Por que o Building Information Modeling é o futuro da engenharia?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
Por que o Building Information Modeling é o futuro da engenharia?

Com o surgimento do Building Information Modeling (BIM), é difícil lembrar uma época em que CAD 3D era o santo graal do projeto e planejamento de construção. O BIM surgiu para transformar a indústria da construção, proporcionando um meio mais eficiente para o planejamento e execução de um projeto.

Apesar de ter começado a ser idealizado na década de 70, apenas recentemente surgiu o Building Information Modeling moderno – com base em uma interface gráfica para acessar um único banco de dados integrado de imagens de alta qualidade que podem ser manipuladas e analisadas.

E, conforme as aplicações potenciais do BIM crescem, também aumenta o entusiasmo sobre o potencial dessa tecnologia. Por esse motivo, podemos entender o Building Information Modeling como o futuro da engenharia!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é Building Information Modeling?

O Building Information Modeling  – ou BIM – é um processo inteligente baseado em modelo para planejar, projetar, construir e gerenciar edifícios de forma colaborativa, usando um sistema coerente de modelos de computador em oposição a conjuntos separados de desenhos. Dessa forma, é possível conectar profissionais de Arquitetura, Elétrica e Construção – garantindo a eficiência na concepção, construção e gerenciamento do projeto em questão.

A saída de um procedimento de projeto BIM é conhecida como BIMs, ou building information models. São arquivos ou formatos de dados digitais que retratam detalhes do projeto, auxiliando na tomada de decisões ao longo do ciclo do projeto.

Com a tecnologia se tornando mais avançada a cada ano que passa, o Building Information Modeling não poderia ter surgido em um momento melhor para empresas de engenharia estrutural e MEP (mecânica, elétrica e hidráulica). As empresas de engenharia que oferecem serviços BIM têm a vantagem de otimizar seus processos e elevar a lucratividade – conseguindo acompanhar as exigências cada vez maiores de construção.

Por que o Building Information Modeling é o futuro da engenharia?

O Building Information Modeling ajuda os engenheiros a melhorar o fluxo de trabalho e produzir com mais eficiência, aumentando a qualidade e reduzindo custos. Levando isso em consideração, é impossível não vermos o BIM sendo cada vez mais usado no futuro.

Veja quais são os principais motivos que indicam que o Building Information Modeling é o futuro da engenharia:

1. Modernização do processo de orçamento

Com um modelo BIM que inclui modelagem 3D abrangente de todas as estruturas e sistemas MEP, as construtoras são capazes de avaliar as propostas de forma justa com um levantamento de quantidade, custeado linha por linha. O preço total da oferta, portanto, refletirá os custos reais dos materiais de construção, em vez de estimativas.

2. Benefícios para o meio ambiente

As construtoras priorizam, cada vez mais, a sustentabilidade, certo? Com um modelo 3D BIM, em vez de desenhos 2D, é possível fornecer resultados muito mais precisos. Isso capacita arquitetos e empreiteiros a definir melhor as quantidades exatas de materiais de construção necessários.

Quando essa estimativa é precisa, o orçamento estará mais próximo do orçamento final e uma redução dramática no desperdício de material pode ser alcançada. Afinal, essa precisão também impacta diretamente a energia, os recursos e o tempo de viagem necessários para obter materiais de construção – beneficiando o meio ambiente.

3. Redução do consumo de eletricidade e água durante as obras

Quando as especificações dos fabricantes do produto são inseridas no ecossistema BIM no início da fase de projeto, os sistemas de mecânica, hidráulica e elétrico podem ser testados e os projetos podem ser revisados facilmente. Além disso, a melhoria da eficiência do sistema beneficiará as partes interessadas muito depois de concluída a construção.

4. Melhor experiência para os ocupantes do edifício

Um modelo BIM preciso de um edifício torna mais fácil obter feedback crítico das partes interessadas por meio de visualizações informativas e visitas virtuais. Incluir a perspectiva da comunidade de ocupantes durante a fase de projeto ajuda a produzir edifícios mais bem-sucedidos.

5. Otimização da comunicação durante a construção

A comunicação é um aspecto crítico para o sucesso de uma obra e um desafio constante. Com o BIM, todas as mudanças como horários, agendas, disponibilidade de materiais e equipes especializadas certas podem ser coordenadas por meio de aplicativos digitais e dispositivos móveis em tempo real, mantendo todas as partes informadas.

A perda de dados também pode ser evitada quando todas as partes trabalham com o mesmo modelo de Building Information Modeling digital atualizado e facilmente acessível.

6. Controle de custo

Na engenharia de software, as soluções de protótipo são construídas e testadas rapidamente para eliminar as falhas o mais rápido possível. No mundo da construção, as construtoras precisam garantir que a versão inicial seja a melhor possível em seu projeto, já que uma segunda versão de um edifício não é possível sem reformas caras.

O Building Information Modeling pode ajudar a evitar situações de reparos emergenciais, que facilmente levam a um aumento dos custos. Além disso, o BIM permite que a primeira versão de um edifício seja analisada, testada e analisada novamente. O design pode ser iterado e evoluído muitas vezes – resultando uma construção amplamente aprimorada.

7. Viabilização de manutenção preditiva

O Building Information Modeling ajuda as construtoras a atingir um nível de manutenção preditiva, o que significa que interrupções não planejadas podem ser reduzidas, enquanto os ciclos de manutenção podem ser cuidadosamente planejados.

Isso fornece maior precisão no orçamento de gerenciamento de instalações. A equipe de gerenciamento da instalação não será surpreendida com mudanças inesperadas de equipamentos – todos esses pontos de dados podem ser previstos pelo modelo BIM.

8. Sistemas de gerenciamento de edifícios mais eficientes

O uso generalizado de sensores em edifícios abriu caminho para edifícios inteligentes. E esses edifícios inteligentes saberão não apenas como o prédio é usado, mas também se algo der errado nele.

Por exemplo, se houver um vazamento no sistema de tubulação, a umidade na estrutura pode ser notada antes que cause qualquer mofo e problemas de saúde subsequentes. Essas informações detalhadas do edifício podem ser conectadas diretamente aos sistemas de gerenciamento do edifício.

Do ponto de vista do proprietário do edifício, o modelo BIM conterá informações valiosas sobre os ativos do edifício. Um proprietário pode clicar em um aspecto do sistema para ver uma data de instalação, quem o instalou, qual manutenção foi realizada e as informações de garantia. A capacidade de ter tantos dados sobre os componentes de um edifício leva a um melhor relacionamento entre o proprietário e quaisquer empreiteiros, empresas de manutenção e outros parceiros.

Você já sabia por quais motivos o Building Information Modeling é o futuro da engenharia? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.