivo da impermeabilização.

Por isso, a impermeabilização tanto do lado interno quanto externo das piscinas é totalmente indispensável para evitar a perda de água da piscina para o terreno ao seu redor, além de prolongar a vida útil da estrutura.

Pensando na importância da impermeabilização em piscinas, preparamos este artigo para te ajudar a saber mais sobre as piscinas de concreto, que também são bastante utilizadas. Então, continue lendo para entender tudo sobre elas e como fazer a impermeabilização do jeito certo e não ter problemas e gastos no futuro. Vamos lá?

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Por que impermeabilizar piscinas de concreto?

Se você já trabalha na construção civil, deve saber que a impermeabilização de piscinas é fundamental. Mesmo assim, vamos ressaltar alguns pontos importantes para te convencer, de uma vez por todas, que a impermeabilização dessas áreas não pode passar batido de jeito nenhum.

E não adianta usar um produto bom se não fizer o procedimento da maneira recomendada, certo? Por isso, leia este artigo até o final para não errar!

Em primeiro lugar, as piscinas de concreto devem ser impermeabilizadas tanto na sua face externa para a preservação de sua estrutura, evitando seu contato com a umidade do terreno ao redor quanto do seu lado interno para evitar a perda de água da piscina para o terreno ao seu redor. Veja que não é tão simples.

Uma falha de impermeabilização em algum desses pontos poderá causar grandes transtornos.

Mas, que tipos de transtornos podem surgir? Se não for feita a impermeabilização da maneira correta, podem ocorrer problemas como revestimento soltando, surgimento de manchas, contaminação da piscina, vazamento de água ao redor da piscina (ainda mais quando está interligada à estrutura de outros locais, como garagens e cômodos) e problemas estruturais graves à medida que a água se infiltra para a estrutura, podendo chegar a comprometer a própria piscina.

Os problemas, muitas vezes, não são simples e baratos de resolver. Por esse motivo, estou insistindo em dizer que uma boa e eficiente impermeabilização na sua piscina de concreto é imprescindível.

Quais as diferenças entre piscinas de concreto armado e a de alvenaria?

Tanto as piscinas de concreto como as de alvenaria precisam receber impermeabilização, pois em ambos os casos a estrutura está sujeita à ação da água, seja por conta da própria água da piscina seja por conta da umidade do terreno ao redor. Então, disso você não vai escapar. Mas, vamos explicar tudo para que não reste nenhuma dúvida de como fazer o procedimento correto.

Basicamente, a diferença entre piscinas de concreto armado e alvenaria é só em relação à forma de construção. As piscinas de concreto armado, diferentemente das piscinas de alvenaria, possuem uma malha férrea em todas as suas superfícies, tanto no fundo como nos lados, o que garante uma piscina extremamente resistente. Se construída e impermeabilizada da forma correta, é uma piscina que dura muitos anos sem apresentar um problema sequer.  

As piscinas de alvenaria podem ser tanto cerâmica ou de concreto e são construídas do modo clássico que você já conhece. São as formas mais utilizadas hoje em dia para construir piscinas.

Quais são as principais características das piscinas de concreto armado?

Vamos conhecer, agora, quais são as características, incluindo vantagens e desvantagens em se utilizar piscinas de concreto armado. Basicamente, suas características que diferem de outros tipos de piscinas são as seguintes:

  • Modo de construção: as piscinas de alvenaria são construídas a partir de vigas e colunas enquanto que as de concreto armado possuem estrutura de concreto e ferro, apresentando uma forma inteiriça;
  • Custo: as piscinas de concreto possuem custo maior do que outros tipos de piscinas, porém também apresentam outras vantagens;
  • Liberdade de projeto: o concreto armado dá liberdade para construir uma piscina de qualquer formato, tamanho e profundidade.
  • Resistência: é uma estrutura muito resistente e que, se executada de forma correta, dá pouquíssima manutenção, durando por muitos anos.

As piscinas de concreto apresentam vantagens interessantes. Por isso, é importante avaliar para entender se é a forma de construção ideal para a sua piscina. Lembrando que há outros tipos de piscinas que também apresentam características que podem ser favoráveis para você, mas cabe analisar qual deles melhor atende às suas necessidades.

Qual o melhor produto para impermeabilizar piscinas de concreto?

Indo direto ao ponto, o melhor produto para impermeabilizar piscinas de concreto é Blok ST, uma resina impermeabilizante flexível que atua em áreas com pressões hidrostáticas positivas. Ideal para vedar vazamentos e combater a umidade, Blok ST é perfeito para impermeabilizar piscinas. Dentre suas características, podemos citar: excelente impermeabilidade, flexibilidade e aderência aos substratos cimentícios; não altera a potabilidade da água e é resistente a altas pressões hidrostáticas positivas, como é o caso das piscinas. 

As piscinas são estruturas que estão sujeitas à movimentação ao longo do tempo e, portanto, deve-se utilizar produtos impermeabilizantes flexíveis. Também, você precisa de um produto que seja próprio para combater pressões hidrostáticas positivas da água. Blok ST atende essas condições, por isso é o impermeabilizante perfeito para proteger as piscinas.

Como fazer a impermeabilização de piscinas de concreto?

Quando pensamos em impermeabilização de piscinas, é normal as pessoas pensarem em proteger apenas o lado de dentro da piscina, evitando que a água vaze para o terreno ao redor. Porém, como já falamos, é imprescindível realizar a impermeabilização do lado de fora das piscinas também para evitar que a estrutura seja afetada pela umidade vinda da terra encostada.

Portanto, para uma impermeabilização completa, deve ser feita tanto do lado de dentro da piscina como do lado de fora. Aí sim você terá uma piscina protegida contra a umidade vinda de todos os lados. Impermeabilizar apenas uma dessas superfícies não é suficiente e, com certeza, em algum momento você terá que lidar com infiltrações.

Mas, se chegou até aqui, tenho certeza que está disposto a fazer a impermeabilização completa da sua piscina do jeito certo, não é? Vamos explicar.

Em primeiro lugar, a impermeabilização deve ser feita no momento da execução da obra, antes da dar o acabamento para a piscina. Também é fundamental contratar uma equipe especializada para realizar o serviço.

Basicamente, o processo de impermeabilização se divide em preparação da superfície de acordo com a NBR 7200, preparo do produto, aplicação do impermeabilizante, aguardar a secagem entre as demãos e tempo de cura. Sempre fazendo uso de EPI 's, equipamentos para as aplicações e todas as recomendações do fabricante, de acordo com a ficha técnica do produto.

Conclusão

Deu para entender a importância de fazer uma boa e completa impermeabilização em piscinas de concreto, não deu? Hoje, nosso objetivo foi trazer todas as informações necessárias para que você não corra o risco de falhar na impermeabilização de piscinas de concreto, pois um pequeno erro pode causar transtornos gigantescos. Lembre-se, portanto, de utilizar Blok ST para garantir excelente impermeabilização nas suas piscinas. Converse com a equipe da Blok para conhecer mais sobre esse produto e outros tantos que também podem ser soluções para as suas obras!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.