Qual o melhor adesivo líquido para argamassa?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
26/2/2021
Atualizado em
18/1/2024
Qual o melhor adesivo líquido para argamassa?

O adesivo líquido argamassa é um dos aditivos mais utilizados na indústria civil. Com o intuito de aumentar a aderência entre as partes da mistura e garantir a boa adesão dos substratos à massa, o adesivo cumpre um importante papel em manter a integridade do elemento e melhorar o desempenho da argamassa mesmo após o processo de cura.

Por isso, é um recurso importante para assegurar a qualidade das suas produções em argamassa – sejam elas à base de concreto ou gesso. No entanto, é comum ter dúvidas quanto a qual o melhor adesivo líquido para cada situação e, com a falta de informação sobre as opções disponíveis no mercado, muitas pessoas acabam deixando de utilizar este auxílio ou empregando produtos que nem sempre são os mais adequados para as suas necessidades.

Neste artigo, vamos entender melhor as vantagens de utilizar o adesivo líquido argamassa e conhecer o BlokFix, a linha de adesivos para argamassa desenvolvida pela Blok para levar as suas produções a um novo nível. Confira a seguir:

adesivo fixador para chapisco, argamassa e concreto
BlokFix
Adesivo para Argamassa, Chapisco, Concreto e Gesso
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é o adesivo líquido para argamassa?

A argamassa vem sendo utilizada pelo homem há milênios para erguer as suas construções. Ao longo de sua história, o material passou por diversas mudanças e melhorias, se adaptando às especificidades de cada região do mundo e evoluindo de acordo com o avanço tecnológico de cada época.

Nos dias atuais, existem os mais diversos tipos de argamassa disponíveis aos profissionais da construção – tendo sido estudadas e desenvolvidas as misturas mais vantajosas para os requerimentos dos mais diferentes tipos de aplicação. Com o avanço da tecnologia construtiva, foram também desenvolvidos os maiores aliados da argamassa em seu trabalho: os aditivos.

Basicamente, os aditivos são produtos que podem ser adicionados à mistura e alteram positivamente as propriedades contidas na argamassa, melhorando o seu desempenho e facilitando o trabalho dos profissionais que a manuseiam. Neste sentido, já estão disponíveis no mercado várias opções de aditivos diferentes, como os impermeabilizantes, inibidores de retração, aceleradores e retardantes de pega, modificadores de viscosidade, incorporadores de ar e redutores de água ou plastificantes, por exemplo.

O adesivo líquido argamassa é, portanto, um dos tipos de aditivos existentes para melhorar a eficiência da mistura. Quando adicionado à massa, ele promove sua melhor fixação em diversas superfícies, como concreto, alvenaria, EPS e drywall, deixando-a mais durável e fácil de trabalhar.

Ele aumenta a adesão da argamassa e dos substratos utilizados, sendo que pode ser utilizado em diversos tipos de mistura – incluindo até mesmo massas para chapisco, por exemplo, na qual auxilia a evitar respingos na aplicação.

Por que usar adesivo líquido argamassa?

O adesivo líquido argamassa garante vários benefícios com a sua aplicação, sendo um aditivo importante para melhorar a qualidade de diversos elementos trabalhados com argamassa à base de cimento ou gesso. Além de melhorar a aderência da argamassa em superfície de concreto e alvenaria, o adesivo para argamassa facilita a aplicação e melhora a plasticidade da mistura, auxiliando o profissional a trabalhar a massa com mais praticidade e proficiência.

Este aditivo também aumenta a resistência das argamassas ao desgaste e ao impacto, fortalecendo a solidez da peça e ajudando a elevar a vida útil do trabalho. O adesivo diminui a retração da argamassa durante seu processo de secagem e reduz o aparecimento de fissuras, o que contribui para tornar o resultado menos permeável – além de evitar a erosão da massa pela entrada de umidade.

No entanto, é importante estar atento à qualidade dos materiais utilizados na mistura da sua argamassa para garantir a qualidade do resultado final, assegurando boa resistência e durabilidade para o trabalho realizado.

Quando se trata de aditivos, a regra é a mesma: confie somente em produtos fabricados por marcas de credibilidade, uma vez que substâncias de baixa qualidade podem não ser capazes de proporcionar os benefícios esperados e até mesmo comprometer a integridade da sua construção, gerando problemas com o aparecimento de patologias no futuro.

Por isso, no item a seguir vamos apresentar a linha de adesivos líquidos para argamassa da Blok, uma marca com experiência na fabricação de produtos para a construção e de qualidade atestada.

Conheça o BlokFix e o BlokFix CC

O BlokFix e o BlokFix CC são parte da linha de produtos que a Blok desenvolveu para utilização como adesivo para concretos, argamassas de regularização, chapiscos cimentícios e gesso. Formulados a partir de resinas sintéticas de alto desempenho, quando misturados ao cimento e areia, são capazes de proporcionar excelente adesividade aos mais diversos substratos. Desta forma, garantem a qualidade do resultado final da aplicação, reduzindo o aparecimento de fissuras e aumentando a resistência dos materiais.

O BlokFix é o adesivo mais recomendado para chapisco convencional, chapisco rolado, chapisco projetado, chapisco em EPS, adesivo para ponte de aderência em argamassa de regularização, estucagem e fixador de caiação, podendo ser utilizado também em massa de gesso. O BlokFix CC, por sua vez, tem as mesmas aplicações que o BlokFix tradicional – com a diferença de ser um produto altamente concentrado.

Além destes produtos, a Blok também conta com o BlokFix Gesso para completar esta linha de adesivos de alta performance, um adesivo fixador desenvolvido especialmente para aplicação em elementos de gesso. Assim, é um produto próprio para utilização e fixação em gesso liso, sancas, molduras e artefatos de gesso em geral, promovendo elementos com alto padrão de acabamento qualidade estrutural.

Quais as vantagens dos adesivos líquidos da Blok?

A linha de adesivo líquido argamassa da Blok foi desenvolvida utilizando as melhores tecnologias aplicadas à construção, tendo como base resinas de alto desempenho para garantir a eficiência da sua aplicação. Entre as principais vantagens dos nossos produtos, podemos citar:

Produto econômico e de alto custo-benefício

O BlokFix tem baixo custo por metro quadrado e garante alto desempenho para a argamassa, sendo um aditivo que valoriza o acabamento do resultado final.

Adesivo líquido de baixa emissão

O adesivo líquido argamassa da Blok tem baixo VOC (compostos orgânicos voláteis), o que significa que é um produto que gera poucas emissões de gases na atmosfera – resultando em baixo impacto ambiental e mais segurança para utilização e manuseio.

Aumento no desempenho final da argamassa

O BlokFix auxilia na aderência dos substratos da argamassa, o que resulta em elementos de maior resistência mecânica e estrutural.

Melhora na integridade do resultado

O adesivo proporciona excelente adesão, aumentando a plasticidade da argamassa e evitando a sua retração durante o processo de cura e secagem. Assim, diminui a incidência de fissuras e aumenta a impermeabilidade dos elementos finais, garantindo acabamento de alta qualidade.

Boa integração com o EPS

O adesivo líquido BlokFix também trabalha bem com o isopor, assegurando alta aderência em argamassas com adição de EPS.

Redução nos gastos com desperdício de material na obra

Ao aumentar a plasticidade da argamassa, o adesivo líquido reduz a perda de material com respingos durante a aplicação. Com a diminuição no desperdício, é possível ter um melhor aproveitamento dos recursos e gerar economia financeira.

A linha de adesivos líquidos para argamassa da Blok foi desenvolvida com as mais avançadas tecnologias construtivas à disposição para oferecer o melhor para a sua obra. Visite o site da Blok para conhecer mais sobre os nossos adesivos e conhecer os outros produtos que disponibilizamos para garantir a qualidade da sua construção!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.